Página inicial > Últimas Notícias > Política de Assistência Estudantil (PAE): Reformulação das Resoluções IFSP nº 41/2015 e nº 42/2015
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 19h35
  • Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 19h35

Um evento histórico, referente à Política de Assistência Estudantil, acontece neste mês de agosto, trata-se da reformulação das Resoluções IFSP nº 41/2015 e nº 42/2015 que abrangem o sistema de oferta dos auxílios estudantis nos campus do Instituto Federal de São Paulo.

No âmbito da Comissão Permanente de Assistência Estudantil (COPAE), foi instaurado um Grupo de Trabalho (GT) para pensar em uma metodologia de trabalho institucional com a participação dos servidores da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e dos estudantes. Esse GT construiu um questionário eletrônico a fim de verificar a implementação da Política de Assistência Estudantil (PAE) para todos os campus. Tal questionário conta com seções que devem ser respondidas pela CSP e seções que devem ser respondidas a partir de uma metodologia de trabalho com os estudantes do campus. Assim, cada campus deverá responder uma única vez, de maneira que abranja de forma geral a opinião majoritária dos estudantes e servidores.

Para a formulação da resposta ao questionário, desenvolveu-se uma metodologia interna de trabalho no Campus Itaquaquecetuba para garantir a participação dos estudantes. Os servidores da CSP constituíram um Grupo de Trabalho com os estudantes do ensino Técnico em Mecânica e Licenciatura em Letras para a organização do evento que se estenderá ao longo do mês de agosto para os estudantes de todas as turmas e cursos.

GT de Itaquaquecetuba composto pelos estudantes: Jhulya, Vitória, Gabriella e Denner, reunidos na CSP com o servidor André.

O evento prevê uma etapa formativa sobre a PAE, composta por uma apresentação da política e, seguida, por uma roda de conversa com as turmas; uma etapa   deliberativa, que prevê votação de caráter voluntário, preferencialmente dentro do horário de aula; uma etapa de análise das respostas coletadas por outro GT composto também por estudantes; e  uma etapa de publicação das respostas do questionário.

Reforçamos a importância da presença estudantil e participação daqueles a quem a PAE é destinada nesse evento preparado, especialmente, para ouvi-los. Trata-se de um momento histórico de grande importância para o IFSP. A participação dos estudantes  pode contribuir para o desenvolvimento de uma política estratégica na garantia da permanência e êxito da comunidade discente. Caso algum estudante tenha interesse em participar da organização de alguma das etapas citadas, entre em contato com a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) presencialmente ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..