Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de Extensão > Pensamento Computacional
Início do conteúdo da página

Pensamento Computacional e Programação de Computadores para Professores de Matemática

Publicado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 08h06 | Última atualização em Sábado, 05 de Março de 2022, 15h14 | Acessos: 4909
imagem sem descrição.

Descrição:
Este é um curso introdutório sobre Pensamento Computacional e Programação de Computadores concebido especialmente para professores de Matemática que não possuem experiência com essas temáticas. O conteúdo do curso está alinhado com a BNCC e será baseado no material desenvolvido no âmbito do projeto Livro Aberto de Matemática (https://umlivroaberto.org/producao/pensamento-computacional/).

Por conta disso, o público preferencial são professores de Matemática do Ensino Médio, mas professores que dão aula de matemática em outros níveis, assim como futuros professores, podem se inscrever.
Queremos que o curso dialogue com a prática, por isso, resolveremos e discutiremos atividades envolvendo problemas matemáticos que podem ser resolvidos com o auxílio de linguagens de programação (usaremos a linguagem Portugol, neste edição do curso) e cujo uso em sala de aula pode promover habilidades relacionadas ao pensamento computacional.

 

Características do curso:

Modalidade: online, com momentos síncronos e assíncronos, sendo que os encontros síncronos são obrigatórios, às quintas-feiras das 16:00 às 18:00.

Datas: de 10 de março a 27 de maio de 2022.

Inscrições: 07 a 18 de fevereiro de 2022 (encerradas)

Carga-horária: 30 horas, incluindo os encontros síncronos, atividades assíncronas e atividade avaliativa
final.

Custo: gratuito, com certificação pelo IFSP. 

Número de vagas: 40 (todas as vagas foram preenchidas)

Público-alvo: professores e futuros professores de matemática

Não é necessário ter conhecimento sobre linguagens de programação ou sobre pensamento computacional. Muito pelo contrário, o curso foi concebido para professores sem experiências nessas
temáticas.

Para melhor aproveitamento do curso, recomendamos o uso de computador ou notebook para realização das atividades. 

 

Critérios de seleção:

Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, serão utilizados os seguintes critérios de seleção, baseados nas respostas dadas no preenchimento do formulário de inscrição:

1) Ser professor da rede pública

2) Dar aulas de Matemática

3) Atuar no Ensino Médio ou cursar licenciatura em Matemática, seguido por atuar nos Anos Finais do Ensino Fundamental e, finalmente, atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no momento da
inscrição

4) Ter pouca experiência com pensamento computacional e programação de computadores

Cotas:

[Será observada a reserva de 25% das vagas para pessoas que se declararem pardas, pretas ou indígenas e 5% para pessoas que se declaram portadoras de deficiência.

 

Professor responsável:

 

Leonardo Barichello – professor do IFSP – Campus Jundiaí 

Quer saber mais sobre a proposta do curso? Assista a esta palestra: www.youtube.com/watch?v=KpQhdSyLlj ou acesse o edital de seleção.

 
Em caso de dúvida, entre em contato por e-mail através do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Procura
A edição 1o semestre de 2022 do curso teve uma enorme procura! Mais de 270 inscritos!


Lista de selecionados
Essa é a lista de selecionados para esta edição do curso, de acordo com os critérios divulgados no edital: Lista de selecionados (arquivo .pdf)
Edital para preenchimento de vagas remanescentes: Edital IFSP-JND.Nº009/2022.

Próximas edições
No segundo semestre de 2022 haverão mais edições deste curso. Se estiver interessado, cadastre-se em https://forms.gle/CSWEoaxf4m5YVzQy8 para receber o alerta quando as turmas forem abertas.

Fim do conteúdo da página