Esclarecimento sobre o processo de votação do Concam

• Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 10h28
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 14h11
  • Acessos: 555

O Sistema de Votação Helios, disponível no endereço http://helios.ifsp.edu.br, foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, por seu grupo de criptografia e segurança da informação. Permite a realização de eleições por meio da Internet, com auditoria aberta ao público. Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário. O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma a possibilitar a totalização do resultado de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografado) de cada eleitor.
As informações a respeito do Sistema de Votação Helios podem ser encontradas em: https://manuais.ifsp.edu.br/books/utilizacao

Houve questionamentos por parte de nossa comunidade quanto a aspectos gerais do sistema de eleição via Helios Voting. Cabe informar que em síntese o Helios permite que:
I - O eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente.
II - Todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada.
III - Qualquer um possa verificar a correção da apuração dos votos depositados na urna.
IV - A escolha de um eleitor (seu voto) NÃO seja revelada em nenhuma circunstância, como por meio de comprovante, por exemplo.
V - O sistema permite vários votos, sendo computado somente o último.

Durante a utilização do sistema de votação todos, alunos e docentes, poderiam acessar as urnas (link que estava no site oficial) dos diferentes segmentos.
Ao iniciar o pleito, cada eleitor teria a opção de selecionar o candidato; o próximo passo seria a revisão do próprio voto e, por fim, havia a opção de depósito da célula na urna. Apenas nessa última etapa os eleitores eram direcionados para a página de login institucional. Caso o eleitor estivesse na urna do segmento errado, o sistema apresentava a seguinte mensagem: "Desculpe, você não está registrado para essa eleição, e o registro está fechado.". Caso estivesse no segmento correto apareceria a mensagem "Parabéns, seu voto foi depositado com sucesso". Um e-mail de confirmação de voto é enviado ao endereço institucional do votante.

Assim, cabe esclarecer que não existe a possibilidade do discente votar em docente e nem ao contrário. Porém, o eleitor poderia votar várias vezes na mesma eleição, sendo computado somente o último voto efetuado pelo eleitor.

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral