Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Integrantes de grupos de pesquisa do câmpus se reúnem com representantes da Fundação Parque Tecnológico de Santos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Integrantes de grupos de pesquisa do câmpus se reúnem com representantes da Fundação Parque Tecnológico de Santos

  • Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 07h29
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 16h18
  • Acessos: 966

O Câmpus Cubatão segue dando continuidade a tratativas iniciadas em maio de 2021, quando participou de reunião com a Fundação Parque Tecnológico de Santos – FPTS, e, naquela oportunidade, ficou acordado entre as partes a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, visando, entre outros pontos, o encaminhamento de ações conjuntas destinadas à promoção do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, de inovação e empreendedorismo, e ao crescimento socioeconômico da Baixada Santista.

Assinado em agosto, o termo contém um plano de trabalho onde, para cumprir o objeto da cooperação, as partes concordam em, entre outras atividades análogas, prospectar e executar programas de interesse comum entre as duas entidades e captar recursos para a difusão de cursos, projetos, feiras, seminários, conferências e atividades correlatas, nos termos da legislação vigente.

Na terça-feira, dia 7, em reunião na sede da FPTS, em Santos, Leandro Fabrício Campelo, diretor-adjunto de Pesquisa e Inovação, e professores do Câmpus Cubatão, representantes de grupos de pesquisa, apresentaram-se aos srs. Gabriel Micelli, diretor-técnico da fundação e responsável pela aproximação com a Sociedade, Instituições de Ensino Superior e Empresas; e Diego Lara, encarregado pelo setor de Tecnologia da Informação. Na pauta, discutir estratégias conjuntas para 2022. 

O diretor-técnico destacou a importância da aproximação com o Câmpus Cubatão e manifestou interesse em mapear os professores do IFSP e tê-los atuando dentro da fundação.

Ao ouvir a explanação da profª Maria Jeanna, orientadora dos projetos Meninas na TI: um novo despertar e Inclusão Digital: navegando na melhor idade, Gabriel comentou que programas assim são de interesse da fundação, que, inclusive, conversa com diversas empresas, entre as quais a Google, visando apoio para iniciativas como essas.

Questionado pelo prof. Marcelo Coelho sobre em quais ações da fundação o câmpus pode cooperar e se o Parque Tecnológico está atraindo empresas da região, o diretor-técnico informou que, na intenção de tê-las na FPTS, já está em contato com várias. Segundo ele, a fundação conseguiu garantir verba para montar a infraestrutura, adquirindo aparelhos de ar condicionado e mobiliário de escritório.

O prof. Arnaldo de Carvalho e o sr. Gabriel concordaram que o Sebrae ajudará a formar o ecossistema do Parque Tecnológico. O diretor disse ainda que os grandes players devem instalar equipamentos para uso de estudantes e profissionais proponentes de projetos inovadores. O servidor Diego afirmou que a entidade precisa ser mais visível e que a equipe está trabalhando nesse sentido.

Já o prof. Walter Varella apontou a importância de unir a academia e os empresários trabalhando em conjunto, citando sua experiência no Vale do Ribeira, onde está em andamento o desenvolvimento de uma área de inovação. Thiago Schulze, coordenador e docente da área de Turismo, apontou a possibilidade de desenvolver parcerias para projetos de extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Diego respondeu que a prefeitura tem muito interesse nisso, tendo proposto a inclusão da FPTS nesse evento, com palestras ministradas tanto na sede da fundação quanto no Câmpus Cubatão.

Na oportunidade, o prof. Elifas Levy citou o Congresso em Acessibilidade e Inclusão na Educação (CAIE), destacando que tornar esse evento mais visível pode ajudar nas ações da fundação. Nesse sentido, Walter apontou a possibilidade de desenvolver tecnologias na área de acessibilidade.

A reunião foi finalizada com o acordo de que, no próximo encontro, os 26 projetos de pesquisa PIBIFSP, em andamento no Câmpus Cubatão, serão apresentados à Fundação Parque Tecnológico de Santos. 

Professores e GTs que participaram desta atividade:

Thiago Rodrigues Schulze – Coordenador do Bacharelado em Turismo e Grupo de Pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista (TULIPA)

Arnaldo de Carvalho Júnior – Grupo de Pesquisas em Sistemas de Automação (AUTOSYSTEM) e Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Alexandre Maniçoba de Oliveira – Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Charles Arthur Santos de Oliveira – Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Elifas Levi da Silva – Grupo de Ensino e Pesquisa de Educação e Formação Profissional (GEPEFOP)

Marcelo Saraiva Coelho – Grupo de Pesquisas em Sistemas de Automação (AUTOSYSTEM)

Marciel Silva Santos – Grupo de Estudo e Ensino de Astronomia da Baixada Santista (GEEABS)

Maria Jeanna Sousa dos Santos Oliveira – Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática (PICEM) e Grupo de Ensino e Pesquisa de Educação e Formação Profissional (GEPEFOP)

Robson Nunes da Silva – Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada à Educação (INFOEDU)

Walter Augusto Varella – Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Acesse aqui mais informações sobre todos os Grupos de Pesquisa do Câmpus Cubatão: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/grupos-de-pesquisa

PARQUE TECNOLÓGICO SANTOS GERAL 1PARQUE TECNOLÓGICO SANTOS VÃOPARQUE TECNOLÓGICO SANTOS PLACA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página