Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Uncategorised > Bacharelado em Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Engenharia Mecânica

Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 20h27 | Acessos: 13834

 

 O que é a Engenharia Mecânica?

Antes, é importante saber que o(a) engenheiro(a) é o(a) profissional que aplica seus conhecimentos na solução de problemas técnicos, adaptando, desenvolvendo e aperfeiçoando produtos, mecanismos, processos e estruturas a fim de atender as necessidades da sociedade. Além disso, o engenheiro também é um profissional cada vez mais solicitado para atuar em áreas que demandam habilidades em gestão, liderança, comunicação e trabalho em equipe. Tratando agora do curso de Engenharia Mecânica, esse é responsável por formar profissionais que aplicarão conceitos da engenharia, física e ciência dos materiais para o desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos, térmicos, de elementos de máquinas, atuarão em etapas como concepção, análise, seleção do material adequado, definição dos processos de fabricação necessários, controle, manutenção e atenção às normas técnicas pré-estabelecidas. Este é um curso que engloba um grande número de ciências naturais e que abrange áreas do conhecimento relacionadas à cinemática, dinâmica, energia, acústica, materiais, processos de fabricação, projeto, termodinâmica, dentre outras. É importante enfatizar a importância que os aspectos referentes à ética, segurança e aos impactos ambientais possuem nas ações e decisões desse profissional.

Onde atua o(a) Engenheiro(a) Mecânico(a)?

Existem áreas distintas onde esse profissional pode atuar, sendo nas indústrias – principal campo para o profissional desenvolver sua carreira; em órgão públicos – através de concursos nas esferas federal, estadual e municipal; e na área acadêmica – atuando em pesquisas e na formação de novos engenheiros e profissionais de áreas relacionadas.

Forma de Oferta: Presencial
Período: Integral
Vagas anuais: 40
Duração: 10 semestres
Coordenador: Prof. Dr. Renan Luis Fragelli
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Objetivos

Perfil Profissional
do Egresso

 Documentos Estruturantes do Curso

Grade
Curricular

 Coordenação do Curso

Vestibular

 Núcleo Docente Estruturante

Colegiado
de Curso

Docentes

Atendimento  Docente

Horário das Aulas 
Calendário do Curso (2024)

Semana de Engenharia Mecânica

SEMEC

EXTENSÃO

PESQUISA

 
Fim do conteúdo da página