Inscrições abertas para palestras alusivas ao Dia Nacional do Surdo
O Câmpus Cubatão, dia 26 de setembro, realiza o evento "O universo surdo e suas tecnologias". Com palestras e tour acessível pelas instalações do câmpus, a programação é aberta ao público em geral, que pode se cadastrar pelo formulário
De acordo com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o objetivo do evento é proporcionar um novo olhar sobre inclusão e acessibilidade, demonstrando a necessidade de disseminação da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, bem como a importância do conhecimento e da apropriação da cultura surda. O NAPNE, que instrumentaliza o câmpus na busca cada vez maior de uma educação tecnológica pública e acessível, acredita que, uma vez inserida e assumida nos espaços educacionais, a Libras favorece às pessoas surdas um ambiente mais inclusivo e de melhor desempenho. Segundo a organização do evento, esta programação é mais um passo em busca da eliminação de barreiras, no acesso à Educação, que impedem e dificultam a participação efetiva de pessoas com surdez no espaço acadêmico.
Programação: Setembro Azul - "O universo surdo e suas tecnologias."
13h00 às 13h30 Credenciamento
13h40 às 13h50 Abertura
13h50 às 14h00 Apresentação Institucional
14h00 às 15h00 Palestra: "A importância da Libras no ensino e suas especificidades", com Samanta Noronha, docente mestre em Libras e autora do livro "Surdez e Libras: Conhecimento em suas mãos."
15h00 às 15h20 Parada para café
15h30 às 16h15 Palestra: "Tecnologia e acessibilidade de inclusão", com Joaquim Amado, mestre e fundador da World Tech e America DeafTech; fundador e coordenador-geral da Deaf Developers Conference, representando a Hand Talk MTAC (Multi Platform Technical Audience Contributor)
16h15 às 17h Palestra: "LIBRAS Já! A importância da acessibilidade no turismo", com Carlos Henrique dos Santos, estudante do Câmpus Cubatão e idealizador do projeto Libras Já!.
17h às 17h20 Encerramento e entrega de certificados
17h30 Tour acessível pelo Câmpus Cubatão
Redes Sociais