Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 14h56 | Acessos: 2338

 Pesquisa ao acervo

http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/

Selecione “abrir mais opções de consulta” e selecione a “Unidade de Informação” ITAQUAQUECETUBA

 

Serviços

Catálogo on-line
Empréstimo domiciliar 
Empréstimo local
Renovação on-line
Reserva on-line
Catalogação na fonte
Serviço de referência
Acesso à internet
Empréstimo entre bibliotecas da Rede IFSP.

 

Informações gerais

Acervo

O acervo físico atualmente é composto por:

  Quantidade de títulos Quantidade de exemplares
Livros 215 1316

Fonte: Dados retirados do Sistema Pergamum em 20/05/2019

Além do acervo físico, disponibilizamos aos alunos e servidores o acesso a Biblioteca Virtual Pearson, onde a consulta já está integrada ao Pergamum ou através do SUAP.

O acesso aos Periódicos do Portal Capes é disponibilizada através do prontuário e senha, na aba CAFE no site do Portal.

No portal de consulta ao acervo das bibliotecas do IFSP, o aluno e servidores também tem acesso, mediante prontuário e senha, as Normas Técnicas da ABNT e demais normas.

Lembrete: Para todos os acessos mencionados acima, o aluno e servidor, acesso mediante prontuário e a senha é a mesma criada para acessar o SUAP.

Acesso

A Biblioteca pode ser utilizada por discentes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Itaquaquecetuba, e pela comunidade externa, sendo a consulta aberta para o público geral, com livre acesso ao acervo, salvo para serviços de empréstimo.

Utilização

Devem-se observar as regras de utilização da Biblioteca constantes do Regulamento, no que se refere à disciplina, uso e conservação do acervo e instalações, da disponibilidade dos serviços prestados, bem como as sanções aplicadas.

A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam de acordo com a categoria do usuário.

Empréstimo

Para realizar o empréstimo é necessária a apresentação de documento com foto ou carteira de estudante válida do aluno matriculado no IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba, sem a mesma não será possível fazer o empréstimo. Segue relação das categorias e detalhes sobre o empréstimo domiciliar:

Categoria: Aluno Ensino Técnico (Integral ou Concomitante/Subsequente) e Ensino Superior

  • Quantidade de material: 05.
  • Prazo: 07 dias corridos.
  • Facilidades: Acesso aos demais serviços pelo Pergamum, através do Prontuário do aluno, por exemplo: renovação on-line.

Categoria: Aluno FIC, Pré-vestibular

  • Quantidade de material: 03
  • Prazo: 07 dias corridos.
  • Renovação apenas presencial.

Categoria: Funcionário Terceirizado

  • Quantidade de material: 02
  • Prazo: 07 dias corridos.
  • Renovação apenas presencial.

Categoria: Servidores do IFSP

  • Quantidade de material: 07
  • Prazo: 21 dias corridos.
  • Facilidades: Acesso a demais serviços pelo Pergamum, através do Prontuário de servidor, por exemplo: renovação on-line.

Empréstimo especial

O usuário poderá levar como empréstimo especial 1 (uma) obra de consulta local e poderá permanecer com o material até às 20h:30min do mesmo dia da realização do empréstimo ou retirar o material na na sexta-feira  com devolução para segunda-feira (até as 20:30).

Os materiais de consulta local estarão disponíveis para o empréstimo especial.

Os livros com indicação "Exclusivo para Uso na Biblioteca" não estão disponíveis para o empréstimo domiciliar.

Reservas

As reservas de material emprestado ficarão disponíveis por até 48 horas a contar da data da devolução do mesmo. O contato avisando sobre a reserva disponível será realizado automaticamente pelo sistema da Biblioteca, através de e-mail. É importante manter o cadastro atualizado e e-mail válido. 

Renovações

A renovação na biblioteca será realizada mediante apresentação da obra e da carteirinha do aluno e se o empréstimo estiver em dia; se a obra estiver reservada ou atrasada a renovação não será efetuada.

As renovações on-line poderão ser realizadas até três vezes consecutivas. Após esse limite o usuário deverá apresentar o material à Biblioteca para realizar outras renovações.

Penalidades

A devolução do material em atraso, acarretará a suspensão para novos empréstimo, ou seja,  cada dia de atraso são 2 (dois) dias de suspensão para novos empréstimos.

Multa por atraso do empréstimo especial: 02 dias de suspensão a cada duas horas de atraso.

