Circo é tema desenvolvido nas aulas de Educação Física no Campus Cubatão

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 16h09
  • Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 16h10
  • Acessos: 325

Hoje, 27/03/2024, é o Dia Mundial do Circo e essa notícia e a experiência realizada no campus se configuram como essenciais para a (re)afirmação do circo, como patrimônio cultural da humanidade, e, inclusive, para desconstruir possíveis preconceitos com artistas de circo, entre outros:

No mês de março, no campus, teve início o projeto “Circo: corpo, cultura e movimento”, com as seis turmas do 1° e 2º ano do CTII e CTEI e o curso PROEJA, com duração de três semanas, sob coordenação do professor Fernando Dias (Educação Física).

Na primeira semana, o docente apresentou, em aula teórica no ginásio do campus, a história do circo e os diferentes personagens de seu universo, tais como malabaristas, globistas, palhaços, trapezistas, acrobatas e mágicos. Em seguida, ocorreu uma aula prática com a vivência das acrobacias de solo.

Já na semana seguinte, a aula foi dividida em 4 espaços/atividades diferentes, de modo que os estudantes puderam explorar os malabares com bolas, fitas, massas e o uso da corda. Em seguida, puderam usar figurinos de circo e realizar, de maneira lúdica, jogos de mímica e improviso.

Na próxima aula, os estudantes irão conhecer a palhaçaria e assistir ao documentário “Por Trás da Lona”, produzido por pesquisadores da USP, que aborda, a partir de relatos de vida, as adversidades diárias enfrentadas por artistas de um circo itinerante e o amor que os mesmos têm pela prática que realizam.
Logo em sequência, haverá uma roda de conversa sobre as dificuldades de ser artista de circo na sociedade contemporânea.

Por fim, o projeto coloca em evidência o papel da Educação Física nas instituições de ensino e no desenvolvimento das potencialidades motoras, afetivas, artísticas, críticas e socioculturais.

Feliz Citar meninas e Sparklers Feliz Aniversário 5

Feliz Citar meninas e Sparklers Feliz Aniversário 4