Página inicial > Últimas Notícias > 3º Encontro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi

3º Encontro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 14h28
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 14h33

Entre os dias 02 e 04 de outubro ocorreu o 3º Encontro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi – Leis 10.639/2003 e 11.645/2008: percursos, balanços e perspectivas, no Campus Matão. O encontro contou com a presença do Reitor Silmário Batista dos Santos e do Pró-reitor de Ensino Carlos Eduardo Pinto Procópio. No evento foi compartilhado experiências do IFSP em relação a lei 10.639/2003. Além disso, foi criados quatro grupos de trabalhos para discutir os próximos passos do NEABI: 1. Construção de estratégias de enfrentamento dos casos de racismo no IFSP; 2. Plano de ação para implementação da Lei 10.639/03; 3. Produção de material gráfico e ações de comunicação institucional; 4. Análise e sistematização dos dados das ações de acolhimento.

O NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas. Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.

Do campus de Itaquaquecetuba participaram os bibliotecários Fernanda Ferreira da Silva e Gesialdo Silva do Nascimento e o professor Thiago Batista Costa, que fazem parte do núcleo.