Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Retomada das Atividades Acadêmicas 2020
Início do conteúdo da página

Retomada das Atividades Acadêmicas - 2020

Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 11h44 | Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 15h24 | Acessos: 1612

 

 

A Direção Geral do Câmpus Avançado Jundiaí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo comunica sobre o retorno às aulas e reposição dos dias letivos dos calendários acadêmicos dos cursos Técnico em Logística Integrado ao Ensino MédioTécnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - PROEJA do IFSP – Câmpus Avançado Jundiaí.

 

 ATENÇÃO: Ainda não há previsão de retomada das atividades para os estudantes do Curso Técnico em Comércio. Qualquer novidade será postada aqui em nosso site institucional e nas redes sociais oficiais do Câmpus!

 

De acordo com o Comunicado de Retorno às Aulas:

1. Para os cursos técnicos em Logística e Administração, a estratégia de retorno será de atividades não presenciais assim que reorganizados calendários, planos de aulas e planos de atividades (podendo ser mediadas ou não pelo uso de tecnologia da informação e comunicação);

2. Para o curso técnico em Comércio, a estratégia será a retomada presencial mista com atividades não presenciais, assim que possível o retorno presencial pelas autoridades sanitárias, municipais e estaduais, e após reorganização do calendário, planos de aulas e planos de atividades;

 

Acesse aqui para saber mais:
COMUNICADO DE RETORNO ÀS AULAS NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO
 TUTORIAIS DOS SISTEMAS DOS ALUNOS INCLUSÃO DIGITAL
MÓDULOS DE LOGÍSTICA MÓDULOS DE ADMINISTRAÇÃO
 PLANOS DE ATIVIDADES - LOGÍSTICA PLANOS DE ATIVIDADES - ADMINISTRAÇÃO 
MONITORIA DIGITAL

 


Perguntas Frequentes

Quando ocorrerá o retorno das aulas no Câmpus Avançado Jundiaí?
Segundo o novo calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Câmpus, as aulas retornarão de forma não presencial a partir do dia 17 de agosto de 2020, para os cursos de Logística e Administração. 
Para o curso de Comércio, ficou definido o retorno quando este for possível de maneira presencial, de acordo com as orientações das autoridades de saúde, estaduais e municipais. Por isto, ainda não há previsão de retorno para este curso. As informações de retorno serão amplamente divulgadas.

 

Como será o retorno às aulas no Câmpus Avançado Jundiaí?
Após um amplo processo de discussões entre servidores, alunos e responsáveis de alunos, o retorno às aulas para os cursos de Logística e Administração será através de atividades não presenciais, enquanto se estender o período de isolamento social.

 

Há previsão de retorno das atividades presenciais?
Ainda não há previsão de retorno presencial, que dependerá do controle da pandemia provocada pela COVID-19 e do fim do período de isolamento social na cidade de Jundiaí.

 

Quando se encerrará o 1º semestre letivo de 2020?
Com a reorganização do calendário e a proposta da adoção de módulos, não serão considerados semestres ou bimestres para encerramento de ciclo. O calendário acadêmico de 2020 será considerado como um todo para os cursos anuais, composto por  8 módulos, e se encerrará em 10 de fevereiro de 2021. 

 

O calendário poderá ser alterado?
Mesmo aprovado pelo Concam, o calendário poderá ser modificado após as reavaliações previstas a cada 2 meses. Caso seja indicada alguma mudança, esta deverá novamente ser aprovada pelo Concam.

 

Como ficará a disposição das disciplinas com a retomada das aulas?
As disciplinas serão organizadas por módulos, que terão duração de 3 semanas cada e irão totalizar, ao final, 8 módulos. Cada módulo terá um conjunto de disciplinas e, ao final do mesmo, outro conjunto de disciplinas serão trabalhadas. Ao fim das disciplinas, serão retomadas as matérias do 1º módulo e assim por diante.

Confira aqui como serão os Módulos de Logística.

Confira aqui como serão os Módulos de Administração.

 

É necessário cumprir toda a carga horária das disciplinas?
Sim, toda a carga horária das disciplinas deve ser cumprida. Porém cada estudante tem um ritmo e uma agenda diferente, sendo assim, alguns poderão levar mais tempo e outros menos para realizar as atividades propostas. 

