Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Esclarecimentos sobre a suspensão de calendários

Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 19h54 | Acessos: 5142

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional do dia 23/03/2020 

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional no dia 13/04/2020

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional no dia 08/05/2020

Assista aqui o vídeo do Diretor Adjunto Educacional no dia 26/06/2020

Histórico da suspensão do calendário no IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba

A fim de esclarecer a situação da suspensão dos calendários acadêmicos em consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), elencamos aqui o histórico das decisões tomadas na nossa unidade, na reitoria e no MEC relativas ao momento que passamos, apresentadas na ordem da mais recente para a mais antiga.

 

Dia 08/07: O diretor-geral da unidade publica a portaria 46/2020/ITQ, com a composição do grupo de trabalho que apresentará propostas de retomada de atividades ao Concam. A primeira reunião ocorrerá dia 09/07, às 19h00.

 

Dia 01/07: O MEC publica uma cartilha com protocolo de segurança sanitária para retomada de atividades nos Institutos Federais.

 

Dia 26/06: A Reitoria publica a Portaria 2337/2020, com instruções para a reorganização das atividades letivas em cada câmpus, e a Portaria 2353/2020, que confere autonomia a cada unidade no processo decisório.

 

Dia 17/06: A Reitoria publica a Portaria 2255/2020, com novas diretrizes de atividades docentes durante o período de suspensão de calendários.

 

Dia 01/06: A PRE produz uma minuta para que os câmpus do IFSP dêem seus pareceres. É o projeto para uma Instrução Normativa que oriente eventuais trabalhos não-presenciais.

 

Dia 01/06: O MEC homologa parcialmente o Parecer 05/2020 do CNE/CP (Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno), sobre reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

 

Dia 29/05: A Reitoria do IFSP publica a Portaria 2070/2020, que revoga a Portaria 1200/2020 e autoriza a aplicação de EaD nos cursos em que está prevista (não é o caso dos cursos do câmpus Itaquaquecetuba). 

 

Dia 29/05: O Senado aprova a prorrogação dos calendários acadêmicos da rede federal de educação por mais 60 dias. 

 

Dia 28/05: A PRE (Pró-Reitoria de Ensino) publica uma nota preliminar sobre os pareceres emitidos por todos os câmpus do IFSP diante da minuta e dos cenários sugeridos em 06/05.

 

Dia 22/05: São enviados à PRE os pareceres do câmpus a respeito da minuta e dos cenários propostos. Confira aqui o documento dos servidores e o documento dos estudantes. A PRE disponibilizou um link com as contribuições de todas as unidades.

 

Dia 21/05: A DAE e as coordenações dos cursos realizam a primeira reunião online com familiares e responsáveis dos estudantes do curso integrado. Confira aqui a apresentação.

 

Dia 14/05: As reitoras e reitores das Universidades Federais e do Instituto Federal no Estado de São Paulo publicam um manifesto pelo adiamento do ENEM 2020.

 

Dia 12/05: O CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) publica o OFÍCIO nº 100/2020-CONIF com o assunto “Adiamento do ENEM 2020”.

 

Dia 12/05: A reitoria constitui o COMPARECE - Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade. Confira aqui a portaria.

 

Dia 07/05: A PRE realiza conversas com estudantes de todas as unidades do IFSP para ouvir suas demandas.

 

Dia 06/05: A PRE emite uma minuta com o levantamento das condições de acesso à internet dos docentes e estudantes de todas as unidades e proposta de reorganização dos calendários. A minuta é acompanhada de 9 estudos de possibilidades de retorno das aulas. Clique aqui para acessar os documentos.

 

Dia 28/04: A Reitoria do IFSP abre inscrição na chamada para fornecimento de cestas básicas para estudantes da educação básica. Confira aqui.

 

Dia 28/04: O Conselho Nacional de Educação (CNE) publica parecer com diretrizes para as escolas durante a pandemia. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), junto com outras entidades, emite uma resposta ao parecer.

 

Dia 23/04: Em parceria com IFSP Bragança e IFSP Suzano e empresários da FEMPI, foram produzidas 350 máscaras de proteção facial, distribuídas para o Hospital Santa Marcelina e para a Secretaria Municipal de Saúde. Confira aqui.

 

Dia 22/04: A CSP publica o comunicado 12/2020, sobre pagamento o auxílio à permanência referente a fevereiro e março.

 

Dia 13/04: A DAE informa sobre a realização de um bate-papo remoto sobre Ensino a Distância (EaD). Informações aqui.

 

Dia 13/04: A DAE publica os resultados das enquetes realizadas sobre condições de acesso à internet de estudantes e professores.

