Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Administração

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 11h57 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 15h03 | Acessos: 25648

 

Sobre o Curso

O curso tem como objetivo a formação de administradores que sejam agentes de mudança inspirados por uma visão crítica e conduzidos por dados concretos. Nesse contexto, são profissionais que entendem a complexidade do mundo atual, destacando-se como catalisadores de crescimento, sustentabilidade e inovação. Ao liderar com ética, eles garantem que as organizações não só prosperem, mas também deixem um impacto positivo e duradouro. Seja nas empresas que impulsionam a economia, nas organizações que promovem o bem-estar social ou em atividades empreendedoras, os administradores harmonizam estratégias, liderança e eficiência operacional.

 

  • Modalidade: Bacharelado
  • Titulação: Bacharel em Administração
  • Regime: Semestral
  • Entrada: Anual
  • Período: Noturno
  • Duração: 8 semestres
  • Nº de vagas por semestre: 40

Perfil do Egresso

O Bacharel em Administração é um agente de mudança e inovação que atua com ética e considera as dimensões sociocultural, político-legal, econômica, tecnológica, científica e técnica das organizações nas diferentes realidades em que venha a atuar. Neste contexto, é capaz de desenvolver pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, organização, coordenação, execução e controle dos trabalhos nas diversas funções da Administração, para a existência e sustentabilidade das organizações nos eixos econômico, social e do meio ambiente. Continuamente desenvolve competências para construir e implementar planos e projetos, emitir pareceres e laudos, prestar consultoria, assessoria, exercer gestão e liderança, comunicar de forma eficaz, gerenciar recursos e ter prontidão tecnológica e pensamento computacional.

Espera-se, ainda, que os(as) alunos(as) concluintes sejam capazes de desenvolver as seguintes habilidades específicas do curso, localizado no território de Jacareí: atuar frente às demandas da comunidade, incluindo a geração de trabalho e renda e a emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento econômico local e nacional; ter flexibilidade para identificar as diversas variáveis ambientais que influenciam e são influenciadas pelo seu setor de atuação e, a partir daí, atuar com seu conhecimento, ética e de maneira sistêmica para buscar soluções a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento das organizações e da sociedade; empreender, inovar e desenvolver soluções técnicas em segmentos intensivos em tecnologia nos diversos setores da economia; realizar a interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia de modo a gerar valor para a sociedade; ter vontade de aprender e pautar suas atitudes na promoção da inclusão social, diversidade, sustentabilidade e do desenvolvimento humano a partir de uma visão crítica, humanista e com consciência das implicações éticas do seu exercício profissional na sociedade.

 

Estrutura Curricular

A estrutura curricular é um plano organizado que define a composição e a sequência das disciplinas que os estudantes devem concluir para obter uma formação de bacharel em administração. Ela é projetada para garantir que os alunos adquiram o conhecimento, as habilidades e as competências necessárias para atingir os objetivos educacionais do curso.

Estrutura Curricular para ingressantes até 2022 (Link)

Estrutura Curricular para ingressantes a partir de 2023 (Link)

 

Corpo Docente

Alessandro Luiz de Oliveira – Lattes

Angeli Kishore – Lattes

Artur Henrique Moellmann – Lattes

Cleverson Pinheiro – Lattes

Cristiane Oliveira Campos Gonella – Lattes

Eliana Calixto Santos – Lattes

Érico da Silva Costa - Lattes

Hector Luis Baz Reyes –Lattes

João de Almeida Rego Campinho – Lattes

Luciano Kiwamen – Lattes

Luciano Paz de Lira – Lattes

Luz Marina Aparecida Poddis de Aquino – Lattes

Maria Lucia Nana Ebisawa Irita – Lattes

Matheus Alberto Rodrigues Silva – Lattes

Mauri Rodrigues – Lattes

Paulo Alexandre Bronzato Nogueira – Lattes

Paulo Cesar Chagas Rodrigues – Lattes

Renata Plaza Teixeira – Lattes

Rodrigo da Cunha Pacheco – Lattes

Rogerio Goncalves dos Santos – Lattes

Rogerio Oliveira de Paula – Lattes

Ronan Torres Quintão – Lattes

Rubens Fernando de Souza Lopes – Lattes

Simone Marilia Lisboa – Lattes

Wagner Ferraz Castro – Lattes

Projeto Pedagógico

Um projeto pedagógico de curso (PPC) é um documento que descreve de maneira detalhada e organizada os objetivos, conteúdos, metodologias, recursos, avaliações e demais aspectos do curso. Em outras palavras, é um plano estratégico que define a estrutura e as diretrizes do curso, garantindo coerência e qualidade na formação dos alunos. O PPC é um elemento fundamental para a gestão educacional do curso.

