Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sobre o Curso
Apresentação do curso
O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CTADS) foi criado para suprir a demanda por cursos superiores públicos na área de tecnologia na região de Jacareí-SP. Esta região tem grande potencial para absorver profissionais dessa área, seja em sua matriz industrial diversificada, ou nos diversos institutos de pesquisa e inovação tecnológica.
Objetivo do curso
O CTADS tem por objetivo geral preparar o estudante para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI), tendo como referência os conhecimentos mais importantes no universo desta atividade profissional. Ele promove o desenvolvimento de competências profissionais com base científica e humanística, como raciocínio, objetividade e iniciativa, além de estimular a cidadania e a responsabilidade social, com espírito crítico, ético, inovador e empreendedor. O curso visa à formação de profissionais capazes de projetar, implementar e coordenar infraestruturas de TI, atendendo à necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas instituições.
Perfil do egresso
O profissional Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado pelo IFSP, elabora e analisa projetos, coordena equipes de produção de software, documenta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas de informação, a partir da escolha das tecnologias mais apropriadas para cada situação. Para isso, ele avalia, seleciona, especifica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados, sendo garantida uma formação profissional tecnológica que contribua para o fortalecimento e crescimento dos arranjos produtivos, sejam eles locais, regionais e ou nacionais.
O profissional aplica conceitos e princípios de desenvolvimento de software que incluam atributos de qualidade relacionados à funcionalidade, manutenção, portabilidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, segurança e compatibilidade; conhece componentes de hardware e sistemas operacionais e identifica o modo como esses componentes afetam o desenvolvimento de software; conhece e utiliza infraestrutura tecnológica de rede a fim de projetar, implementar e implantar sistemas de software e está apto a reconhecer novas técnicas e equipamentos em sua área de atuação; vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação; conhece aspectos éticos, morais e legais de sua área de atuação; atua como empreendedor de modo crítico e proativo para desenvolver e propor soluções informatizadas, com responsabilidade social e ambiental; utiliza o método científico para desenvolver pesquisas, escrever artigos e projetos e atuar em atividades relacionadas à inovação tecnológica.
Área de atuação
O profissional Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em diferentes tipos de empresas com o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, administração de banco de dados, desenvolvimento de softwares e aplicativos, desenvolvimento de linguagens de programação, além de treinamento, consultoria e assessoria na área.
Na indústria, no mercado ou de forma autônoma, as áreas de TI têm mantido a tendência de crescimento. Abaixo, elencam-se algumas áreas onde esse profissional pode encontrar oportunidades:
- Administração de Banco de Dados
- Desenvolvimento de sistemas
- Administração de redes e infraestruturas de TI
- DevOps
- Desenvolvimento mobile
- Engenharia de sistemas
- Pesquisa e inovação tecnológica em geral
Formas de ingresso
Para ter acesso ao CTADS, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O ingresso ao curso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de responsabilidade do MEC, e processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico da instituição. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa ou outras definidas pela Organização Didática do IFSP.
Horários e Locais
Atividades do curso
A maioria das atividades do CTADS acontece nas salas de aula e laboratórios do Campus Jacareí do IFSP. Esses ambientes são reservados conforme a demanda ou distribuição das turmas e atividades. Além disso, há tarefas que são executadas de forma on-line, como alguns atendimentos e algumas reuniões.
Abaixo, você pode se informar sobre horários e locais das atividades mais fixas no CTADS.
PPC e Estrutura
Projeto Pedagógico de Curso
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do CTADS é o instrumento que concentra a concepção do curso, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, além dos princípios educacionais, vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem com os graduandos.
O PPC contempla diversos elementos, dentre eles o perfil do egresso, os objetivos gerais do curso, as suas peculiaridades, a sua matriz curricular e a respectiva operacionalização, a carga horária das atividades didáticas e da integralização do curso, a concepção e a composição das atividades de extensão e das atividades complementares, etc.
Atualmente, o CTADS opera sob dois PPCs diferentes, que regem as regras de integralização curricular, de acordo com a data de ingresso no curso:
Abaixo, você pode acessar os dois PPCs e as duas Estruturas Curriculares vigentes, além da Matriz de Equivalência entre os PPCs e os documentos relacionados aos processos de aprovação e avaliação do curso.
PPCs, Estruturas Curriculares, Matriz de Equivalência e outros documentos do CTADS
Coordenação do Curso
Coordenação do CTADS
O CTADS é coordenado por um docente do Corpo Docente dedicado ao curso. Este docente é responsável por direcionar as ações no curso a partir de mais de 40 atribuições, conforme o Regimento de Campus do IFSP vigente.
