Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Assuntos > Objetivos do Curso
Início do conteúdo da página

Objetivos do Curso

Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 15h31 | Acessos: 3537

OBJETIVO GERAL

O curso tem como objetivo geral a formação inicial de profissionais para atuarem na docência em Matemática e na gestão dos processos pedagógicos inerentes às diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dessa maneira, espera-se que, ao final do curso, os estudantes sejam capazes de:

  • Construir saberes matemáticos, didáticos e pedagógicos para o exercício da docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em diferentes modalidades de Educação;
  • Conhecer e refletir sobre a organização e a gestão escolar através da vivência, análise, elaboração, execução e avaliação de projetos e programas educacionais;
  • Analisar, selecionar, adaptar e produzir materiais didático-pedagógicos, considerando os conteúdos específicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino; 
  • Contextualizar a Matemática e inter-relacionar seus conceitos e propriedades com outras áreas do conhecimento, enfatizando a sua relevância no mundo contemporâneo; 
  • Conhecer, elaborar e desenvolver situações de ensino e de aprendizagem que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático, não se restringindo às técnicas, fórmulas e algoritmos; 
  • Conhecer e utilizar diferentes recursos tecnológicos, didáticos e pedagógicos como ferramentas de ensino, de aprendizagem e de resolução de problemas matemáticos;
  • Analisar criticamente e problematizar as diretrizes curriculares nacionais e outras determinações legais ao construir, desenvolver e avaliar projetos educacionais e demais atividades; 
  • Refletir sobre a prática docente, compreendendo-a como um processo dinâmico e contínuo, considerando a pesquisa e a investigação como recursos para intervir na prática do professor e aperfeiçoar suas ações  pedagógicas; 
  • Desenvolver e promover ações que articulem ensino, pesquisa e extensão; 
  • Reconhecer a diversidade e promover a educação inclusiva; 
  • Compreender a ciência, e a matemática em particular, como atividade humana e como instrumento de interpretação e intervenção no mundo; 
  • Ser um profissional consciente das dimensões ética, política, estética e técnica da docência na Educação Básica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página