Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Site Secom, Portal do Planalto e Portal Brasil adotam nova identidade digital

Todos os sítios e portais do Governo Federal podem adotar o modelo

Acesse os manuais que irão auxiliar na montagem de sites dos órgãos do governo federal

Os três sites administrados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) adotam a Identidade Digital do Poder Executivo Federal. Desde o início de 2014, Portal BrasilPortal do PlanaltoSite Secom passaram a seguir as premissas e estruturas definidas pela nova identidade digital.

A Identidade Digital do Poder Executivo Federal é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem aplicados em elementos que compõem a Identidade Digital, como a barra de governo, portais institucionais, sítios temáticos, informativo, redes sociais, guia de serviços, guia de aplicativos e outras ferramentas digitais.

A partir da adoção pelos órgãos do Poder Executivo Federal das premissas da identidade digital, é esperado alcançar os seguintes objetivos:

  • Qualificar a comunicação, permitindo que o cidadão encontre, com mais facilidade, as informações sobre as políticas públicas, equipamentos e serviços ofertados pelo Governo Federal;
  • Padronizar as propriedades digitais (ambientes digitais que possuem gestão e chancela de um órgão do governo) e alinhar a estratégia de comunicação dos órgãos do Poder Executivo Federal;
  • Padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão;
    Garantir o acesso a todos, independentemente da forma ou dispositivo de conexão, garantindo a acessibilidade digital e o acesso a qualquer momento.

As ações de comunicação digital devem seguir as instruções apresentadas nos manuais orientadores (link acima) e que tratam sobre o uso correto de nomenclaturas, cores, tipografias e recomendações gerais de boas práticas de design, arquitetura da informação, conteúdo e uso das plataformas digitais.

Portal Institucional Padrão

O Portal Institucional Padrão é uma infraestrutura de portal que tem como foco no seu desenvolvimento os eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual permitindo que o portal de cada órgão seja identificado como propriedade digital do governo federal gerando credibilidade aos internautas e oferece uma experiência única de navegação para os cidadãos.

Tendo em vista o crescimento no acesso à internet por meio de dispositivos móveis, a construção do Portal Padrão ocorreu de maneira responsiva. Isto é, o Portal já é concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, mantendo a gestão do conteúdo organizada e eficaz. Dessa maneira, o acesso é garantido em várias plataformas.

Para adequar seus sites e portais à estrutura do portal padrão, os órgãos do Poder Executivo Federal devem seguir o disposto no Manual de Diretrizes de Comunicação da Identidade Digital do Poder Executivo Federal e no Guia de Estilo do Portal Padrão para Identidade Digital do Poder Executivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página