Últimas notícias

Alunos do curso técnico em design de interiores realizam visita técnica na Leroy Merlin

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 11h09
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2019, 14h26
  • Acessos: 3975

No dia 13 de março, no período vespertino, os alunos do 2º semestre do curso técnico em design de interiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí, realizaram visita técnica na Leroy Merlin de São José dos Campos. A visita foi conduzida pelo professor Samir Fagury, sendo orientada pelo supervisor de relacionamento da empresa Adriano Silveira, e pelos assistentes André Ramos e Luciana Salles.

A visita teve o objetivo principal complementar os conhecimentos apresentados em classe na disciplina Tecnologia dos materiais, com foco principal em  materiais de construção, acabamentos para interiores, decoração, jardinagem, bricolagem e novas tecnologias em materiais, através de dinâmicas técnicas monitoradas pelo professor da disciplina e por supervisores da empresa.

História de empresa

A Leroy Merlin foi fundada no ano de 1918 na França, pela família Leroy. Com o fim da 1ª Guerra Mundial a família Leroy inicia suas atividades com um comércio ambulante na França, vendendo produtos excedentes do exército americano. Em 1960 nasce a marca Leroy Merlin. Em 1966 é inaugurada a primeira grande loja, com 200 colaboradores e sistema de auto-serviço. Em 1982 o grupo familiar francês Mulliez incorpora 100% do capital da Leroy Merlin.

Em 1989, a Leroy Merlin ingressa em outros países, deixando de ser uma exclusividade da França. Em 2007, a Groupe Leroy Merlin muda de nome para GROUPE ADEO. E em 2014, para ADEO. A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1997. A primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista.

Apresentação e Dinâmica técnica

Inicialmente os alunos foram recepcionados pelos supervisores da loja, e foram conduzidos a uma sala de treinamentos para receberem as primeiras informações sobre a empresa. O supervisor Adriano conduziu as explanações apresentando o histórico da empresa, a relação empresa-colaborador, os cursos que são oferecidos constantemente para formação complementar do público em geral, sem custo algum, e a apresentou de modo geral o layout e as linhas de produtos da empresa.

Logo após, os alunos foram convidados pelos supervisores a participar de uma dinâmica técnica, na qual os mesmos deveriam, em pesquisa técnica pela empresa, selecionar um produto ou conjunto de produtos e tecer comentários técnicos, de forma crítica, em relação ao observado. Estes comentários deveriam ser inseridos digitalmente em um site e serão avaliados pelos supervisores, a fim de publicar, em uma rede de relacionamentos da empresa, os comentários técnicos mais pertinentes postados pelos alunos.

Ao encerrar esta dinâmica, o professor Samir Fagury iniciou a segunda parte da visita técnica, que baseou-se na escolha, por parte dos alunos, de três produtos ou subsistemas utilizados em projetos e obras de design de interiores. Estes produtos deverão ser apresentados em seminários em classe, nos quais os alunos devem explanar de modo técnico sobre todos os detalhes e aplicações de cada produto escolhido, simulando assim a apresentação de um produto ou solução ao um cliente.

Deste modo, os alunos podem aliar à teoria exposta em classe, toda a gama de informações técnicas presenciadas na visita técnica, consolidando assim as competências a serem desenvolvidas na disciplina.

Ao encerrar a visita técnica, o professor Samir agradeceu aos supervisores da empresa a oportunidade oferecida aos alunos do IFSP Câmpus Jacareí e futuros profissionais da área de design de interiores.

‘É importante citar que a visita técnica é um exercício constante, devendo ser realizada sempre que possível pelos alunos; é nesse instante que percebe-se a oportunidade de desenvolver mais ainda as competências aplicadas em classe, o conteúdo teórico é complementado com experiências práticas” afirma o professor Samir Fagury.

O professor Samir finaliza dizendo que “atualmente o mercado de trabalho para profissionais do design de interiores é muito competitivo, quem tiver mais informações sobre novos materiais e tendências, certamente sairá na frente na disputa por espaço profissional”.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí agradece à disponibilidade e parceria da empresa Leroy Merlin em receber os alunos e professores desta instituição, promovendo a oportunidade do compartilhamento de conhecimentos com nossos alunos e futuros profissionais da região.

Fonte: Prof. Samir Fagury