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Matemática do Câmpus Itaquaquecetuba é avaliado com nota máxima pelo MEC

  • Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 14h08
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A dedicação dos servidores e dos estudantes é apontada como diferencial para conquista 

O curso superior de Licenciatura em Matemática do Câmpus Itaquaquecetuba, avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo geral não só preparar professores com conhecimentos sólidos para a área da Matemática mas também para a formação pedagógica, direcionada para o ensino de tal disciplina na Educação Básica. Mas, na prática, os estudantes relatam que o curso oferece experiências muito mais enriquecedoras do que as prometidas.  

Para o coordenador do curso, professor Francisco Oliveira, o sucesso da avaliação pode ser atribuído a múltiplos fatores: “a Instituição provê os recursos humanos e materiais, as diretrizes e foca na qualidade”. A qualidade do corpo docente, formado em sua maioria por doutores, também é destacada pelos alunos do curso.  

A aluna Luana Geovana Souza de Oliveira, de 23 anos, do 8º semestre, revela que o curso superou suas expectativas. “O ensino é de qualidade, os professores auxiliam seus alunos até mesmo fora do horário de aula. No Câmpus Itaquaquecetuba, contamos com biblioteca, sala de informática e laboratório de Matemática, além de espaços que serviram de suporte para estudar, fazer trabalhos, bem como tirar dúvidas. Isso tudo me motivou muito durante o decorrer do curso”, conta. 

E é justamente a experiência dos professores que possibilita aos estudantes receberem uma formação privilegiada com conhecimento para atuar e atender às expectativas do mercado de trabalho. “Esse é o nosso foco. Converso com os docentes do curso, sobretudo com aqueles que assumem os componentes curriculares de práticas pedagógicas, para que o curso seja forte na prática que ocorre na escola. Ninguém melhor que os nossos docentes, com larga experiência na educação básica e superior, para repassar aos estudantes o arcabouço da profissão”, avalia. 

Além de ter alunos já atuando como docentes, Francisco destaca que muitos trabalham em áreas afins, como o mercado financeiro e na computação.     

Os Núcleos Docentes Estruturantes, responsáveis pela concepção, acompanhamento, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso, sempre foram muito consistentes, aponta o coordenador. E o principal, acredita o docente: “o corpo discente é o coração do curso”. 

Na avaliação de Luana Geovana, o empenho dos docentes reflete diretamente no interesse dos colegas. “Os profissionais capacitados e dedicados e professores que lecionam com disposição refletem no aprendizado dos alunos”. E esse interesse superou até mesmo o dramático período de aulas remotas devido à pandemia de covid-19. “Participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e foi uma experiência satisfatória, apesar das atividades remotas, devido à covid-19. O Pibid serviu  como incentivo na minha carreira de professora de matemática, além de elevar  a qualidade da minha formação”, avalia. 

O colega de sala Marcos Junior da Costa, de 21 anos, revela que os conhecimentos adquiridos a distância, durante sua participação no Pibid, fez toda a diferença na sua carreira. “Quando participei do Pibid, estávamos de quarentena e, mesmo de maneira remota, aprendi muita coisa que hoje, enquanto professor contratado do estado de São Paulo, utilizo diariamente, como a reunião dos professores para fechamento de bimestre, o conselho de classe”. 

Além da bolsa Pibid, Luana foi beneficiada, por dois anos, pelo Programa de Auxílio Permanência (PAP), por meio do qual recebeu auxílio-transporte para frequentar as aulas. No início do curso, a estudante percorria mais de duas horas de transporte público para chegar ao Câmpus Itaquaquecetuba, e conta que sempre foi motivada e acolhida pelo IFSP. "Uma das professoras fazia questão de me incluir em todas as atividades do curso, entre elas: participei da banca avaliadora de Projeto Integrador do curso Técnico em Mecânica. Essa professora me incentivou e auxiliou a ingressar no Pibid. Ela foi fundamental e fez toda diferença para minha formação”. 

