Ensino Médio Integrado em Informática

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 11h39 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 12h59 | Acessos: 13687

Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio:

Projeto Pedagógico anterior, Grade Curricular e outros Documentos do Curso

PPC do Curso alunos ingressantes 1° Sem 2023

Resolução de Aprovação

O Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio tem como objetivo consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, estendendo o domínio de conhecimento para um nível mais aprimorado. Sendo o curso da área de informática, objetiva preparar também o discente para o universo do trabalho, a fim de que possa desempenhar de forma ética seu papel como técnico/cidadão, atuando no campo escolhido, sabendo como manipular Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
Os objetivos específicos do curso, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e com as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, são: Instalar sistemas operacionais, operar aplicativos e periféricos para Desktops e Servidores; Desenvolver e
documentar aplicações para Desktop com acesso à Web e a Banco de Dados; Realizar manutenção de computadores de uso geral; Instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte; Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; e Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática.

Mercado de Trabalho:

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Requisitos de Acesso:

Para matricular-se no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFSP – Campus Jacareí, o aluno candidato deverá:

• Apresentar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente; e
  • Ter sido aprovado em processo seletivo da instituição.

Organização Curricular:

Conforme a Organização Didática da Educação Básica do IFSP, Resolução nº 62, de 07 de agosto de 2018, o currículo do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está organizado em 03 (três) núcleos politécnicos, a saber: Núcleo Estruturante Comum, Núcleo Estruturante Articulador e Núcleo Estruturante Tecnológico.
O curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio foi elaborado de acordo com o Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação e organizado em três anos. Durante o curso, o aluno e a aluna terão, em todos os anos, disciplinas do núcleo estruturante comum, bem como disciplinas relacionadas à profissão do núcleo estruturante tecnológico, a fim de aproximar conteúdos e saberes. No núcleo estruturante articulador, encontram-se disciplinas construídas a partir da integração de conhecimentos de áreas da formação geral e da habilitação profissional.

Salienta-se que o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio prevê disciplinas optativas de acordo com a legislação institucional do IFSP e suas regulamentações. As disciplinas optativas garantem o oferecimento de conteúdos também relevantes à formação discente.

Carga Horária:

A matriz curricular do curso está estruturada por componentes curriculares em regime anual (03 períodos letivos), e com uma carga horária de 2152,7h destinadas às disciplinas do Núcleo Estruturante Comum, 253,3h destinadas às disciplinas do Núcleo Estruturante Articulador, 949,8h relativa ao Núcleo Estruturante Tecnológico, perfazendo um total de 3355,8h de carga horária mínima obrigatória, mais 189,9h de disciplinas optativas. O Estágio Supervisionado é Opcional, completando assim a carga horária total máxima de 3545,7h para integralização do curso.

Acesse aqui os documentos do curso.