 

Como será computada a frequência às aulas?
Cada docente apresentará aos alunos os critérios de atribuição de frequência no início da retomada, que poderá ser computada através da visualização e entrega de atividades propostas, além da participação nas atividades síncronas (quando houver), registro de acessos na plataforma, ou outros meios que se façam necessários. 

 

Como serão as avaliações?
As avaliações serão realizadas de forma não presencial e também serão apresentadas no reinício de cada disciplina, pois variam conforme planejamento individual de cada docente. Porém, nos primeiros trinta dias de retorno às aulas, não poderá haver atividades avaliativas com atribuição de nota.

 

Como serão as primeiras aulas?
Os primeiros dias serão um período de adaptação dos estudantes e dos professores a esse novo modelo, por isso é essencial que todos tentem participar e tirar suas dúvidas com os professores, colegas e monitores. No começo, também haverá um momento de acolhimento virtual e de apresentação da plataforma e de como deverão ser enviadas e entregues as atividades.

Confira aqui os Planos de Atividades de Logística.

Confira aqui os Planos de Atividades  de Administração.

 

Como será o período de acolhimento virtual?
Será realizado no começo da retomada, por meio de atividades a serem divulgadas com as turmas.

 

Os professores iniciarão suas aulas não presenciais a partir de qual conteúdo?
Serão retomados os conteúdos passados até agora, no início do primeiro semestre e durante a suspensão das atividades presenciais, para que os alunos possam recordar o que foi tratado e, a partir disso, dar continuidade aos conteúdos.

 

Os conteúdos ministrados durante a suspensão do calendário serão retomados?
Uma vez que a continuidade dos conteúdos se dará a partir do período pré-suspensão, as atividades que foram passadas serão retomadas de acordo com o planejamento dos docentes.

 

Quais as principais plataformas digitais que serão utilizadas?
De acordo com a portaria 2337 de 26 de junho de 2020, será utilizada a plataforma Moodle para acesso aos conteúdos. Ela pode ser acessada por computadores, notebooks, tablets ou celulares, funcionando tanto para o sistema Android, quanto para IOS. 
Os estudantes e seus responsáveis também devem acompanhar os registros efetuados no SUAP e os informes pelo e-mail acadêmico.

Confira aqui nossos tutoriais para acesso ao SUAP, E-mail Acadêmico, Microsoft Teams e Moodle.

 

Como será o horário das aulas?
A carga horária total restante para cada curso foi dividida entre os módulos, e cada atividade terá seu valor correspondente em carga horária, informado diretamente na plataforma Moodle. Porém o planejamento da realização das atividades será individual para cada aluno, que deve se organizar dentro dos horários disponíveis para estudo e montar seu próprio roteiro de estudos. Fiquem atentos para as atividades que acontecerão ao vivo, para que consigam participar! Para aqueles que, por algum motivo, não consigam comparecer às atividades virtuais ao vivo, estas serão disponibilizadas em gravação no Moodle, para acesso posterior pelo aluno.

 

O tempo de duração de atividades online é o mesmo das aulas presenciais?
Não. O tempo de realização das atividades remotas depende da organização dos alunos ao realizá-las, podendo ser maior ou menor do que a carga horária atribuída pelo professor. 

 

E se o aluno não tiver internet ou tiver problema de conexão durante a atividade?
A situação de acesso de cada aluno do Câmpus foi avaliada em julho pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 29/2020 e, para solucionar as possíveis dificuldades, foram publicadas Chamadas Públicas para a doação de aparelhos eletrônicos/serviços de internet aos alunos e foi publicado Edital para os alunos que têm dificuldade de acesso solicitarem Auxílio Conectividade ou Auxílio Equipamento Eletrônico. Problemas eventuais de acesso não serão um problema, visto que todas as atividades estarão disponíveis no Moodle com um prazo determinado com antecedência para realização e entrega.

 

Quando se iniciará e encerrará o 2º semestre de 2020?
Com a reorganização do calendário e a proposta da adoção de módulos, não serão considerados semestres ou bimestres para encerramento de ciclo. O ciclo 2020, composto por  8 módulos, se encerrará em 10 de fevereiro de 2021.

 

Haverá férias em janeiro de 2021?
Haverá um recesso por conta das festas e feriados de fim de ano, que ocorrerá do dia 24 ao dia 31 de dezembro, com a retomada das atividades no dia 4 de janeiro. O próximo período de férias está previsto para o final do calendário acadêmico 2020, e deve ocorrer do dia 18 de fevereiro ao dia 5 de março.

