Página inicial > Últimas Notícias > Troféu Abayomi

Troféu Abayomi

• Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 21h10
  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 21h10

O projeto de instalação artística realizado pelo primeiro ano do curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio durante as aulas de Artes, Abayomins, ganhou o primeiro lugar no Troféu Abayomi, durante o Encontro Afro, e os alunos foram convidados a participar de uma exposição em São Paulo com a mesma temática. O prêmio do Concurso Cultural Troféu Abayomi foi entregue durante o Encontro Afro em uma parceria feita com o coletivo PretaEu e a Prefeitura de Jundiaí, no dia 21/07/2019.

Neste projeto, cada estudante criou um autorretrato na forma de uma abayomi, e para construção da instalação pesquisaram sobre arte africana e planejaram coletivamente como seria essa instalação, sendo assim, uma  obra feita com a participação de todos os alunos.

A Instalação Artística teve o título de Abayomins, pois a proposta era perceber toda herança cultural afro que habita em cada um de nós. A boneca é um símbolo de cuidado, de carinho, de amor que transferimos ao outro. A história da boneca Abayomi é uma história de luta, de força, resistência e sobrevivência. Cada estudante criou um "autorretrato" em forma de Abayomi por isso "Abayomins", são as abayomi que habitam em nós, que nós herdamos desde a época em que, infelizmente, seres humanos foram escravizados.

Confira as fotos aqui.