Junto com o Corpo Docente, o Colegiado de Curso, o Núcleo Docente Estruturante e as coordenações auxiliares, a Coordenação do Curso interage com alunos e professores, com o objetivo de garantir a execução do curso com alto nível de qualidade, conforme a documentação vigente e as deliberações de suas instâncias. Essas ações são executadas em forma de programas, comissões ou projetos institucionais e são articuladas com outros setores do campus.
Abaixo, você pode se informar sobre os dados e a disponibilidade da Coordenação de Curso atual.
Dados, planejamento, relatórios e disponibilidade da Coordenação do CTADS
Corpo Docente
Corpo Docente
O Corpo Docente do CTADS é composto por mestres e doutores com formações principalmente nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, como Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Matemática e Engenharias; e de Ciências Humanas e Sociais, como Letras, História e Administração. Compete ao Corpo Docente construir o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas e apoiar os alunos nas iniciativas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Abaixo, você pode se informar sobre os docentes atuantes no curso.
Infraestrutura
Infraestrutura disponível
As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do CTADS são desenvolvidas nos seguintes espaços: biblioteca, salas de aula, laboratórios de informática, laboratório de redes e laboratório de prototipagem (Lab IFMaker).
Além dos espaços físicos, o campus oferece recursos de informação e comunicação apropriados e atualizados para aprimorar o trabalho dos docentes e demais servidores do Campus: Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), plataforma para gestão de aprendizado virtual Moodle e acesso ao software Microsoft Teams para a realização de atividades virtuais síncronas. Esses recursos auxiliam o Corpo Docente, a Coordenação e demais servidores na comunicação com os alunos.
Através dessa infraestrutura, é possível desenvolver atividades remotas; realizar atendimentos e plantões para sanar dúvidas e recuperações paralelas; disponibilizar os materiais de aula; realizar intervenções pedagógicas; registrar notas e faltas; e fazer acompanhamentos sócio pedagógicos, dentre outras demandas.
Abaixo, você pode acessar os sistemas SUAP e Moodle.
Ensino
Atividades de EnsinoAs atividades de Ensino são conduzidas pelos docentes do CTADS, observando a legislação vigente e discutidas nas instâncias do curso, em suas reuniões periódicas. Tais atividades visam oferecer as melhores condições para os professores executarem sua docência e os alunos aprenderem, de forma eficiente e eficaz, conteúdos relevantes através dos componentes curriculares e dos processos ligados ao ensino no Campus.
O Campus oferece várias ferramentas para orientar os alunos no processo de Ensino-Aprendizagem, como: (i) regramento claro sobre o funcionamento dos cursos de graduação, por meio da Organização Didática da Graduação (ODG), do Regime Disciplinar Discente (RDD) e do Regime de Exercícios Domiciliares (RED); (ii) Bolsas de Monitoria; (iii) Programa de Assistência Estudantil; e (iv) setores especializados com profissionais capacitados para atender o aluno, como a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE), a Coordenadoria Socio-pedagógico (CSP), a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) e a Coordenadoria de Biblioteca (CBI).
Abaixo, você pode se informar melhor sobre as orientações e todas as ferramentas disponíveis de ensino para você.
Pesquisa
Atividades de Pesquisa
As atividades de Pesquisa no CTADS são conduzidas, em sua maior parte, por meio de grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nos quais pesquisadores e estudantes se organizam em torno de inúmeras linhas de investigação. O IFSP mantém, continuamente, a oferta de bolsas de iniciação científica e o fomento para a participação em eventos acadêmicos, com a finalidade de estimular o engajamento estudantil em atividades de pesquisa.
Abaixo, você pode se informar melhor sobre as atividades de Pesquisa relacionadas ao CTADS.
Extensão
Atividades de Extensão
A Extensão no CTADS é um processo educativo, cultural e científico que, articulado ao Ensino e à Pesquisa, possibilita a relação transformadora entre o IFSP e a comunidade. Engloba ações culturais, artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas que envolvam as comunidades interna e externa. Nas ações de Extensão, a sociedade é beneficiada através da aplicação dos conhecimentos da comunidade acadêmica.
Devem-se considerar, portanto, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento regional sustentável como tarefas centrais a serem cumpridas, atentando para a diversidade cultural e defesa do meio ambiente, promovendo a interação entre o saber acadêmico e o popular. São exemplos de atividades de Extensão no CTADS: eventos, palestras, cursos, projetos, encontros, visitas técnicas, dentre outros.
Abaixo, você pode se informar melhor sobre as atividades de Extensão relacionadas ao CTADS.