 

Regulamento

 

Política de desenvolvimento de coleções

 

DICAS IMPORTANTES

1. Não rasure nem arranque páginas de livros e revistas.
2. Evite marcar as páginas dos livros com grampos de metal.
3. Manuseie o livro com as mãos limpas, a gordura e o suor provocam manchas no papel.
4. Não deixe o livro no carro, a exposição ao sol descolore os pigmentos e oxida o papel.
5. Procure conhecer o regulamento da Biblioteca.
6. Não empreste sua carteirinha. Ela é de uso pessoal, instransferível e indispensável para as suas transações na Biblioteca.
7. Nunca saia com livro sem antes registrá-lo no balcão de atendimento.
8. Reponha obras perdidas ou extraviadas sob sua responsabilidade.
9. Mantenha silencio nos ambientes de estudo individual e desligue o celular.
10. Evite atrasos na devolução dos materiais.

 

Horário de atendimento no trabalho da Biblioteca: 09h00 às 21h00.

E-mail da Biblioteca: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

SERVIDORES RESPONSÁVEIS:

João Paulo Correia Ferreira
Cargo: Bibliotecário-documentalista

Função: coordenador de biblioteca

Agenda diária

Horário de trabalho*: 

Terça e quinta-feiras, das 9:00 às 17:00

Quarta e sexta-feira, das 9:00 às 19:00

*Redução da carga-horária para capacitação.

Carlos Alberto Pinheiro
Cargo: Auxiliar em administração

Horário de trabalho:

Segunda-feira, das 9:00 às 15:00

Terça a sexta-feira. das 11:00 às 17:00

David de Castro
Cargo: Auxiliar de biblioteca

Horário de trabalho:

Segunda a sexta-feira, das 15:00 às 21:00.

 

Histórico da Biblioteca do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba

No dia 15 de maio de 2017, em paralelo com chegada dos servidores ao novo câmpus, localizado à Rua Primeiro de maio, 500, no bairro Estação em Itaquaquecetuba, SP conhecemos o espaço que seria a biblioteca, uma sala de 116m² e que devido as obras que ainda estavam em andamento, deixou a local cheia de terra. Antes da mudança, a administração da escola funcionava em um prédio cedido pela Prefeitura de Itaquaquecetuba e as aulas ocorriam em uma escola municipal, também em parceria com a prefeitura. No chão, haviam bastante livros didáticos em pallets cobertos com um plástico para evitar a poeira. Fora os livros, haviam bastantes equipamentos de informática, alguns móveis e outros equipamentos que não fariam parte da futura biblioteca. Até então, a futura biblioteca contava apenas com um auxiliar de biblioteca que iniciou suas as atividades em 15/02/2017. Pouco antes da mudança para o novo câmpus, o bibliotecário João Paulo Correia Ferreira, que entrou em exercício no dia 11 de maio de 2017, integrou a equipe de Técnicos Administrativos em Educação (TAE) lotados no Câmpus Itaquaquecetuba.

A partir daí a missão passou a ser a implantação da Biblioteca do Câmpus Itaquaquecetuba.

Ao longo do ano de 2017, ocorreram a limpeza do espaço, a retirada dos materiais que não faziam parte da biblioteca e busca por melhorias em infraestrutura. Foi instalado um computador doado para realizar alguns trabalhos internos, mas sem acesso internet cabeada ainda. O acesso à internet era feito apenas quando o modem móvel era instalado no computador. Na época eram dois modens compartilhados com todos os servidores do câmpus. Ainda em 2017 recebemos um reforço no quadro de servidores da biblioteca com a realocação de Carlos Alberto Pinheiro para equipe. Pinheiro, como é conhecido na escola, entrou em exercício no dia 06/09/2016, passando por alguns setores.

No dia 11 de agosto de 2017, foi realizado um treinamento sobre o Sistema Pergamum, ministrado pelo coordenador geral de bibliotecas do IFSP (interino), na época, Luiz Carlos. O treinamento ocorreu no Câmpus Suzano e contou com o apoio da bibliotecária Elizangela e da direção do curso. Participaram do treinamento, João Paulo, David e a Erika, na época, bibliotecária do Câmpus Pirituba.

No dia 13 de novembro de 2017, após solicitação realizada, recebemos o nosso código Marc, identificador internacional da Biblioteca do IFSP Itaquaquecetuba para catalogação de acervo. Este código foi solicitado no dia 25 de outubro de 2017, por e-mail, à Biblioteca do Congresso (EUA).

