Página inicial > Últimas Notícias > Destaques da SEMAT 2023 - Atividades de Quinta-feira e tudo o que rolou no Evento Campus de Portas Abertas
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 13h15
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h31

No dia 19 de outubro de 2023, iniciamos com entusiasmo a Semana da Matemática - SEMAT 2023, proporcionando aos participantes uma experiência única.

Jogos Matemáticos e Convites Especiais

Os alunos da Licenciatura em Matemática demonstraram sua criatividade, desenvolvendo diversos jogos matemáticos cativantes.
Além disso, aproveitamos o "Campus de Portas Abertas" para estender o convite a diversas escolas, incluindo a José Olympio Pereira Filho, que compareceu em peso, participando ativamente dos jogos.

Convite de divulgação do Campus de Portas Abertas e Exposição

dos jogos matemáticos realizada pela comissão da Semana da Matemática

Alunos da escola José Olympio Pereira Filho com as professoras Ana Maria e Lupércia.

Explorando o Campus e Além

Durante a manhã, os alunos ficaram na exposição dos jogos matemáticos. Tínhamos 3 salas de jogos matemáticos incluindo uma sala temática abordando os jogos matemáticos africanos e demais conhecimentos oriundos da África.

Alunos da escola José Olympio jogando o desafio de Einstein e professoras Ana Maria e Lupércia.

Alunos da escola José Olympio com o professor e coordenador Marcos.

Além disso, os alunos da escola José Olympio visitaram os laboratórios de Mecânica, Mecatrônica e Ciências, ampliando seus horizontes acadêmicos. A interação com os professores e alunos dessas áreas proporcionou uma visão prática e inspiradora.

Professor Frederson da área técnica com os alunos da escola José Olympio.

Professor Kleberson explicando o funcionamento de uma das máquinas do Laboratório de Mecânica.

Professora Estela com os alunos da Engenharia Mecânica mostrando atividades do curso deles aos alunos da escola José Olympio.

Sala Temática sobre a África e Jogos Africanos

Destacamos a sala temática sobre a África e os jogos africanos, criada pelos alunos do IFSP Itaquaquecetuba e pela professora Lucilene. O envolvimento dos participantes foi tão intenso que a sala se tornou um ponto de destaque.

Aluno do José Olympio jogando com o professor Roclilson. Na foto também temos o aluno do curso de Licenciatura em Matemática Leonildo e a professora Lucilene.

Aluno Carlos da Licenciatura em Matemática e aluna Isabel da Engenharia Mecânica explicando os jogos africanos aos alunos da escola José Olympio.

Sala com jogos africanos. Professora Lucilene, e alunos da Licenciatura em Matemática que ajudaram a realização do evento.

Professora Lucilene com os alunos da Licenciatura em Letras que também ajudaram no evento.

Bingo Matemático e Noite Brilhante

À noite, a professora de Matemática Aline, da escola Vila Ercília, e seus alunos protagonizaram um emocionante Bingo Matemático, jogo realizado pelos alunos da Licenciatura em Matemática. O jogo foi tão disputado que tivemos alunos do curso de Letras, Engenharia e da Matemática participando. Os alunos lotaram as salas V22 e V23 com entusiasmo e aprendizado.

Sala V22 para o Jogo do Bingo Matemático.

Professora Aline da escola Vila Ercília no momento que os alunos dela faziam o jogo do Bingo Matemático. Aluno Admilton que estava ajudando na organização do evento e professora Estela, integrante da comissão do Evento da SEMAT 2023 que acompanhou todas as atividades do evento.

Explorando o Egito

Uma sala temática dedicada ao Egito proporcionou uma viagem no tempo, explorando a história, geografia e matemática desse fascinante país. Os alunos apresentaram os números egípcios, realizaram atividades lúdicas com símbolos numéricos e abordaram as pirâmides, demonstrando habilidades matemáticas e de engenharia da época.

Aluno João Pedro apresentando a Geografia do EGITO.

Alunas Milena, Karina e Beatriz apresentando os números egípcios.

Alunos apresentando a Arquitetura do Egito. Na foto temos a aluna Sibelle da Licenciatura em Letras e os alunos Beatriz, Erick, Karina, Milena, João, Raul e Carlos da Licenciatura em Matemática.

Palestra: Quem manda no seu dinheiro? - Provocações para uma gestão sustentável do orçamento doméstico

Ainda tivemos a palestra do servidor Artur Martins de Sá com o título “Quem manda no seu dinheiro? – Provocações para uma gestão sustentável do orçamento doméstico”. A palestra contou com pessoas que vieram para os jogos matemáticos no Campus de Portas Abertas e que gostaram tanto que quiseram participar de outras atividades. Além deles, estavam presentes alunos da Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras e da Engenharia Mecânica.

Artur e ouvintes da palestra: Quem manda no seu dinheiro? – Provocações para uma gestão sustentável do orçamento doméstico.

Mesa-Redonda: Programas Acadêmicos em Foco

A mesa-redonda, mediada pelos professores Ednaldo, Joice, Samuel e Gilberto, proporcionou um espaço valioso para discutir o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o PRP (Programa de Residência Pedagógica). Os alunos ativos no PIBID e PRP compartilharam suas experiências, abordando os desafios encontrados e suas soluções. O evento foi excelente, promovendo um espaço de debate e discussão sobre educação e ensino de matemática.

Professores e alunos na mesa-redonda do PIBID e do PRP.

Professores e alunos no final da mesa-redonda do PIBID e do PRP.

Este resumo destaca apenas algumas das muitas atividades enriquecedoras da SEMAT 2023. Ficamos ansiosos para compartilhar mais sobre o segundo dia do evento que ocorreu na sexta-feira e será escrito em breve!

Quero agradecer a todos os alunos e professores envolvidos na Semana da Matemática. Esse evento foi muito enriquecedor e inspirador a todos que participaram. Essa Semana só foi possível devido a participação ativa de todos vocês que estiveram no evento!

*Texto escrito pelo professor Samuel Francisco.