Alunos do Campus Itaquaquecetuba marcam presença na estreia do Festival Entretodos
O IFSP participou, na tarde do dia 18 de setembro (quarta-feira) da cerimônia de abertura da 17ª edição do Festival Entretodos, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista. Até o fim de setembro, diversos campi do IFSP exibirão os curtas-metragens selecionados para o evento e promoverão debates acerca dos Direitos Humanos.
A ida à Cinemateca contou com a presença de 30 estudantes do Campus Itaquaquecetuba do IFSP e das servidoras da Coordenadoria Socio-Pedagógica Cinthia Assunção, Valtir Pereira Santos e da professora Gabriela Peters, que também é coordenadora de extensão, que acompanharam a exibição dos curtas-metragens 33421, Big Bang, Dia de Preto, Maré Braba, e Jurema — a peleja do carcará e suçuarana, acompanhados. Todos os filmes foram selecionados pelo festival, que busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais, que sejam capazes de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa. O objetivo da visita foi participar da abertura do festival Entretodos, que é parceiro do IFSP, e o convite para este evento veio da Pró-reitoria de extensão e cultura.
Depois de assistirem aos filmes, os alunos do IFSP participaram de um debate junto com alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Milena Benedicto, os quais expuseram suas impressões sobre o racismo, a exclusão, o preconceito, às minorias e a sustentabilidade, temas abordados pelos vídeos, além do trabalho desenvolvido pelos profissionais de audiovisual. A aluna do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio do Campus Itaquaquecetuba Anna Clara Souza Martinusso se mostrou bastante animada com a visita à Cinemateca e destacou o cinema como metodologia de aprendizagem: “é uma forma lúdica de nós jovens aprendermos sobre temas tão importantes e presentes na nossa sociedade. Acho que fica mais fácil de entendermos questões complexas”, avaliou. Gabriela Peters, professora de Sociologia do Campus Itaquaquecetuba, acompanhou a turma de 30 alunos e exaltou a oportunidade. “Assistir a esses filmes na Cinemateca é diferente de assistir na sala de aula. Aqui é uma potência. E é importante que os alunos saibam do direito deles de virem à Cinemateca e ocuparem outros espaços públicos, ainda que compreendamos as dificuldades, a distância, a escassez de recursos, mas é direito e dever de todo cidadão ocupar esses espaços”, declarou.
Após a exibição dos filmes da mostra, houve um debate promovido pelos organizadores do evento. O Campus Itaquaquecetuba exibirá alguns dos filmes da mostra Entretodos no Campus nos próximos dias.
O Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, citou os impactos trazidos pela parceria. Em 2023, 35 campi do IFSP participaram do festival exibindo filmes e promovendo debates. “O Entretodos aproxima o cinema como linguagem. Todos os docentes podem usar o cinema como metodologia para discussão crítica. A ação é capaz de transformar toda uma sociedade”, enaltece.
Jorge Grinspum, coordenador do Festival Entretodos, lembra que este é o sétimo ano de parceria entre o Instituto Federal e o festival. Na Instituição, os alunos participantes do Congresso de Extensão e Cultura (Conemac), realizado de 11 a 13 de setembro no Campus Avaré, tiveram um “aperitivo para conhecer o Entretodos”, com a exibição de cinco curtas-metragens e uma atividade de formação conduzida por Jorge. “Os debates foram muito bons, houve muita participação dos alunos”, ponderou.
O coordenador destaca o impacto dessa parceria, sobretudo nos campi do interior: “como há menos opções de acesso a produções audiovisuais no interior quando comparado à capital paulista, as participações acabam ganhando maior alcance. No IFSP, o Festival Entretodos veio para ficar”.
Exibição de filmes
Até o dia 30 de setembro, os campi do IFSP, assim como outras instituições públicas de ensino e espaços públicos de São Paulo, exibirão os filmes curtos, de até 25 minutos, selecionados pelo Entretodos. O público também poderá votar no curta favorito. Para saber os dias e horários das exibições, procure a Coordenadoria de Extensão do seu campus. As rodas de conversa sobre os Direitos Humanos estarão presentes após cada exibição. Dessa forma, os alunos do IFSP, assim como o público externo presente nas atividades, terão a oportunidade de conversar com especialistas de diversas áreas. A Cinemateca fará mais duas exibições dos curtas do Entretodos, nos dias 25 e 26 de setembro, das 13h, às 15h. A entrada é grauita. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, n.º 207, Vila Clementino.O encerrameneto da 17ª edição do Festival Entretodos acontecerá no Centro Cultural de São Paulo, na sala Paulo Emília, no dia 29 de setembro, a partir das 18h. O Centro Cultural fica na Rua Vergueiro, n.º 1000, Liberdade.
Os interessados também podem assistir aos filmes de forma online, no site do evento.
Saiba mais sobre o Festival Entretodos aqui.