Projeto Pedagógico para ingressantes até 2022 (Acesse)

Projeto Pedagógico para ingressantes a partir de 2023 (Acesse)

Matriz de equivalência (Acesse)

 

Horários

Confira os cronogramas e horários das aulas, atividades acadêmicas e outros compromissos relacionados ao curso.

Horário de aulas - 2º semestre de 2023 (Acesse)

Horário de atendimento ao aluno - 2º semestre de 2023 (Acesse)

Cronograma do TCC – 2º semestre de 2023 (Acesse)

Gestão do Curso

Coordenador

Prof. Dr. Matheus Alberto Rodrigues Silva

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel: (16) 98121-0791

 

Horário de atendimento da coordenação

Ter Qua Qui Sex
18h:00 - 20h:00 (online) 18h:00 - 20h:55 18h:00 - 20h:55 18h:00 – 19h:00

Relatórios

Relatório mensal – Ago/23 (Acesse)

Perguntas frequentes

Como é o processo seletivo para ingressar no curso?

O processo seletivo ocorre via Sistema de Seleção Unificada (SISU). Trata-se de um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior, entre elas o IFSP Jacareí, oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Anualmente o IFSP Jacareí oferta 40 vagas do curso de bacharelado em administração no SISU. Ao final do período de inscrições, são selecionados, por concorrência, em ordem de classificação, os candidatos dentro do número de vagas ofertadas.

A inscrição é gratuita, em uma única etapa e feita pela Internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 

Preciso fazer o ENEM para ingressar no curso?

Sim. Pois para participar do SISU, é preciso ter feito a última prova do Enem, ter conseguido uma nota maior que zero na redação e não ser considerado treineiro (aqueles candidatos que ainda não terminaram o ensino médio e fazem a prova só para ver como estão seus conhecimentos).

 

O curso é gratuito?

Sim. O curso é oferecido por uma escola pública federal, sendo totalmente gratuito.

 

Qual é a duração do curso?

No mínimo 4 e no máximo 8 anos.

Posso ingressar no curso por transferência interna ou externa?

Sim. Desde que haja vagas disponíveis. A seleção, neste caso, ocorre por meio de edital público específico de acordo com as normas vigentes.

Depoimentos de ex-alunos

Depoimento 1:

"Fazer graduação no IF Jacareí foi extremamente desafiador, ao mesmo tempo que possibilitou grande capacitação e desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal, essenciais para estar aonde cheguei hoje.

O objetivo de se formar deve estar bem claro para ver o ponto final; deve ser resiliente e proativo na sua formação, pois o mercado necessita de várias habilidades que terá que buscar por si mesmo também.

Com certeza será bem guiado pelos doutores e professores extremamente bem qualificados da instituição. Estudar no IF será um diferencial para seu currículo e vida.

Juliana Carvalho da Silva

Analista de Operações de Renda Variável na XP Investimentos"

 

Depoimento 2:

"Olá, meu nome é Amanda Penteado do Amaral Campos. Sou formada em Administração pelo IFSP Jacareí e atualmente ocupo o cargo de compradora na Bayer. Posso afirmar sem dúvidas que o curso contribuiu para que eu me tornasse uma pessoa mais resiliente, mais atenta às tendências de mercado e mais empática com as pessoas ao meu redor. Cursar Administração abre um leque imenso de possibilidades e ajuda a ter uma visão global de qualquer empreendimento. Isso, sem dúvida, foi um diferencial no início da minha trajetória profissional. Mesmo nas minhas atividades rotineiras, vejo reflexos do pensamento crítico sobre cada tomada de decisão. Tornei-me uma pessoa melhor após minha passagem pelo IFSP, por isso, meu sentimento é de eterna gratidão."

Fim do conteúdo da página