Página inicial > Projetos de Extensão > Uncategorised > Podcasts Científicos: A Educomunicação por meio de podcasts científicos.

Podcasts Científicos: A Educomunicação por meio de podcasts científicos.

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 17h25 | Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 18h19 | Acessos: 1427
imagem sem descrição.

Ilustração: Murilo Cruz Donizeti

Com o distanciamento social e o reajuste na forma de ensino consequentes da pandemia do COVID-19, veio a necessidade de inovar a forma de ensinar, garantindo não somente a facilidade do acesso à educação, como também um aprendizado de forma divertida e descontraída que estimulasse os discentes e servidores do câmpus. O projeto de Podcasts Científicos surge nesse contexto, buscando integrar pesquisa e extensão no IFSP – Câmpus Jundiaí, constituindo-se ainda como continuação de projeto anterior realizado em 2019 na área da educomunicação e da educação ambiental crítica, o projeto Tela Verde.

Assim, o intuito do projeto de Podcasts Científicos enquanto projeto de extensão é produzir e disseminar um programa de podcast de caráter pedagógico na área de biologia, através de um processo educomunicativo. Os episódios terão conteúdos de caráter pedagógico e atual, em uma linguagem dinâmica e convidativa, a fim de apoiar o estudo durante o ensino remoto e também na retomada presencial, quando for possível. O programa, intitulado “Planta Não Tem Teta”, estará disponível nas principais plataformas de podcast, com divulgação também pelo perfil na rede social Instagram, @plantanaotemteta, para todos os câmpus do IFSP, demais escolas e para o público em geral. Nesta conta, também serão divulgados os processos de produção do podcast, as etapas de pesquisa, além de conteúdos voltados para a área da ciência e educação.

Ficou curioso com o nome “Planta Não Tem Teta”?

Decidimos nomear nosso programa de podcast desta forma tanto pela sonoridade e brincadeira produzidas, como por nos remeter a temas tratados nas ciências da natureza ainda na educação básica. Pode parecer óbvio que "planta não tem teta", mas a questão motivadora por trás disso é que, por diferentes e diversas razões, muito do que é considerado básico nas ciências não alcança ou não afeta as pessoas. Assim, esse nome foi escolhido para cativar, provocar e, quem sabe, fazer mais pessoas compreenderem como ciência é feita e o que ela tem para nos dizer sobre esse ou aquele assunto.

Como participar?

Convidamos todos e todas para participar das etapas de pesquisa previstas para este projeto, bem como das atividades de produção do podcast. Os participantes, bolsistas e voluntários, irão alternar entre a pesquisa de conteúdo e seu planejamento, a elaboração do roteiro, a gravação e a edição dos podcasts, proporcionando aprimoramento em diversas habilidades audiovisuais. Para que haja melhor aproveitamento de todo o processo, diferentes oficinas serão planejadas no intuito de ampliar o conhecimento e a capacidade dos colaboradores de produzirem excelentes produtos. Caso tenha interesse em participar deste projeto, entre em contato conosco (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)!

Coordenador: Daniel Perez

Coorientadores: Adriana Fernandes Machado de Oliveira; José Roberto Debastiani Junior; Lucas de Almeida Castelhano

Bolsistas: Sindell Helen da Silva; Vitor Silva Gomes