Página inicial > Cursos > Assuntos > Orientação Cursos FICs (Alunos CEX)

Orientação Cursos FICs (Alunos CEX)

Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h02 | Acessos: 4935

Inscrição e matrícula

Somos uma instituição de ensino público e todos os nossos cursos são gratuitos e isentos de cobranças de taxas de inscrição, matrícula ou mensalidades.

Quando as inscrições para um curso são abertas é publicado um Edital. É muito importante que o candidato leia o edital do curso pretendido.

Cada curso tem um edital próprio, ou seja, cada curso tem as suas regras para seleção, datas, documentos para matrícula e para qual escolaridade o curso é dirigido. Também é no Edital de seleção para o curso que você fica sabendo um pouco mais sobre o que será ensinado, qual a carga horária total do curso, que dia e horário o curso será oferecido, quando começam as aulas e os critérios para ser aprovado no curso obter o seu certificado.

Por isso é necessário que você leia o edital de cada curso que deseja se inscrever, e faça o preenchimento de formulário de inscrição com atenção.

Fiz minha matrícula no curso de extensão e agora?

1. Ao ingressar no IFSP por meio dos processos seletivos para os Fics, você recebe um número de prontuário que o identifica durante a sua vida acadêmica.
  2. A frequência é obrigatória,e  previsão mínima de 75% da carga horária total prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) referente às aulas e demais atividades acadêmicas. A frequência e as notas  podem ser acompanhadas por meio do Sistema Suap.
  3. No primeiro acesso ao sistema Suap, os alunos cadastram uma senha e, em seguida, podem acessar as notas e a frequência de todas as disciplinas já cursadas e em andamento.
  4. Para o acesso ao AVA do Moodle ITQ, é necessário que o aluno já tenha realizado o primeiro acesso ao Sistema Suap.
  5. Os alunos dos Cursos de Extensão também podem utilizar o espaço de nossa Biblioteca Maria Firmina dos Reis e  utilizar a Biblioteca Virtual Pearson pelo SUAP. Para mais informações sobre como usar a biblioteca, acesse a página de nossa biblioteca.
  6. Para saber como acessar o SUAP, clique em  (Link para o Tutorial da CRA ) alunos presenciais e EaD
  7. Como acessar o Moodle (para alunos EaD)
  8. Prazos para emissão de Certificados e documentos:

Certificados    90 dias
Atestados e declarações  3 dias úteis

Precisa de mais informações? Entre em contato conosco pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.