Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP terá política de enfrentamento à violência aos estudantes este ano

  • Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 12h05
  • Acessos: 410

Um grupo de trabalho criado em 2021 está trabalhando na construção do documento

Nesta semana, o grupo de trabalho do IFSP implementado em 2021 com o intuito de construir uma política institucional de enfrentamento à violência aos estudantes teve sua primeira reunião presencial. A partir do encontro, foram definidas algumas datas importantes para o avanço do processo, entre elas a live de apresentação da minuta da política à comunidade, que deve acontecer no dia 31 de maio, e a apreciação do documento pelo Consup, prevista para setembro.

Criado pela portaria n°5730/21, o grupo, composto por servidores de áreas e câmpus diversos, vem trabalhando em um documento que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações de prevenção, orientação e formação continuada. O documento também institui fluxos de encaminhamento ou intervenção sobre situações potenciais ou efetivas de violência vivenciadas por estudantes do IFSP.

O GT nasceu em outubro de 2021, quando os alunos começavam a retornar às suas atividades presenciais, após quase dois anos de aulas remotas. O atual coordenador do grupo, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, explica que o estímulo para a origem do grupo foi a percepção de que houve um aumento das queixas de violência durante e após a pandemia; essas queixas envolvem tanto relações entre alunos quanto relações entre alunos e professores. “Nesse sentido, a política é muito importante para a instituição. Ela vem para assegurar o direito dos nossos estudantes.”

Ainda segundo Vitor, o trabalho do grupo se traduzirá em uma política de enfrentamento à violência. “Essa política permitirá que os nossos estudantes sejam acolhidos e que tenham os seus diretos preservados caso venham a sofrer algum tipo de violência”, diz. Atualmente não há dados sistematizados a respeito dos tipos de violência que acontecem dentro do IFSP. Inclusive, conta Vitor, um dos objetivos do GT é listar todos os tipos de violência relacionados aos estudantes existentes em um ambiente escolar, para a partir daí fazer um mapeamento daqueles mais recorrentes dentro da instituição.

A comunidade do IFSP também poderá colaborar com a construção da política. Após a apresentação da minuta, prevista para o fim de maio, o documento irá para consulta pública, momento em que todos os interessados poderão dar suas contribuições.

 

https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3617-ifsp-tera-politica-de-enfrentamento-a-violencia-aos-estudantes-ainda-este-ano 

registrado em:
Fim do conteúdo da página