Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cultura di Quinta na Terça: Programação

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 20h26 | Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 14h57 | Acessos: 7760
Programação de Maio/2019

28/05: Como ser um Youtuber Gamer
Tivemos mais uma edição do Cultura di Quinta (agora na terça) no saguão do IFSP Jundiaí, desta vez com o convidado Felipe, do Canal do Ucla, para um bate-papo sobre como ser um Youtuber, em especial na área de games.
Felipe veio de São Paulo para contar como iniciou no ramo e os desafios da profissão. Dentre os tópicos, falou sobre os detalhes da produção de um canal: do planejamento e gravação de conteúdo, edição do vídeo e tumbnail (miniatura de imagem), publicação e divulgação online; como ganhar dinheiro em canais como o Youtube e Twitch e também sobre a rotina de um jogador de League of Legends (LoL), o jogo online multiplayer e gratuito desenvolvido e publicado pela Riot Games que há 10 anos atrai jogadores de todas as idades, sendo um dos mais populares do gênero battle arena.
Hoje com 32 anos, Felipe atua como coach profissional de LoL desde 2013 e oferece treinamento individual e para equipes. Seu canal, com mais de 200 mil inscritos, é atualizado diariamente com vídeos de estratégias sobre o jogo. Felipe também é autor do livro “Suba o seu ELO Jogando na Jungle” e dos e-Books “Como Jogar de ADC e carregar” e “Como Jogar de Suporte”.
Links úteis: Canal do Ucla | Blog LoL Pro | Livro de LoL | e-Book de ADC | e-Book de Suporte
Confira as fotos aqui.

14/05: Depressão e Ansiedade

A depressão e ansiedade estão presentes na vida de muitos adolescentes e por isso é sempre bom trazer o assunto a tona, discutirmos formas de prevenção e como procurar ajuda, por este motivo, na última terça-feira, dia 14, o IFSP Jundiaí recebeu a psicóloga Juliana Bortolasi Machado, de Jundiaí-SP, para uma palestra e bate-papo sobre o assunto em mais uma edição do Cultura di Quinta, que agora acontecerá às terças-feiras.
Confira as fotos aqui.

Programação de Abril/2019

25/04: Edição Especial
O Cultura di Quinta está de volta em 2019 e na primeira edição do ano os alunos presentes participaram de um quiz de cultura pop e um concurso performático, concorrendo a prêmios como doces e balas, além de partilharem um lanche da tarde. O evento aconteceu no saguão de entrada do IFSP Jundiaí, na tarde de 25 de abril, em meio a luzes, máquina de fumaça e muito som.
Os alunos se dividiram em equipes para participar do Quiz com perguntas sobre cinema, games, literatura e anime. No concurso performático, tivemos encenações teatrais, dança e até beat box, com apresentações solo e em dupla. Os professores do Câmpus elegeram duas apresentações como vencedoras: uma performance de homem-aranha e uma dança teatral em dupla.
Confira as fotos aqui.

Programação de Novembro/2018

08/11: A abolição inacabada
Os palestrantes dessa semana foram o professor Samuel Galiego e integrantes da Marcha pela Consciência Negra de Jundiaí, além das palavras da professora Vanessa do Instituto, comentando sobre os desafios que os negros enfrentam em pleno século XXI, duzentos anos após a “abolição” da escravidão no Brasil.
Confira as fotos aqui.

01/11: Festa de Halloween
No nosso primeiro Cultura Di Quinta de novembro nós tivemos a festa de Halloween dos alunos do Ensino médio do IFSP Câmpus Avançado Jundiaí realizado pelo grêmio estudantil da escola. 
Confira as fotos aqui.

Programação de Outubro/2018

25/10: Café literário
Nesse Cultura Di Quinta nós tivemos o Café Literário da IV Semana Da Biblioteca. Os participantes puderam saber mais sobre a Escritora Marina Colasanti, apresentada pela Professora Mariana do IFSP Câmpus Avançado Jundiaí, além de indicarem seus livros preferidos aos colegas. Também tivemos os resultados dos concursos “Marcadores de páginas” e “Textos Poéticos”, no qual os alunos ganhadores puderam ler para o público as suas autorias. O evento terminou em um bom Café em que os alunos socializaram e falaram muito sobre literatura.
Confira as fotos aqui.