 

Haverá um planejamento especial para os alunos concluintes?
O novo calendário acadêmico foi pensado já incluindo os alunos concluintes. Nosso ano letivo 2020 se encerrará em 10 de fevereiro de 2021, o que, em um primeiro momento, não impactará o ingresso dos formandos em instituições de ensino superior, visto que a data do ENEM e de outros vestibulares também foram alteradas.

 

Será realizada avaliação do desenvolvimento das atividades não presenciais por parte da Instituição?
Sim. A instituição realizará o acompanhamento dessas atividades e, a cada 2 meses, haverá uma avaliação do processo. A partir disso, a estratégia adotada poderá ser mantida ou alterada.

 

Haverá mudanças no auxílio permanência?
O auxílio será mantido para todos os alunos regularmente matriculados e cadastrados no Programa de Auxílio Permanência. Para os alunos de Logística e Administração, o estudante beneficiário deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) mensalmente nas atividades acadêmicas não presenciais. Para os alunos de Comércio, conforme regulamenta a Instrução Normativa PRE/IFSP, nº 002, de 16 de abril de 2020, os estudantes beneficiários terão seus benefícios mantidos, com a nomenclatura Auxílio Emergencial COVID-19, durante o período de interrupção das aulas presenciais.

Lembramos que os pagamentos estão condicionados à disponibilidade orçamentária da instituição, e se caracterizam como auxílio.

 

Recebi o Auxílio Conectividade. E agora, o que devo fazer?
É necessário prestar contas do auxílio recebido. Para prestação de contas em relação ao Auxílio Conectividade, você deverá encaminhar a cópia do contrato de serviços até o dia 30 de agosto de 2020. A comprovação mensal deverá ser enviada até o último dia de cada mês, com cópia da fatura paga, por meio do formulário:  

https://forms.gle/TwbfhKpL9ijRMtQG6

Atenção! O contrato e as faturas devem estar em nome do estudante ou de seu responsável.

Para continuar recebendo o Auxílio Conectividade, além da prestação de contas mensal, o estudante deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) mensalmente nas atividades acadêmicas.

 

O que acontece se eu não fizer a prestação de contas dos Auxílios Conectividade e Equipamento Eletrônico?
O estudante que não fizer a prestação de contas, conforme previsto no Edital 013/2020, deverá fazer a devolução dos valores recebidos ao erário público, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

 

É possível realizar trancamento/cancelamento nos cursos integrados?
Para o Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio, só é possível realizar o trancamento da matrícula se for comprovada a realização de intercâmbio ou se o estudante estiver passando por problemas de saúde. Para estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - PROEJA, o trancamento é possível por demais motivos. Em ambos os casos, deve ser feita solicitação à Secretaria por meio do endereço de e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Quando se iniciará o ano letivo de 2021?
O ano letivo de 2021 terá início após as férias programadas para o período entre 18 de fevereiro e 5 de março, porém ainda será construído e aprovado novo calendário referente ao período letivo de 2021.

 

Estou com livro(s) da biblioteca emprestado(s). Quando devo devolvê-lo(s)?
Os livros deverão ser devolvidos quando as atividades presenciais forem retomadas, sem nenhum prejuízo ao estudante.

 

Onde posso acessar livros, artigos, Normas Técnicas, bases de dados e materiais complementares?
O Instituto Federal têm acesso a muitos materiais que estão localizadas em diversos sites. Podem ser acessados livros por meio da da Biblioteca Virtual Pearson pelo sistema “Pergamum” é realizado o acesso a diversas Normas Técnicas, ambos os links disponíveis no SUAP. Além disso, os alunos podem ter acesso à plataforma CaFe, que tem uma série de funcionalidades e disponibiliza diversas bases de dados, com artigos e produções científicas confiáveis. 

 

Serão utilizados os livros didáticos durante as atividades não presenciais?
Não necessariamente. As atividades planejadas pelos professores dispensam o uso do livro físico, e será colocado material de apoio virtual à disposição, ficando o uso do livro didático a critério do aluno como material auxiliar às aulas.

 

Como será a recuperação paralela e as reavaliações?
O acompanhamento pedagógico será realizado continuamente pelos professores, coordenadores de curso e Coordenadoria de Apoio ao Ensino, e a recuperação paralela e as reavaliações serão informadas durante o andamento dos módulos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página