IFSP Itaquaquecetuba realiza palestras sobre autismo com foco em inclusão e apoio escolar
Nos dias 25, 27 e 28 de novembro de 2024, o IFSP Campus Itaquaquecetuba foi palco de uma série de palestras sobre o autismo, trazendo informações e sensibilização à comunidade escolar sobre a temática.
O evento alcançou em torno de 170 estudantes que frequentam os cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras, Bacharelado em Engenharia Mecânica, e o curso Técnico em Mecânica (concomitante/subsequente), e teve como palestrante a professora Cristiane Toledo Maria, graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela mesma instituição. Embora a Cristiane tenha suas formações na área de Letras, ela tem se dedicado nos últimos dois anos ao estudo do autismo e, como pessoa autista, trouxe reflexões profundas e experiências pessoais que enriqueceram o debate.
A psicóloga Gabriela Máximo, da APAE de Itaquaquecetuba, também participou do evento, oferecendo uma visão prática e profissional sobre os desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação se faz muito importante para a formação dos participantes em relação à convivência, respeito, compreensão e inclusão dos autistas nos espaços sociais, sendo essencial também aos nossos estudantes dos cursos de Licenciatura que atuarão como docentes e necessitam de preparo para atender aos seus futuros alunos com estas necessidades específicas em sala de aula.
No evento houve a distribuição de balas simbólicas; um painel decorativo em que os participantes puderam tirar suas fotos; além de uma mini-feira de distribuição de mudinhas gratuitas de plantas, o qual foi viabilizado em parceria com o projeto da horta escolar do campus.
A atividade foi promovida pelo Napne, em conjunto com o projeto “Rede de Apoio e Inclusão Escolar”, sendo organizada pelo Prof. Luis Mateus da Silva Souza e a Técnica em Assuntos Educacionais Débora C. da Silva. A abertura foi conduzida pelo bolsista Miguel Arcêncio Guimarães que apresentou os convidados e destacou a importância do projeto Rede de Apoio e Inclusão Escolar para fomentar a inclusão no ambiente acadêmico.