Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do Câmpus Jacareí são medalhistas no Concurso Canguru de Matemática 

  • Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 14h17
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 14h17
  • Acessos: 1070

Quatro alunos do Câmpus Jacareí se destacaram na edição 2022 do Concurso Canguru de Matemática, competição internacional destinada aos alunos dos ensinos fundamental e médio. No total, os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio conquistaram três medalhas (duas de prata e uma de bronze) e uma menção honrosa. Esta é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de seis milhões de participantes por ano em mais de 80 países.   

Orientados pelo professor Luciano Kiwamen, os estudantes Matheus Fernandes Silva (medalha de prata), Ricardo Henrique dos Reis Nascimento (medalha de prata), Juliana de Siqueira Barros (medalha de bronze) e Juliana Maria Alves Trevisan (menção honrosa) garantiram ótimos resultados durante o Concurso Canguru de Matemática, cuja prova foi realizada no dia 19 de março, no período de aulas. Os resultados gerais foram divulgados no último dia 6 de junho.   

Matheus Fernandes Silva, aluno do 1º ano do curso técnico em Administração, conta que sempre participou de olimpíadas para desafiar seus conhecimentos, não apenas em Matemática, mas em todas as áreas. “Também considero uma forma de aplicar, na prática, o que sei e de me preparar para os vestibulares. Achei esse concurso muito interessante por explorar bastante o raciocínio lógico”, relata o estudante que também incentiva os colegas a participarem de competições. 

A medalhista de bronze Juliana de Siqueira Barros, aluna do 3º ano do curso técnico em Administração, revela que sempre gostou de Matemática e que participa de olimpíadas na área desde o 6 º ano do ensino fundamental. “No IFSP, consegui aprofundar meus conhecimentos. Em 2020, quando estava no 1º ano do ensino médio, fui medalhista de prata nas Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais e, agora, participei, pela primeira vez, do Concurso Canguru de Matemática”.  

Estudante do 2º ano do técnico em Administração, Juliana Maria Alves Trevisan conquistou menção honrosa no desafio. Ela destaca que também sempre gostou da disciplina e é muito aplicada nos estudos. “Considero a olimpíada uma forma de me desafiar para melhorar meus conhecimentos e me preparar para provas mais difíceis”, diz a aluna, que considera as competições importantes oportunidades. 

Canguru  

O Concurso Canguru de Matemática teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). A iniciativa tem os seguintes objetivos: ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da educação básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática, e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada. 

Saiba mais em cangurudematematicabrasil.com.br 

Legenda da foto: Da esquerda para a direita: Juliana Barros, Matheus e Juliana Trevisan

registrado em:
Fim do conteúdo da página