Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP Campus Jacareí recebe exposição artística sobre violência de gênero e de raça do Estado para com corpos dissidentes.

  • Publicado: Sábado, 30 de Novembro de 2024, 10h03
  • Última atualização em Sábado, 30 de Novembro de 2024, 10h06
  • Acessos: 467

A exposição de artes visuais CORPOS VIOLADOS, de Lucimélia Romão e Maria Lúcia de Souza, apresenta, através de multilinguagens artísticas, a bio e necropolítica brasileira. Um estado gerador de mortes, resquícios de uma sociedade colonial.

A exposição Corpos Violados, trata-se de uma reunião de todas as fotoperformances e instalações criadas por Lucimélia Romão entre 2018 e 2024, e conta com a colaboração da artista convidada Maria Lucia de Souza (sua mãe) em vários trabalhos. O trabalho conflui e intersecciona a violência de gênero e de raça do Estado Brasileiro Democrático de Direito para com a população feminina, preta, pobre e ou periférica. O Brasil é um país que elimina a sua população preta, pobre, periférica e feminina de diversas formas, seja através de confronto direto, por meio de leis que dificultam ou impossibilitam acessos à qualidade e/ou direitos básicos ou a conta-gotas via a criação de injustiças. Quem tem direito à vida no Brasil?

Na exposição os visitantes podem contemplar trabalhos de fotoperformances, registros de performances, instalações e gravuras, que trazem questionamentos contemporâneos sobre o direito à vida no Brasil.

A artista realizou visitas guiadas com estudantes do nosso campus, conforme ilustrado nas fotos abaixo. Lucimélia Romão explica que o principal objetivo deste projeto é promover uma reflexão crítica através da arte sobre a importância do reconhecimento das violências que o Estado opera com corpos dissidentes que compõem a formação social e cultural brasileira.

O projeto CORPOS VIOLADOS recebe apoio financeiro da Fundação Cultural de Jacarehy, através de Edital De Seleção Pública Nº12/2024 – Concurso Para Seleção De Projetos De Difusão Artístico-Culturais  em 2024.

A exposição, que teve início no dia 18 de novembro, ficará aberta a toda população até o dia 20 de dezembro das 7h as 22h e está localizada no 1º andar do câmpus. A faixa etária indicada para visitação é de 15 anos acima.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página