REPROVAÇÃO OPTATIVA: ESTUDANTES PODERÃO CURSAR EM 2021 O MESMO CONTEÚDO DE 2020
O distanciamento social e as aulas remotas foram um grande desafio para estudantes, suas famílias e todos aqueles envolvidos com educação. O ensino a distância não se adequou às demandas do segmento discente na medida que gostaríamos e, com isso, muitos alunos e alunas, mesmo obtendo aprovação nas disciplinas cursadas remotamente, ficaram com a sensação de não haver aproveitado em sua totalidade os conteúdos ofertados no ano escolar de 2020.
Para preencher essa lacuna, o IFSP, por meio da Resolução nº 85/2020, de 15 de dezembro de 2020, disponibilizou o recurso de Reprovação Optativa, conforme segue:
"Art. 27 Os estudantes poderão optar por uma reprovação optativa caso pretendam refazer o ano escolar de 2020 em 2021.
Parágrafo Único: Os estudantes que desejarem acionar o disposto no caput deverão se manifestar, por meio de requerimento, à coordenação do curso, antes do conselho de classe para educação básica, e antes da reunião de curso no caso da graduação."
E como isso vai funcionar?
Antes do encerramento do atual período letivo (2020/1, para o curso Técnico Integrado, e 2020/2, para o Técnico Modular e Graduação), o estudante deverá informar, junto à Secretaria (Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA) que deseja obter a reprovação. O pedido será encaminhado à respectiva coordenação de curso. Depois de aprovada, a solicitação retorna à Secretaria, que fará as alterações no SUAP, de modo que o estudante conste como reprovado no período. No próximo período letivo, o estudante vai cursar a mesma série ou módulo (se disponível) reprovado em 2020. FIQUE ATENTO! Nos casos dos cursos modulares/semestrais pode acontecer do módulo reprovado em 2020 não estar disponível em 2021/1, como no caso do 4º módulo do Curso Técnico em Mecânica Concomitante/Subsequente, por exemplo. Este módulo não será ofertado em 2021/1. Já os estudantes da graduação vão cursar as disciplinas disponíveis a serem escolhidas no ato da rematrícula para o período 2021/1.
Qual o prazo para solicitar a Reprovação Optativa
O estudante deverá abrir um Requerimento SUAP entre as 00h01 do dia 15/02/2021 até as 23h59 do dia 25/02/2021.
Como solicitar a Reprovação Optativa?
O estudante deve abrir um Requerimento SUAP, seguindo estas instruções:
- Acessar o site https://suap.ifsp.edu.br/;
- No menu à esquerda, clicar em "Ensino", depois em "Dados do Aluno";
- No prontuário eletrônico do aluno, selecionar a aba "Requerimentos";
- Clicar no botão "Adicionar Requerimento";
- Escolher o requerimento do tipo "Outro";
- Anexar ao requerimento o formulário "Requerimento - Reprovação Optativa" (disponível aqui) devidamente preenchido;
- Se o estudante for menor de 18 anos, anexar ao requerimento o documento de identidade do responsável legal;
- Clicar em "Enviar" somente após haver anexado o(s) documento(s) dos passos anteriores.
Para mais informações sobre o módulo Requerimentos do SUAP, clique aqui.
Dúvidas?
Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..