Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Câmpus São Carlos recebeu a visita dos alunos da E.E. “Professor João Batista Gasparin”

Uma oportunidade de integração, conhecimento e troca de experiências

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 23h43
  • Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 08h32

No dia 23 de novembro de 2022, o IFSP Câmpus São Carlos recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual “Professor João Batista Gasparin” para conhecerem as dependências do câmpus, visitarem o Hangar para correlacionarem essa experiência com o desenvolvimento do projeto da Parte Diversifica-Eletiva AEROGASPARIN: EMBARQUE NESTA VIAGEM.

Durante a visita, os alunos além dos objetivos citados, puderam: obter informações acerca dos projetos desenvolvidos em nossa instituição; conhecer especificidades de alguns setores como CAE, CRA, CSP e Biblioteca; ser orientados acerca dos cursos ofertados pelo nosso câmpus, pelos coordenadores dos cursos, com direito à visita ao laboratório de informática; e saber sobre as formas de ingresso, recebendo orientações da comissão do processo seletivo. Além dessas atividades, houve uma apresentação musical do Projeto MPB, coordenado pelo professor André Garcia Corrêa.

Segundo a diretora Juliana Maria Gastaldi R. Mendes de Almeida, “a atividade cultural tem como ponto de partida os projetos de vida dos(as) estudantes, oportunizando experiências culturais, e aprofundamento da Parte Diversifica-Eletiva AEROGASPARIN: EMBARQUE NESTA VIAGEM”.

A Parte Diversifica-Eletiva AEROGASPARIN EMBARQUE NESTA VIAGEM é uma disciplina ministrada pelos professores Maria Angélica Chagas Paraizo e Marcelo Constantino Galio, para estudantes de 8º e 9º ano, séries finais do Ensino Fundamental. Os professores ressaltaram que “os objetivos da disciplina são: promover a interdisciplinaridade, trabalhar habilidades específicas de Matemática e História, contextualizar a proposta da aviação para implementar habilidades curriculares”.

A visita ao Hangar foi conduzida pelo coordenador do curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio, professor Natanael de Carvalho Pereira. Os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual “Professor João Batista Gasparin” assistiram a uma palestra, viram as aeronaves e visitaram os laboratórios do Hangar. Os alunos interagiram durante a apresentação, fazendo diversos questionamentos.

A professora Maria Angélica disse que “a visita foi muito proveitosa para o  aprofundamento da nossa eletiva. Os estudantes puderam ter um contato prático com a aviação e expandiram seus horizontes sobre novas possibilidades de projetos de vida. Além disso, é muito importante estabelecer vínculos entre instituições públicas de ensino.”

Para o professor Marcelo, “os alunos se mostraram engajados durante  a visitação. Na sala de motores diversas perguntas foram feitas sobre os conceitos básicos  do funcionamento  de uma aeronave.  Percebemos olhares atentos  e curiosos dos estudantes  durante as explicações dos monitores.”

Gabriel Borges, estudante da E.E. "Prof. João Batista Gasparin", confirma a impressão dos professores. Ele considerou o passeio muito interessante, pois foi a primeira vez que viu  um avião ao vivo. O estudante ainda afirmou: "gostei muito do acolhimento do IFSP e nessa visita  aprendi muitas coisas sobre a mecânica  de aviões.".

De acordo com Ana Paula Crnkovic, coordenadora geral da escola João Batista Gasparin, parcerias como a realizada com o IFSP são muito importantes porque “ fortalecem o currículo, o projeto de vida e ações protagonistas por parte dos estudantes.”

Clique AQUI e veja algumas fotos da visita.

Para agendar a visita da sua escola ao IFSP Câmpus São Carlos, entre em contato via e-mail: cdi.scl@ifsp.edu.br