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Perguntas e respostas

Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 12h26 | Acessos: 4300

CADASTRO

Quem pode se cadastrar na biblioteca?

Alunos matriculados em cursos regulares podem realizar empréstimos. Alunos de curso FIC, cursinho e comunidade externa devem procurar o balcão de atendimento da biblioteca.

 

CADASTRO DE USUÁRIOS EXTERNOS

Para o cadastro de usuários externos, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço.

Como faço para atualizar meu e-mail?

Para atualizar o e-mail, você deve se dirigir à CRA e solicitar inclusão ou alteração do e-mail em seu cadastro.

 

EMPRÉSTIMO

Até quantos livros posso retirar e qual o prazo para devolução?

  • Alunos cursos regulares: 5 obras, 7 dias corridos.

  • Alunos FIC, cursinho, outros: 3 obras, 7 dias corridos.

  • Técnicos-administrativos e docentes: 7 obras, 21 dias corridos.

Posso realizar empréstimos, devoluções e consultas fora do horário de atendimento da biblioteca?

Só será possível utilizar os serviços presenciais da biblioteca dentro do horário estipulado, a saber, das 09h às 21h.

 

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

Posso solicitar o empréstimo de livros de outras bibliotecas do Instituto Federal?

Sim. Essa solicitação deve ser feita diretamente no balcão de atendimento. O servidor informará caso esteja disponível em outra biblioteca do IFSP.

PENALIDADES

Livros em atraso tem penalidade?

É calculado automaticamente 2 (dois) dias de suspensão para cada dia e obra em atraso.

Estou suspenso para realizar novos empréstimos e renovações por um longo período. Existe algo que eu possa fazer para a retirada da suspensão?

O aluno poderá optar pela penalidade alternativa. A penalidade alternativa foi instituída para possibilitar aos usuários suspensos por longos períodos a troca do período de suspensão pela doação de material bibliográfico ou multimídia de acordo com a lista de interesse da Biblioteca.

Em caso de perda do material ou livro emprestado, como proceder?

Você deverá repor o material extraviado e comunicar imediatamente a biblioteca para as devidas providências.

 

RENOVAÇÃO

Posso renovar os materiais caso precise ficar mais tempo com eles?

Você pode renovar até 3 vezes desde que a obra emprestada não possua reserva. Caso a obra possua reserva, o sistema informará que a renovação foi cancelada. Nesse caso, precisará devolver o livro.

Como faço a renovação?

Você pode renovar os livros on-line pelo sistema Pergamum. Para isso:

  • Acesse pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br;

  • Faça login (selecione Itaquaquecetuba + número de prontuário e senha) no canto direito da página;

  • Clique em “Meu Pergamum”.

Em caso de problemas com a renovação on-line, vá até o balcão de atendimento da Biblioteca ou entre em contato antes da data de devolução expirar.

E se eu esquecer de devolver ou renovar o livro no prazo?

Você ficará suspenso por 2 dias por cada material emprestado. Por exemplo, se você estiver com 5 livros em atraso, terá 10 dias corridos de suspensão. A renovação não poderá ser efetivada caso existam pendências.

 

RESERVA

Posso reservar os livros que eu tiver interesse e porventura estejam emprestados?

Você poderá fazer a reserva do material. Para tanto, precisará realizar uma pesquisa no acervo, selecionar a unidade de informação “Itaquaquecetuba” e clicar em “pesquisar”. Ao encontrar o material desejado, clique em “exemplares” para verificar se há um exemplar disponível e quando é a data de devolução mais próxima. Em seguida, clique em “Reserva”, informe os dados, se houver, selecionar volume e clique em “confirmar”. Em seguida aparecerá a mensagem que a reserva foi concluída. Quando o material for devolvido, um e-mail será enviado automaticamente informando-o da disponibilidade e do prazo para o empréstimo do material.

Como cancelar a reserva de um livro?

