Leia a íntegra da carta-homenagem do reitor do IFSP aos professores
Todos temos algo a aprender, todos temos algo a ensinar.
Porém, hoje, prestamos homenagem àquelas e àqueles que fazem da educação a sua profissão, que trabalham transformando vidas.
Numa instituição de ensino, somos todos educadores. Trabalhamos em função da educação, da promoção do conhecimento e desenvolvimento humano.
No Instituto Federal de São Paulo, além de parabenizar nossos milhares de docentes, lembramos com alegria que uma de nossas missões é formar futuros colegas de profissão.
Formamos os profissionais do futuro em diversos eixos tecnológicos, não apenas para o mercado, mas para o mundo do trabalho.
Nas dezenas de cursos de licenciatura e especialização em educação, nossos estudantes participam, desde cedo, de programas de iniciação à docência, como PROFE, Pibid e Residência Pedagógica.
É verdade que são tempos difíceis para nosso ofício. É o segundo 15 de outubro que passamos em meio a uma pandemia, que se configurou em uma crise humanitária.
Foi preciso reinventar a prática docente e adaptar metodologias para seguir com o aprendizado por meio do ensino remoto emergencial.
É inevitável, também, lembrar dos amigos que perdemos neste período.
Não obstante, temos a esperança renovada, na medida em que a vacinação avança, e retomamos as atividades presenciais de forma gradual e segura, sem ignorar as medidas de prevenção.
Esperamos que este período traga também aprendizado, para que como sociedade saibamos lidar melhor com certas situações.
Além disso, almejamos que a educação seja valorizada, para cumprir seu papel de transformar pessoas, a fim de que essas transformem a sociedade, deixando-a mais justa e próspera.
Parabéns, Professoras e Professores!
No IFSP, seguiremos trabalhando para a sociedade, bem como aprendendo e ensinando.
Prof. Silmário Batista dos Santos - Reitor do IFSP
Redes Sociais