Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da Revista Universo Interdisciplinar - número 2, ano 2018

Lançamento da Revista Universo Interdisciplinar - número 2, ano 2018

• Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h43
  • Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h43

A segunda edição da Revista Interdisciplinar, referente ao ano de 2018, teve seu lançamento no dia 30 de abril de 2019, em cerimônia conduzida pela professora Tatiana de Oliveira, no auditório Elis Regina da secretaria de Educação de Jundiaí, com a presença dos alunos do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avançado Jundiaí e familiares. A mesa foi composta pelos professores Felipe Costa, Tatiane Sudbrack, Andressa de Andrade e Daniel Perez, e também pelas alunas Vitória e Ágata representantes do 2º e 3º ano, respectivamente.

No período da manhã, os grupos de pesquisa realizaram uma série de apresentações de seus artigos científicos, intercaladas e simultâneas nas salas de aula do Câmpus. Durante a cerimônia, cada aluno-autor dos grupos de pesquisa e seus respectivos orientadores receberam um exemplar impresso da revista. Os artigos trazem tópicos das áreas de estudos dos alunos, como logística, tecnologia, mídia, soluções sustentáveis para mobilidade e transporte, genética, gentrificação, e também diferentes abordagens acerca da sexualidade, identidade de gênero, desigualdade de gênero, ansiedade e insegurança alimentar, presentes no cotidiano dos adolescentes da atualidade. Os grupos contaram com a orientação de professores e técnicos-administrativos na produção da pesquisa e do artigo em si.

A revista está disponível aqui e para consulta na Biblioteca Clarice Lispector, no Câmpus.

Após a fala do diretor em exercício, Felipe Costa, e dos servidores que compunham a mesa, as alunas representantes deram suas palavras sobre a experiência de escrever um artigo científico ainda no primeiro ano do ensino médio, frisando a importância da iniciação científica e da escrita formal, além do trabalho em grupo, como uma forma de preparo do jovem para a vida acadêmica e profissional na idade adulta. A cerimônia terminou com uma série de agradecimentos e mensagens dos servidores do Câmpus, com a esperança de que Instituto continue contribuindo com a formação de pessoas de todas as idades, e que possa crescer e alcançar cada vez mais alunos e cidadãos.

Clique aqui para ver as fotos.