04/10: É possível fazer jogos para celular?
Neste Cultura Di Quinta, Alex Benito Alves, que desenvolve jogos, mostrou ao público presente que é possível criar seu próprio jogo para celular. Além de explicar como funciona, ele mostrou quais programas mais utilizados para desenvolver esse tipo de projeto. O público também conheceu o jogo criado por ele. 
Confira as fotos aqui.

Programação de Setembro/2018

27/09: Cultura Games
Neste Cultura Di Quinta o tema foi “Cultura Games”, uma tarde com uma competição e diversão com os jogos de vídeo game. 
Confira as fotos aqui.

20/09: As perspectivas sobre o (Sub) desenvolvimento e seus impactos
Esse foi o tema deste Cultura Di Quinta que teve a participação do Professor Samuel N. Galiego que falou um pouco mais sobre o assunto para os alunos na roda de conversa.
Confira as fotos aqui.

13/09: 11º Festival de Curtas de Direitos Humanos Entretodos
Neste dia foi a vez do Cultura Di Quinta sediar a 11ª edição do Festival de Curtas de Direitos Humanos Entretodos. Foram exibidos 5 curtas do bloco “Na pressão” sendo os títulos “Alma Bandida”, “Mocinho e bandido”, Cien Cuadras de noche”, “Clara Consiente” e “Menina seta, todos fidelizando o objetivo do Festival que busca retratar questões sociais, raciais, de identidade e cidadania de forma lúdica, poética e participativa, provocando reflexão nos alunos e demais telespectadores que acompanharam a exibição.
Confira as fotos aqui.

06/09: Karaoke

 

Programação de Agosto/2018

30/08: Torneio de Ping Pong
Neste dia tivemos uma competição divertida de Ping-pong, onde os alunos puderam competir e mostrar suas habilidades durante as partidas.
Confira as fotos aqui.

23/08: Jornal na Escola
Nesse Cultura di Quinta, houve uma conversa sobre a organização e produção de jornais escolares. A palestrante Maiara Almeida também disseminou aos estudantes o que tal ação influenciará no futuro dos mesmos. Além de ser estudante do último semestre de Jornalismo, ela é estagiária de comunicação no IFSP.
Confira as fotos aqui.

09/08: Você realmente sabe o que é Feminismo?
No último Cultura di Quinta recebemos a Aline Maria, Aline Lola e Camila Godoi, integrantes da Banda Clandestinas. Elas, juntas com os demais, conversaram sobre o que é o feminismo e a importância da mulher lutar pelos seus direitos. Além disso, elas cantaram três de suas músicas, chamadas “Na Lua, Ana”, “Nenhuma a menos” e “Rotina”.
Confira as fotos aqui.

02/08: Just Dance da Federal
Nesse dia o Cultura di Quinta realizou uma competição de dança, com o game Just Dance.
Confira as fotos aqui.

Programação de Junho/2018

28/06: Show de Talentos do Instituto Federal
Essa quinta-feira foi a despedida do Cultura di Quinta do primeiro semestre! Cantos, danças e muita diversão foram os principais participantes do evento!
Confira as fotos aqui.

21/06: Onde o amor cabe em nossas vidas?
A psicóloga Solema Sanches Valverde, do Instituto Federal, proporcionou aos participantes uma reflexão sobre o papel dos relacionamentos amorosos ao longo da vida dos indivíduos.
Confira as fotos aqui.

14/06: Será que é amor?
Neste Cultura di Quinta os professores do Instituto Federal de Jundiaí, Vanessa Stollar, Daniel Perez e Daniel Costa, comentaram sobre relacionamentos e como se proteger fisicamente, tanto na violência quanto na saúde individual.
Confira as fotos aqui.

07/06: Arte de rua e se impacto sócio-político
Neste Cultura di Quinta, teremos um bate-papo com o artista de rua Mauro Consenza sobre a Arte de rua e seus impactos sociais e políticos.
Confira as fotos aqui.

 

Programação de Maio/2018

24/05: Batalha de Rap
Sob a condução do aluno do Instituto Federal de Jundiaí Alex Marinho o Cultura di Quinta dessa semana irá realizar uma oficina de rimas com didáticas para leigos no Hip-Hop e uma batalha de rap.
Confira as fotos aqui.