No dia 28 de novembro de 2017 foi realizada a instalação de 04 computadores na Biblioteca. Na época a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) informou que para a biblioteca estava previsto um computador novo e os outros três seriam os computadores recebidos por doação.

No dia 09 de março de 2018 foi instalado um ponto de internet cabeada, garantindo assim, mais autonomia para realização das atividades da biblioteca, visto que antes dependíamos da disponibilidade do modem portátil.

No dia 06/02/2018 o primeiro livro cadastrado no Sistema da Biblioteca de Itaquaquecetuba, foi um exemplar do livro Uma breve história da ciência moderna, volume 02. O cadastro era feito quando conseguíamos ficar com o modem.

Entre os dias 01 e 09 de março de 2018 iniciamos a configuração do sistema Pergamum com a definição de parâmetros e com alguns testes de empréstimo para os servidores e alunos do curso de licenciatura de matemática.

No dia 12/03/2018, efetivamente, abrimos as portas para todos adentrarem no espaço da biblioteca e iniciamos a prestação dos serviços de atendimento ao público e o serviço de empréstimo, disponível para as todas as categorias atendidas, tais como: discentes, servidores e funcionários terceirizados. Coincidentemente, no dia em que se comemora nacionalmente, o dia do bibliotecário. Ainda com poucos recursos e poucos materiais para empréstimo, mas com muita disposição para o trabalho.

No dia 12/03/2018 o bibliotecário João Paulo Correia Ferreira, assumiu formalmente, a coordenadoria de biblioteca (CBI) do Câmpus Itaquaquecetuba.

A Biblioteca do IFSP Câmpus Itaquaquecetuba mantém um acervo com temas voltados, principalmente, para mecânica e matemática.Em nossa coleção atualmente, incluem livros, dicionários, atlas e mangás. A gestão do acervo é automatizada com a utilização do Sistema Pergamum.

 Disponibilizamos duas cabines para estudo individual e quatro mesas para estudo em grupo. Temos armários guarda-volumes, o empréstimo das chaves é no balcão de atendimento da biblioteca. Há também duas cabines com computadores com o software necessário para edição de texto, elaboração de apresentação e demais trabalhos acadêmicos. No momento, não temos disponibilidade de acesso à Internet para os alunos. Temos ainda um sofá para promover mais conforto aos usuários em seus momentos de leitura ou descanso.  

O nosso acervo é aberto, o que significa que cada usuário tem liberdade para ter acesso as estantes e escolher o material para leitura ou empréstimo. Os materiais que tem a informação de consulta local, só são liberados para devolução no mesmo dia, ou na sexta com devolução na segunda-feira. Os materiais que estão com a etiqueta exclusivo uso da biblioteca, não são emprestados. Os demais são liberados regularmente. Apenas os livros que já estão com as etiquetas com código de barras estão disponíveis para empréstimo.

O empréstimo domiciliar do acervo está disponível apenas para alunos regularmente matriculados nos cursos técnico integral, técnico concomitante e subsequente, licenciatura em matemática, além de cursos da extensão, como FIC e pré-vestibular. Estendemos ainda, o serviço de empréstimo aos funcionários terceirizados. Usuários da comunidade local, podem utilizar a biblioteca através da consulta local ao acervo para pesquisas. O empréstimo para a comunidade externa não está disponível.

Os bibliotecários orientam os alunos, servidores e demais interessados no acesso a fontes de informação especializada, tais como bases de dados de periódicos, biblioteca virtual e auxiliam na orientação da normalização de trabalhos acadêmicos.

Regulamente promovemos oficinas sobre o uso da biblioteca e apresentação dos recursos disponíveis aos usuários, bem como, demais atividades correlatas.

Qualquer demanda específica, dúvidas ou reclamações, podem ser enviadas para nosso e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Revistas Eletrônicas

Matemática

Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1516-5388)
http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/

Zetetike (ISSN 2176-1744)
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/

TEMA Tendências em Matemática Aplicada e Computacional (ISSN 1677-1966)
http://www.sbmac.org.br/tema/seer/index.php/tema

REVEMAT Revista Eletrônica de Educação Matemática (ISSN 1981-1322)
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/archive

Informática

Revista de Informática e Teoria Aplicada (ISSN 2175-2745)
http://seer.ufrgs.br/index.php/rita/index

Revista Brasileira de Informática na Educação (ISSN 1414-5685)
http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie

Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (ISSN 1983-4217)
http://www.ce-resd.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=7

Revista Eletrônica de Iniciação Científica (ISSN 1519-8219)
http://seer.ufrgs.br/reic