 

Dia 10/04. A Reitoria do IFSP, através do Comitê de Crise, emite a Nota 05, apresentando seu entendimento sobre a Portaria 376/2020 do MEC.

 

Dia 01/04: A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) publica comunicados sobre o Programa de Auxílio à Permanência (PAP) 2020 e presta solidariedade à comunidade acadêmica.

 

Dia 31/03: A Reitoria constitui o Grupo de Trabalho sobre atividades docentes. Confira aqui a portaria.

 

 Dia 26/03: A Pró-Reitoria da Extensão (PRX) publica um comunicado com a suspensão dos editais de fomento. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 23/03: A Reitoria emite a Portaria 1200/2020, suspendendo todos os calendários acadêmicos do IFSP.

 

Dia 20/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba, a partir do resultado da consulta, respaldada pelo parecer emitido no dia 19 e na decisão de diversas outras unidades, decide pela suspensão dos calendários acadêmicos da unidade. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 20/03: A PRE emitiu um ofício regulando as atividades dos setores educacionais das unidades: secretaria (CRA), biblioteca (CBI), apoio ao ensino (CAE) e sociopedagógico (CSP). Confira o ofício, o anexo I e o anexo II.

 

Dia 19/03: A Diretoria Adjunta Educacional (DAE) do câmpus Itaquaquecetuba, junto com a coordenadora dos cursos de mecânica e o coordenador da licenciatura em matemática, emitem um parecer favorável à suspensão de todos os calendários acadêmicos na nossa unidade e fazem uma consulta com os servidores. Confira aqui o parecer.

 

Dia 18/03: A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP emite o Comunicado 001/2020, dando instruções de como as unidades que optarem pela EaD podem realizá-la, e incentivando que metodologias de telecomunicações também fossem implementadas pela educação básica. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 17/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba publica comunicado para a comunidade sobre a situação dos setores durante a suspensão determinada pela reitoria. Confira aqui o comunicado.

 

Dia 17/03: O MEC emite a portaria 343/2020, permitindo às instituições federais de ensino (institutos e universidades federais) oferecer ensino a distância (EaD) no nível superior ou, então, suspender os calendários. O MEC não se manifesta sobre a educação básica. Confira aqui a portaria. A portaria foi atualizada no dia 19/03 pela 345/2020

 

Dia 14/03: A reitoria do IFSP, através do Comitê de Crise, suspende todas as aulas presenciais entre os dias 16 e 29 de março em todas as unidades. Confira aqui a nota.

 

Dia 13/03: A Direção-geral do câmpus Itaquaquecetuba suspende todas as atividades acadêmicas e administrativas na unidade entre os dias 16 e 21 de março. Confira aqui o comunicado.

 

REITORIA: PERGUNTAS E RESPOSTAS

Dia 24/03: A PRE emite um ofício detalhando as atividades que serão mantidas a distância pelos servidores do IFSP, bem como um anexo com PERGUNTAS E RESPOSTAS (atualizado em 26/03. Confira aqui a primeira versão).

 

Dia 28/04: A Reitoria do IFSP publica a nota 06/2020, sobre os desdobramentos da pandemia e as ações da instituição, constituindo a COMPARECE - Comissão de Planejamento e Análise Estratégica no período de Calamidade e Excepcionalidade.

 

Outras publicações da Reitoria

 

O que significa tudo isso?

Em primeiro lugar, o IFSP não está parado. Ele está tomando decisões complexas, que levam tempo. Muitas pessoas precisam ser consultadas: docentes, técnicas e técnicos administrativos, diretorias, coordenadorias, pró-reitorias, procuradores de justiça, ministros.

Em segundo lugar, as atividades presenciais estão suspensas. Trata-se de cuidarmos uns dos outros e fazer nossa parte para vencer o COVID-19. As atividades que podem ser bem realizadas a distância continuam sendo realizadas. O anexo II explica como fazer solicitações on-line.

Terceiro: os calendários acadêmicos estão suspensos. Não há aulas presenciais ou a distância, não há avaliações nem prazo de entrega de atividades solicitadas. Quando a crise for resolvida e as atividades retornarem, um novo calendário será publicado com novos prazos e datas. Enquanto isso, se você tiver condições, entre em contato com os professores, eles estimularão textos a serem lidos, filmes a serem vistos, músicas a serem ouvidas (e dançadas!), exercícios físicos e mentais que podem ser realizados durante esse período de recolhimento para manter corpo e mente ativos e saudáveis.

Quarto: novamente, o IFSP não está parado. Continue acompanhando as notícias em nosso site. Entre em contato com os professores ou com os outros setores. Esta página será atualizada constantemente.

 

 

Até breve!

registrado em:
Fim do conteúdo da página