Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais DRG > Assuntos > Atividades de Pesquisa - Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página

Atividades de Pesquisa - Engenharia Mecânica

Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2024, 22h51 | Acessos: 3926


A pesquisa científica é um pilar fundamental na formação dos graduados em Engenharia Mecânica e em todos os demais cursos. Ela não apenas enriquece o conhecimento teórico e prático dos alunos, mas também desenvolve habilidades cruciais para a solução de problemas complexos, inovação tecnológica e progresso industrial.

Qual a importância da Pesquisa Científica?
A pesquisa científica permite que os estudantes de Engenharia Mecânica adquiram uma compreensão profunda dos princípios e métodos científicos, desenvolvam habilidades analíticas e críticas, aprendam a realizar experimentos, analisar dados e interpretar resultados, ganhem experiência em trabalhar com tecnologias de ponta e metodologias avançadas, fortaleçam sua capacidade de comunicação escrita e oral através da elaboração de relatórios e apresentações em eventos científicos.

O que o estudante faz durante uma Iniciação Científica?
As atividades de iniciação científica envolvem:

  • Definição de um problema ou questão de pesquisa.
  • Revisão da literatura existente para fundamentar o estudo.
  • Elaboração de um plano de pesquisa detalhado.
  • Execução de experimentos ou simulações.
  • Coleta e análise de dados.
  • Redação de relatórios e artigos científicos.
  • Apresentação dos resultados em seminários, congressos e publicações acadêmicas.

Modalidades de Iniciação Científica
Existem duas principais modalidades de iniciação científica: com bolsa e voluntária.

  • Iniciação Científica com Bolsa: Nesta modalidade, os estudantes recebem apoio financeiro para desenvolverem seus projetos. As bolsas podem ser oferecidas por diversas agências/instituições, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Próprio IFSP, através de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIFSP) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que faz parte do Ministério da Educação (MEC). Além dessas opções, ainda existem outras possibilidades que são divulgadas à toda a comunidade científica.

  • Iniciação Científica Voluntária: Nesta modalidade, os estudantes participam de projetos de pesquisa sem receberem apoio financeiro. Apesar da ausência de uma bolsa, essa experiência é extremamente valiosa, pois oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.


Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Mecânica, Materiais e Manufatura
O Campus Itaquaquecetuba possui um grupo de pesquisa, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Esse grupo é composto por 21 membros, sendo docentes, discentes e Técnicos envolvidos com a pesquisa científica e os temas relacionados. Atualmente, o seu líder é o professor Italo Leite de Camargo e o vice-líder é o professor Renan Luis Fragelli.

Informações sobre o grupo podem ser acessadas clicando aqui.



Pesquisas realizadas no curso de Engenharia Mecânica

registrado em:
Fim do conteúdo da página