Página inicial > História do Campus

História do Câmpus

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 16h30 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 13h08 | Acessos: 18992

1097086 496293177122513 1792751664 o

O Câmpus Cubatão, inicialmente denominado Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão da Escola Técnica Federal de São Paulo (Uned - ETFSP), foi instalado em 1987 na Rua Tamoio nº 230, Vila Paulista.

Inicialmente em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, esta que foi a primeira UNED do país iniciou suas atividades com o objetivo principal de atender a comunidade local e dos municípios circunvizinhos.

Para dar os primeiros passos, contava com apenas 17 professores e o servidor técnico-administrativo Rui Araújo da Silva, responsável pela Coordenadoria de Registros Escolares.

O primeiro vestibular contou com mais de cinco mil inscritos e foram oferecidas cerca de 640 vagas, divididas nos três períodos, para os cursos técnicos em Eletrônica, Processamento de Dados e Informática Industrial integrados ao Ensino Médio.

A aula inaugural aconteceu em 31 de março de 1987 no auditório da Prefeitura Municipal de Cubatão, sendo proferida por Jorge Bornhausen, ministro da Educação à época. Ainda no mesmo ano, a Prefeitura Municipal deslocou quatro funcionários para trabalharem na Uned Cubatão.

Em 1988, com o aumento no número de alunos e a escassez de professores e equipe administrativa, o ano letivo ficou comprometido e foi encerrado somente em junho de 1989. A partir desta data não foi mais possível dar prosseguimento aos cursos.

O clima de insegurança gerado pela falta de concurso público produziu inúmeras manifestações por parte da comunidade acadêmica. Esses atos, encabeçados por uma comissão constituída por servidores e alunos, tomaram conta de Cubatão e chegaram até ao Congresso Nacional.

Vereadores locais e das cidades vizinhas, deputados estaduais e federais e senadores receberam aquela comissão e, diante do impacto e destaque nacional das manifestações, o Governo Federal aprovou, em novembro de 1989, a criação de cargos e abertura de concurso público para composição da força de trabalho da Uned Cubatão.

Com o ingresso dos servidores docentes e administrativos concursados, em 1990, houve o retorno às atividades letivas e administrativas.

Em 2001 a Uned Cubatão, então identificada como CEFET-SP, instala-se em seu prédio próprio, no Jardim Casqueiro, ocupando um terreno de 25.700m² com 7.000m² de área construída.

Com a transformação de CEFET-SP em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em dezembro de 2008, a outrora Uned Cubatão passou a ser denominada Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo.

Atualmente, o câmpus oferece à comunidade os seguintes cursos: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - Informática Básica e Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Turismo, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática.

DSC 7020DSC 7012

Foram Diretores em Cubatão:

• Prof. JOSÉ EDUARDO NOGUEIRA VILLELA de abril/1987 a agosto/1993
  • Prof. GERSONEY TONINI PINTO de agosto/1993 a março/1994
  • Prof. MARIA INÊS BASKERVILLE DE MELO de abril/1994 a novembro/1994
  • Serv.ª REGINA STELLA BARCO INÁCIO novembro/1994 a janeiro/2001
  • Prof. NELSON DE CAMPOS VILLELA janeiro/2001 a janeiro/2005

Empossada em 2005, a profª MÁRCIA HELENA MARQUES RABELO cumpriu seu primeiro mandato de Diretora da Uned Cubatão/CEFET-SP até fevereiro de 2009. Reeleita, tornou-se a primeira servidora a ser reconduzida a esta função, sendo então designada Diretora Geral do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

No período de transição até a posse da nova gestão eleita em 2012, o professor Humberto Hickel de Carvalho assumiu a direção geral, ficando no período de janeiro a abril de 2013.

No dia 17 de abril de 2013, o professor Robson Nunes da Silva foi nomeado por portaria para iniciar sua primeira gestão, que segue até abril de 2017. Reeleito, finalizou seu mandato em abril de 2021.

Após novas eleições, assumiu a Direção Geral do Câmpus, o professor Artarxerxes Tiago Tácito Modesto, que terá o seu mandato vigente até 2024.

Galeria de Diretores:

Jose Eduardo Nogueira Villela Gersoney Tonini Pinto Maria Inês Baskerville de Mello Regina Stella Barco Inacio

José Eduardo N. Villela         Gersoney Tonini Pinto           Maria Inês B. de Mello           Regina Stella B. Inácio

Nelson Campos Villela Marcia Humberto Robson Nunes da Silva

Nelson Campos Villela          Márcia H. M. Rabelo             Humberto H. de Carvalho        Robson Nunes da Silva

Artarxerxes T Modesto

Artarxerxes Tiago T. Modesto