Marcos também foi beneficiado pelo Programa de Auxílio Permanência, que lhe permitiu pagar o transporte para o Câmpus Itaquaquecetuba. E, durante a pandemia, ele recebeu, por meio do Programa Inclusão Digital do IFSP, recursos para comprar um tablet e acompanhar as aulas remotamente.  

Marcos e Luana durante a Semana da Matemática 2022 do Câmpus Itaquaquecetuba

 

Uma das experiências mais notáveis durante o curso para os dois alunos foi a oportunidade de ministrar aulas na turma de Educação de Jovens e Adultos. “Foi incrível e muito marcante poder conhecer essa realidade da EJA”. Marcos também relata sua experiência: “era uma quinta-feira à noite, minha equipe estava ansiosa para lecionar. Fomos muito bem recebidos por todos. Os alunos estavam muito interessados, participaram da aula ativamente. Ao final da aula, fomos elogiados por eles e entregamos uma singela lembrança a cada aluno presente. Pude perceber, ao fim daquela aula, o que quero para minha vida profissional: lecionar para estudante de qualquer idade, com ou sem dificuldade com a Matemática”.  

Marcos e Luana ministraram uma aula de Matemática para aos alunos da EJA 

 Depois de quatro estágios obrigatórios e outras oportunidades de exercer a docência, Luana se sente preparada para assumir uma sala de aula: “desde o início o curso preparou bem seus alunos, então tivemos professores e aulas de qualidade, além disso, as aulas de práticas pedagógicas foram ótimas e serviram como base não só para aprender a criar planos de aula como também ministrar aulas”, finaliza Luana.  

Ao ser questionado se está preparado para atuar no mercado de trabalho, Marcos é categórico: “Sim e muito! O Câmpus Itaquaquecetuba do IFSP tem nos preparado para lecionar de maneira excelente, pois além de aprender todo conteúdo matemático da grade curricular, somos instruídos a criar projetos, planos de aulas, atividades adaptadas para alunos com algum tipo de deficiência e até jogos on-line", resume.  

E na vida de estudante-docente, o licenciando já coleciona momentos emocionantes, um deles foi no dia do seu aniversário. “Minha sala de coordenação preparou uma festa surpresa para mim. Ganhei presentes e uma carta que falava sobre a importância do professor na vida dos alunos. Eu me emocionei, pois pude perceber que mesmo de forma indireta contribuí de maneira positiva na vida acadêmica deles. Fiquei conhecido pela paciência que tenho para explicar o conteúdo quantas vezes forem necessárias. Era uma situação comum para mim, mas para eles foi um diferencial que lhes ajudou a gostar da Matemática”, relata. 

No dia do seu aniversário, Marcos ganhou uma festa surpresa dos amigos

 Para Marcos, sua graduação é sinônimo de muitas realizações. “Eu pude concretizar um dos meus sonhos que era cursar o ensino superior, e isso me trouxe diversos aprendizados, pois foi através do curso que o mercado de trabalho se abriu para mim; já leciono na rede pública e já fui convidado recentemente a trabalhar em um colégio particular”. “Outra experiência marcante foi que ganhei quatro festas surpresas de aniversário dos meus amigos e comemoramos lá no refeitório do IF. Vejo que além de toda formação acadêmica, a Instituição me presenteou com alguns amigos que levarei pra vida inteira”.  

Ingresso no curso 

O ingresso no curso de Licenciatura em Matemática no Câmpus Itaquaquecetuba, assim como em todos os cursos de graduação do IFSP no primeiro semestre de 2023, se dará por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Para acessá-lo, o candidato deve ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba mais em sisu.mec.gov.br.  

O IFSP oferece, para o próximo semestre, 5.400 vagas em cursos gratuitos de graduação.  

O curso de Matemática é oferecido no Câmpus Itaquaquecetuba no período noturno. Conheça mais sobre o curso em IFSP - Câmpus Itaquaquecetuba. 

 

Fonte: DiCom - Diretoria de Comunicação do IFSP

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