17/05: Palestra sobre Orientação Vocacional
A orientação vocacional é o processo de ajuda ao estudante destinado a conseguir uma compreensão adequada das diferentes opções profissionais, que ocorrem no mundo da educação e do trabalho, elegendo aquela que esteja mais de acordo com os interesses e objetivos pessoais.
A conversa será conduzida pela psicóloga Juliana Taglhare Garcia. Psicóloga pela Universidade São Francisco ,pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP e mestrado Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela pela Universidade São Francisco.
Confira as fotos aqui.

10/05: Passa ou Repassa
Serão formados times para participarem de um quiz com perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. Valendo prêmios, conhecimento e muita diversão.
Confira as fotos aqui.

03/05: Trocas, Causos e Coisas
Neste dia iremos prosear bastante, trocar bons causos, compartilhar histórias e fazer uma feira de trocas. Traga alguma coisa que não usa mais trocar e leve coisas e causos.
Confira as fotos aqui.

 

Programação de Abril/2018

26/04: Jogos Unplugged
Neste encontro o Cultura di Quinta irá promover jogos, brincadeiras e vivências que não façam uso do meio eletrônico. Venha se divertir!
Confira as fotos aqui.

19/04: Oficina de Acrobacias
Nesse Cultura di Quinta receberemos o professor e acrobata Alessandro Coelho que oferecerá vivências de acrobacias em grupo de solo com duplas e trios. Também serão explorados seis apoios, dois apoios, acrobacias no chão e em altura mediana.
Confira as fotos aqui.

12/04: Valorização à Vida e Saúde Mental
Neste encontro abordaremos questões ligadas a construção da autoestima, ao cuidado com a saúde mental, depressão e prevenção ao suicídio. Com Adriana Carvalho Pinto (psicóloga, sanitarista, especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, coordenadora do CAPS III Sem Fronteiras de Jundiaí)
Confira as fotos aqui.

05/04: Grêmio Estudantil: O que é? Qual a sua importância?
Estudantes do Instituto Federal de Jundiaí irão apresentar a importância da formação do Grêmio Estudantil e iniciar o processo de formação deste no IFSP de Jundiaí.
Confira as fotos aqui.

 

Programação de Março/2018

29/03: Mini Workshop de Escrita Criativa
Por meio de exercícios os alunos aprenderão técnicas que desenvolvem o potencial criativo e estimulam a geração de ideias para criação de textos literários. Com Juliana Maringoni, jornalista, psicopedagoga e professora de escrita criativa na Editora Rosa Rosé.
Confira as fotos aqui.

22/03: Vidas Negras importam: quem matou Marielle Franco?
Nesse dia o Cultura di Quinta irá propor um debate sobre o assassinato de Marielle Franco e a questão racial em nosso país. Os convidados serão os membros do Movimento Marcha da Consciência Negra de Jundiaí, movimento sem fins Lucrativos, sem Politicas Partidárias e sem Religiões.
Confira as fotos aqui.

15/03: Aula aberta de Dança Esportiva
A dança esportiva é uma modalidade da Dança de Salão que envolve ritmos internacionais. Nessa aula, a educadora física, Maricelia Araújo Beltrão Mendonça , irá nos propor práticas que envolvem essa modalidade.
Confira as fotos aqui.

08/03: Perspectivas sobre a Tolerância: Religiões de Matrizes Africanas
As religiões de matriz africana foram incorporadas a cultura brasileira desde há muito, quando os/as primeiros/as escravizados/as desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores trazidos da África.
E assim como tudo que fazia parte deste universo, tais religiões – apesar de sua influência e importância na construção da cultura nacional – também foram perseguidas e, em determinados momentos históricos, até proibidas. Atualmente, essas religiões ainda sofrem ataques de diversas formas.
Por isso, o Projeto Cultura di Quinta irá trazer o Babalorixá, mestrando no programa de pós-graduação em Educação da Unicamp e Servidor Técnico Administrativo do IFSP-Câmpus Jundiaí, Paulo Fabrício Roquete, para propor uma conversa que quebre preconceitos e amplie a nossa visão sobre o tema.
Confira as fotos aqui.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página