Aconteceu na Assessoria de Dados Acadêmicos, NIDI e PI – janeiro a julho de 2017
Relatório de Gestão - Exercício 2016
● Levantamento das principais ações desenvolvidas pelas Diretorias da PRE no decorrer do ano de 2016 para elaboração do Relatório de Gestão.
● Envio de orientações acerca da elaboração do relatório de gestão para os câmpus, no referente aos indicadores de desempenho previstos no Acórdão 2.267/2005.
● Elaboração de tabelas dinâmicas para auxiliar no preenchimento dos quadros com os indicadores referentes ao Acórdão 2.267/2005 que compuseram o Relatório de Gestão (Exercício 2016).
● Elaboração das informações que compõem o capítulo do Relatório de Gestão do IFSP (Exercício 2016) - Análise dos indicadores de desempenho socioeconômico, acadêmicos e titulação docente (Acórdão nº 2.267/2005 – TCU/Plenário).
CENSUP – Censo da Educação Superior
● Comunicado aos câmpus sobre o período de preenchimento do sistema CENSUP 2016.
● Orientação e suporte aos setores responsáveis pelo preenchimento do sistema.
● Cadastro dos auxiliares institucionais que preencheram o Censo: bibliotecários, setor sócio pedagógico; Recursos Humanos, Diretoria de Administração; setor da TI.
● Trabalho em parceria com a TI sobre os novos layouts de migração para o preenchimento do Censo do Ensino Superior e acompanhamento da migração dos dados do módulo aluno.
● Atualização de lista de cursos superiores para o CENSUP e envio para o setor da TI a fim de iniciar o processo de migração para o CENSUP a partir do sistema Nambei.
● Orientação para o preenchimento do campo – Apoio Social (parceria com a Diretoria de Políticas de Acesso e Permanência).
EDUCACENSO – Censo da Educação Básica
● Divulgação do período de preenchimento do módulo de situação do aluno referente ao ano de 2016;
● Cadastro de servidores para acesso ao sistema.
● Inclusão dos câmpus Pirituba, Ilha Solteira, Itaquaquecetuba e Tupã no sistema.
● Levantamento acerca do fechamento do módulo Situação do Aluno pelos câmpus.
● Divulgação do período de retificação da 2ª etapa do módulo situação do aluno.
● Divulgação do período de preenchimento do censo da educação básica.
● Acompanhamento do preenchimento das informações pelos câmpus.
● Levantamento acerca do fechamento do censo pelos câmpus.
● Orientações gerais.
ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
● Divulgação do Edital de Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (CERES) do Banco Nacional de Itens (BNI) para a realização do ENADE.
● Participação do Seminário ENADE promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
● Divulgação do Edital do ENADE.
● Enquadramento dos cursos da instituição que deverão participar do ENADE.
● Orientação aos coordenadores de cursos quanto aos procedimentos e datas referentes à inscrição e o cadastro dos estudantes aptos a participarem do ENADE.
● Orientações sobre o período de retificação das informações.
SISTEC: Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica
● Liberação/atualização de acessos de servidores ao sistema.
● Orientações aos câmpus sobre abertura de matrícula extemporânea no SISTEC, bem como encaminhamento das demandas recebidas destes para os procedimentos de abertura “matrícula extemporânea”.
● Acompanhamento das atualizações das informações no sistema.
E-MEC: Sistema de Regulação da Educação Superior
● Cadastro de auxiliares institucionais (liberação de acesso de servidores aos processos protocolados).
● Cadastro de novos cursos superiores no sistema: Bacharelado de Turismo – Cubatão; Tecnologia em Gestão Pública e Licenciatura em Letras: Português e Inglês – Pirituba;
● Atualização dos dados dos cursos no sistema: Engenharia Civil – Caraguatatuba;
● Protocolos de abertura de processos de reconhecimento de cursos: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campinas, Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica - Itapetininga; Tecnologia em Sistemas Elétricos – São Paulo e Tecnologia em Sistemas para Internet – São João da Boa Vista
● Vinculação de professores aos cursos em processo de Reconhecimento.
● Alteração de coordenadores de curso no sistema.
● Parceria com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa (DaEx) no acompanhamento dos processos de Reconhecimento dos Cursos em andamento do sistema: Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Cubatão; Mecatrônica Industrial – Suzano; Processos Gerenciais - São Paulo; Gestão da Produção Industrial - Salto; Bacharelados: Engenharia Mecânica - Sertãozinho; Engenharia de Controle e Automação - São João da Boa Vista; Arquitetura e Urbanismo - São Paulo; Licenciaturas: Química - Matão; Matemática – Araraquara; Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica - Salto; Ciências Biológicas - Avaré;
● Parceria com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa (DaEx) no acompanhamento dos processos de Renovação de Reconhecimento dos Cursos em andamento do sistema: Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campinas; Sistemas Elétricos - São Paulo; Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica – Itapetininga; Sistemas para Internet - São João da Boa Vista; Licenciaturas: Química - Sertãozinho;
● Orientações gerais sobre o sistema.
● Inserção no sistema do Relatório de Auto Avaliação Institucional de acordo com a Nota Técnica Inep/Daes/Conaes nº 065.
● Participação em videoconferências visando orientar os câmpus sobre atos regulatórios do e-MEC (apoio a Diretoria de Avaliação Externa).
Levantamentos Diversos
● Elaboração de tabela dinâmica, com base em dados do SISTEC, recebidos da SETEC, cos indicadores de evasão para auxiliar nos trabalhos da Comissão de Permanência e Êxito.
● Levantamento de informações e preenchimento de formulário para o Guia do Estudante Abril.
● Compilação do documento com as principais ações da PRE previstas para o ano de 2016 e publicação no site.
● Extração e tratamento de dados do SISTEC para publicação do número de estudantes do IFSP no site.
● Elaboração dos gráficos, com a evolução da oferta de cursos pelos câmpus, visando para auxiliar na elaboração do documento de revisão do PDI (2014/2018).
● Estudo de evasão com base nos dados do SISTEC, para auxiliar as Diretorias de Graduação (Cursos de Licenciatura) e Educação Básica (Cursos Técnicos).
● Levantamento de cursos novos visando a previsão de contratação de docentes em atendimento à solicitação da SETEC.
● Levantamentos diversos para atendimento às solicitações externas (Ouvidoria, SETEC, outros institutos, etc.).
● Levantamentos e elaboração de respostas para atendimento aos órgãos de controle.
Elaboração do Anuário IFSP nº 02
● Levantamento de informações referentes ao ano de 2016: vagas ofertadas e inscritos nos processos seletivos para ingresso nos cursos do IFSP.
● Levantamento de informações referentes ao ano de 2016: ingressantes e matriculados nos cursos do IFSP.
● Levantamento de informações referentes ao ano de 2016: dados dos estudantes que ingressaram nos cursos técnicos e de graduação.
● Elaboração do capítulo que trata das informações referentes aos cursos ofertados por cada câmpus.
● Elaboração da seção que trata dos cursos de educação básica (Técnicos e Proeja-FIC).
● Elaboração da seção que trata dos cursos de graduação (Licenciaturas, Tecnologias e Bacharelados).
● Elaboração do capítulo que trata das despesas do IFSP.
Participação em eventos:
● Encontro dos Coordenadores de Registros Acadêmicos – 06 de junho 2017
● Participação do Fórum Permanente de Ensino: Encontro de Licenciatura do IFSP e Formações Pedagógicas – 07 e 08 de junho.
● Encontro dos Coordenadores de Cursos do IFSP participantes do ENADE 2017 25 de julho 2017.
Redes Sociais