Acesse o “Meu Pergamum”. Na tela inicial clique em “Títulos Reservados”. Verifique a lista de títulos reservados e clique em cancelar sobre o item desejado. Você também pode solicitar o cancelamento da reserva no balcão de atendimento da Biblioteca.

 

GUARDA VOLUMES

A biblioteca disponibiliza armários com chave para que os usuários guardem seus pertences enquanto utilizam as dependências da biblioteca. Após o uso dos armários, os usuários devem devolver as chaves e a não devolução resultará em suspensão de empréstimos. Não será permitido o acesso do usuário portando bolsas, sacolas, mochilas, comidas, etc.

NORMAS ABNT

Como faço para acessar as normas da ABNT?

Entre na tela de pesquisa no acervo Pergamum e faça o login. Realize a busca da norma e clique na aba “pesquisa Target GEDweb”. Dentre os resultados, clique no ícone do cadeado e permita o Pop UP da Target GEDweb. Uma nova tela abrirá com a norma que pode ser visualizada a cada 20 páginas.

É possível acessar as normas da ABNT de qualquer computador?

As normas da ABNT estão disponíveis para acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer local, desde que efetue login na página do Pergamum.

Como faço para obter o PDF das normas da ABNT?

Você precisa entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para solicitar o PDF da norma e justificar sua necessidade.

 

DEPÓSITO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DISSERTAÇÃO E TESE

Retornei de afastamento para qualificação e preciso entregar uma cópia da minha dissertação ou tese para a Biblioteca. Posso enviar por e-mail?

Os servidores que retornarem do afastamento para qualificação devem entregar à Biblioteca a versão da dissertação ou tese apenas em formato digital, com o Termo de Autorização de Divulgação assinado. O termo de autorização encontra-se disponível na página institucional da Biblioteca.

Concluí meu trabalho de conclusão de curso e devo solicitar a elaboração da ficha catalográfica à Biblioteca do meu câmpus. Como devo proceder?

A elaboração de ficha catalográfica deve ser solicitada à Biblioteca por meio do sistema Pergamum. O aluno deve realizar login em “Meu Pergamum”, clicar em “Solicitações”, depois em “Ficha Catalográfica”, preencher todas as informações solicitadas e clicar em “Gravar”. O prazo para elaboração da ficha catalográfica é de até 7 dias úteis.

 

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Como realizo o acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES?

Todos os servidores e alunos têm acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES por meio de nome de usuário e senha. Acesse o endereço http://www.periodicos.capes.gov.br/ e clique em ACESSO CAFE, disponível no canto superior direito da tela. Será necessário informar sua instituição, e, em seguida, prontuário e senha (senha do e-mail institucional no caso de servidores e senha do SUAP/Aurora no caso de alunos).

 

BIBLIOTECA VIRTUAL DA PEARSON

Como faço para acessar os títulos disponíveis na biblioteca da Person?

Faça login na página da pesquisa no acervo (Pergamum). Em seguida, realize a busca com o título, autor ou assunto desejado. Os livros da Biblioteca Virtual estão identificados como “on-line” e possuem um cadeado. Clique sobre o cadeado e dê permissão para abrir janela Pop Up em seu navegador. Abrirá uma nova tela com o livro. Saiba como utilizar os recursos da Biblioteca Virtual que permite salvar conteúdos e fazer anotações. Atenção: não é possível baixar o livro, apenas consultá-lo, fazer anotações e salvá-lo em seus favoritos.

Como faço para acessar a Biblioteca Virtual da Pearson usando o aplicativo?

Faça o login no SUAP e clique no link Biblioteca Virtual da Pearson. Depois de acessar, clique em Minha Conta, preencha as informações solicitadas, crie uma senha e clique em atualizar. Baixe o aplicativo da Biblioteca Virtual da Pearson na Play Store e realize o acesso informando os dados já cadastrados em “Minha conta”. Vale lembrar que o acesso pode ser realizado de qualquer localidade.

 

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