Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Processo Seletivo 2026/2 - Concomitantes e Subsequentes

  • Publicado: Terça, 28 de Abril de 2026, 12h47
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2026, 07h54
  • Acessos: 453

 

                                 

Confira o Edital nº 74/2026 e  o Edital em linguagem simples e veja como se inscrever no site da Fundação CEFETMINAS 

Processo Seletivo 2026/2 - Técnico Concomitante e Subsequente 

O IFSP oferece 1.950 vagas no processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2026, nos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio em 26 campi. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre 27 de abril e 18 de maio de 2026. A isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 pode ser solicitada entre os dias 27 de abril e 07 de maio de 2026.  

As vagas para os cursos técnicos estão distribuídas para os seguintes campi: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano.

No Campus Jacareí o curso ofertado é o: 

Técnico em Administração – Noturno – 2 semestres – Presencial – 40 vagas

Pré-requisitos: Cursando o 2º ou 3º ano ou conclusão do Ensino Médio.

 

Concomitantes e subsequentes

Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola (exceto para os cursos de Edificações do Campus São Paulo e de Biotecnologia do Campus Miracatu, que o ingresso pode ser realizado a partir do 1º ano do ensino médio).  

Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.  

Não há limite de idade para estudar no IFSP! Essa é a oportunidade de fazer um excelente curso técnico. O Instituto Federal oferece chances de estudo, qualificação e recolocação no mercado de trabalho para todos. Escolha seu curso técnico e aprimore sua formação.

Reserva de vagas
Pessoas que estudaram todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano ou 1ª à 8ª série) exclusivamente em escolas públicas poderão concorrer à reserva de vagas.  

No ato da inscrição, devem fornecer informações sobre renda familiar, número de moradores na residência e, quando aplicável, realizar autodeclaração como pessoa preta, parda ou indígena, quilombola ou pessoa com deficiência. 

Atendimento especializado 
Pessoas com baixa visão, surdez e/ou outras deficiências, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica podem pedir atendimento especializado para realizar a prova, enviando os documentos comprobatórios na fase de inscrição. 

Entre os recursos disponíveis estão: prova em braille, intérprete de Libras, videoprova em Libras, tempo adicional, prova ampliada ou superampliada, calculadora, sala acessível, leitor de tela, apoio para pernas e pés, mesa adaptada para cadeira de rodas, auxílio para leitura e transcrição. 

Data e local da prova 
A prova será aplicada no dia 14 de junho de 2026, com duração de três horas, na cidade do campus escolhido pelo candidato. Serão 30 questões: 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.  

É responsabilidade do participante acompanhar a divulgação do horário e do local da prova!  

Acesse o edital completo, o cronograma e outras informações do processo seletivo em ifsp.edu.br/ps2026cs.  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página