Automação Industrial

Controle & Automação (ISSN 0103-1759)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1759&lng=pt&nrm=iso

Modeling, Identification and Control (Online): a Norwegian research bulletin – B2 (ISSN 1890-1328)
http://www.mic-journal.no/

Acta Scientiarum. Technology – B3 (ISSN 1807-8664)
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/index

Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering – B1 (ISSN 1678-5878)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-5878&lng=en&nrm=iso

 

Normalização

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Para norteio na elaboração, padronização e normalização de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no IFSP Campus Itaquaquecetuba utiliza-se as seguintes ABNT NBR:

NBR 6023:2002 Informação e documentação - Referências - Elaboração
NBR 6024:2012 Informação e documentação — Numeração progressiva das seções de um documento — Apresentação
NBR 6027:2012 Informação e documentação — Sumário — Apresentação
NBR 6028:2003 Informação e documentação - Resumo - Apresentação
NBR 6034:2004 Informação e documentação - Índice - Apresentação
NBR 10520:2002 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação
NBR 12225:2004 Informação e documentação - Lombada - Apresentação
NBR 14724:2011 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

Está disponível o acesso às normas da ABNT nos computadores e rede wi-fi do IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba.
Para visualizar as normas, basta seguir para o link http://www.abntcolecao.com.br/ifsp

 

Referências

MORE
http://www.more.ufsc.br/

Mecanismo On-line para Referências, desenvolvido numa parceria entre a UFSC e o RExLab, é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente referências no formato ABNT NBR 6023/2002 para os documentos mais usados no meio acadêmico. Acesso livre.

Requisitos para entrega de Trabalho de Conclusão de Curso na biblioteca do IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba

1. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado e defendido no IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba:

- (1) Uma cópia impressa devidamente assinada pelos membros da banca examinadora (assinatura original);

* Encadernação em capa dura na cor preta e com letras em dourado.

- (1) Uma cópia digital em formato PDF do trabalho na íntegra em CD-ROM;
- Preenchimento do Termo de Autorização para disponibilização do trabalho na Internet;
O Trabalho de Conclusão de Curso deve estar em sua versão final, acompanhada da folha de aprovação original, datada e assinada pelos membros da banca examinadora.

Local para entrega:

 

IFSP Câmpus Itaquaquecetuba/SP

 

Termo de autorização de publicação:

 

Formulário para elaboração de ficha catalografica:

 

Links temáticos

Arandanet
http://www.arandanet.com.br/

Boletim Técnico do Senac
http://www.senac.br/informativo/bts/index.html

CAPES
http://www.periodicos.capes.gov.br/

CCEI
http://www.urcamp.tche.br/ccei/portal/

Controle & Instrumentação
http://issuu.com/editoradoadministradorltda./docs/pr78

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Eletricidade Moderna
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/eletricidade_moderna/

Ferramental
http://www.revistaferramental.com.br/

Gestão Educacional
http://www.gestaoeducacional.com.br/

IEEE Computer Society
http://www.computer.org/portal/web/guest/home

Info Exame
http://info.abril.com.br/

Inox
http://www.abinox.org.br/revista-inox-edicoes.php

Intech América do Sul
http://www.isadistrito4.org.br/revista.php

Lubes em Foco
http://www.lubes.com.br/

Máquinas e Metais
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/maquinas_metais/

O mundo da Usinagem
http://www.omundodausinagem.com.br/

O Estado de São Paulo
http://www.estadao.com.br/

Plástico Industrial

http://www.arandanet.com.br/midiaonline/plastico_industrial/

Polímeros : Ciência e Tecnologia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1428&lng=en&nrm=iso

Revista Composites & Plásticos de Engenharia
http://issuu.com/editoradoadministradorltda./docs/pr78

Revista Corte & Conformação
http://www.arandanet.com.br/midiaonline/corte_conformacao/

Revista Sinergia
http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia

Revista Soldagem & Inspeção

http://abs-soldagem.org.br/s&i/

Scielo
http://www.scielo.org/php/index.php

Scientific American Brasil
http://www2.uol.com.br/sciam/

Sinergia
http://www.cefetsp.br/edu/prp/sinergia/

Sociedade Brasileira de Educação Matemática
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/

Super Interessante
http://super.abril.com.br/

Veja
http://veja.abril.com.br/

Viva o Linux
http://www.vivaolinux.com.br/

registrado em:
Assunto(s): Biblioteca , Pergamum , itq , iq , itaquaquecetuba
Fim do conteúdo da página