Comissão Própria de Avaliação - CPA
Melhoria Contínua da Qualidade Acadêmica – Avaliação Interna Comissão Própria de Avaliação - CPA
Você sabia que o conceito de melhoria contínua é aplicado na prática no Campus São Carlos?
Conheça os integrantes da comissão responsável por essa tarefa e participe, nos dê sua sugestão.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil.
Os membros da CPA no Campus São Carlos são:
SEGMENTO |
NOME |
Docente |
Andreia Raquel Simoni Saldanha |
Docente |
Ricardo Arai |
Técnico- Administrativo |
Eva Emannuelly Miranda Silva |
Técnico- Administrativo |
Valter Donizete Honório |
Discente |
Davi Jorge Cantori |
Discente |
Emelyn Carbone Padovani Solér |
Sociedade Civil |
Letícia Ramos Timarco |
A metodologia de trabalho da CPA está centrada na aplicação de questionários, cujos resultados são utilizados para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. Estes questionários são respondidos por todos os segmentos da comunidade acadêmica, e envolvem assuntos como:
- Planejamento e avaliação institucional;
- Desenvolvimento institucional:
- Atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Infraestrutura urbana e local;
- Desenvolvimento econômico regional;
- Melhoria na qualidade de vida da população;
- Projetos e ações de inovação social;
- Inclusão social;
- Defesa e promoção dos direitos humanos;
- Igualdade étnico racial;
- Políticas acadêmicas:
- Desenvolvimento de atualização curricular;
- Desenvolvimento de material de ensino;
- Desenvolvimento de componentes curriculares na modalidade de ensino a distância (EAD);
- Programas de monitoria;
- Ações de pesquisa e inovação científica;
- Estímulo a publicações científicas;
- Melhoria do ensino e aprendizagem;
- Bolsa de pesquisa;
- Grupos de pesquisa;
- Auxílio para participação em eventos;
- Transparência institucional;
- Ouvidoria;
- Divulgação dos cursos;
- Preparação para o mundo do trabalho;
- Relação com empresas do setor;
- Políticas de gestão;
- Infraestrutura física;
O questionário deve ser respondido por todos (alunos, professores e técnicos administrativos), pois é muito importante para a avaliação dos cursos junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e para a melhoria acadêmica proposta pela CPA, que depende do conhecimento das deficiências no ensino/aprendizagem. A redução das deficiências no ensino/aprendizagem acarreta em melhoria de qualidade e melhoria na avaliação do INEP (conceito dos cursos ofertados pelo campus).
Confira:
Portaria que designa membros da CPA Local:
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0052/2024 (Válida até 04.07.2026)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0013/2023 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0052/2024)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 0118/2022 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0013/2023)
Portaria DRG/SCL/IFSP n° 0059/2022 (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0118/2022)
Portaria DRG/SCL/IFSP nº 013/2021 (Atualiza a Portaria nº 031/2020, de 09 de março de 2020) - (REVOGADA PELA PORTARIA Nº 0059/2022)
RELATÓRIOS:
Página da CPA Central: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/67
Eventos:
Participação de representantes da CPA do Campus São Carlos no I Fórum das Comissões Próprias de Avaliação do IFSP (I ForCPA)
A Comissão Própria de Avaliação - CPA - IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e prestação das informações pelo INEP.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna das Instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico, formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Visando o desenvolvimento e de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, nos dias 18 a 20 de setembro de 2024, ocorreu I Fórum das Comissões Próprias de Avaliação do IFSP (I ForCPA) que tratou de vários temas de grande importância para o Instituto Federal de São Paulo - IFSP.
O Fórum contou com a presença do professor Silmário Batista dos Santos e representantes da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Administração, na abertura do Evento.
Sob a coordenação da Cláudia Roses (DAEX-PI/IFSP) e Luciana Harumi (DDEXT/PRX), temas importantes foram discutidos nos dias do Evento, como por exemplo: "A autoavaliação institucional e sua importância como instrumento de Gestão" - ministrado pela Tarcimária Gomes(UFRN). Contamos também, com a presença da professora Elayne Cristine Soares da Silva (UFRPE), dentre outros palestrantes.
Representando o IFSP Campus de São Carlos, contamos com a presença do professor Ricardo Arai, a professora Andreia Raquel Simoni Saldanha e a Tradutora e Intérprete de Libras - Eva Emannuelly Miranda Silva.
Redes Sociais