Atividades de Extensão desenvolvidas no CTADS
TCC
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no CTADS é uma atividade obrigatória, determinada na Matriz Curricular, constante do Projeto Pedagógico do Curso com carga horária de 60 horas, a ser desenvolvida individualmente. O TCC consolida os conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do curso, demonstrando sua capacidade de identificação, análise e resolução de questões técnicas e de pesquisa, desenvolvendo e aprimorando a aplicação de saberes necessários para a boa prática profissional, mantendo, portanto, correlação direta com os objetivos formativos do curso. O estudante disporá de carga horária de orientação e de carga horária destinada à elaboração da produção acadêmica correspondente.
Abaixo, você pode se informar sobre o Manual de TCC, os TCCs em andamento, além dos TCCs finalizados no CTADS.
Manual de TCC, TCCs em andamento e TCCs finalizados no CTADS
Estágio
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio no CTADS é obrigatório apenas para alunos ingressantes em anos anteriores a 2023. Para as turmas a partir de 2023, ele é opcional. O Estágio é considerado um ato educativo supervisionado, que envolve a realização de diferentes atividades no ambiente de trabalho. Ele visa à preparação do estudante para o trabalho produtivo, relacionado ao curso. Assim, o estágio propicia o aprendizado de saberes próprios da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
O Estágio é individual e para sua realização devem ser observadas regras federais sobre estágio, as normativas internas do IFSP, o Regulamento de Estágio do IFSP e o Manual de Estágio do CTADS.
Abaixo, você pode se informar sobre o Manual de Estágio, leis sobre o assunto, os Estágios em andamento, além dos Estágios finalizados no CTADS.
Manual de Estágio, leis, Estágios em andamento e Estágios finalizados no CTADS
Atividades Complementares
Atividades Complementares
No CTADS, as Atividades Complementares (ACs) são obrigatórias e os alunos podem realizá-las ao longo de todo o período da graduação. As ACs serão cadastradas pelos discentes no SUAP, com a respectiva comprovação, e validadas pela Comissão de Avaliação de Atividades Complementares (CAAC), designada pela Coordenação de Curso, respeitando-se o Manual das Atividades Complementares. A quantidade de horas de ACs que o aluno deve cumprir, as ACs válidas e suas regras dependem da data de seu ingresso no curso.
Atualmente, o CTADS opera sob dois PPCs diferentes, que regem as regras de integralização curricular, de acordo com a data de ingresso no curso e isso impacta diretamente as ACs.
Abaixo, você pode acessar os manuais de Atividades Complementares dos PPCs de 2018 e de 2023, além de documentos relacionados a essas atividades no CTADS.
Manuais de Atividades Complementares e documentos relacionados no CTADS
Colegiado
Colegiado do CTADS
Cada curso superior no IFSP, como o CTADS, possui um órgão consultivo e deliberativo responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no Projeto Pedagógico do Curso chamado Colegiado de Curso.
O Colegiado é formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos, que se reúnem, ordinariamente, duas vezes por semestre, e extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocado pelo seu presidente ou por iniciativa de, no mínimo, um terço de seus membros.
As decisões do Colegiado são definidas pela maioria simples de votos, sendo lavrada a Ata para posterior registro em sistema institucional, e devem ser encaminhadas pelo coordenador ou demais envolvidos no processo, de acordo com sua especificidade.
Abaixo, você pode se informar sobre mais detalhes sobre o Colegiado, a sua composição atual e suas decisões registradas em atas.
Documentos, composição e decisões do Colegiado do CTADS
NDE
Núcleo Docente Estruturante
Todo curso superior do IFSP, como o CTADS, possui um órgão consultivo e de assessoramento chamado Núcleo Docente Estruturante (NDE).
O NDE é constituído por um grupo de professores, com atribuições acadêmicas de acompanhamento do curso. Este grupo atua no processo de concepção, consolidação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, que é o documento que determina o funcionamento do curso.
Os membros do NDE do curso devem exercer liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimento da área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.
Os membros do NDE do CTADS, conforme portaria vigente, dedicam um horário semanal como atribuição de suas atividades docentes, proporcionando reuniões periódicas e atendimento às demandas da instituição, dos docentes e dos discentes.
Abaixo, você pode se informar sobre mais detalhes sobre o NDE, a sua composição atual e suas decisões registradas em atas.
Documentos, composição e decisões do NDE do CTADS
Arinter
Assessoria de Relações Internacionais
A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) é o setor responsável por promover a internacionalização no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com o objetivo de oferecer aos estudantes oportunidades únicas de crescimento acadêmico e pessoal, por meio de intercâmbios, estágios e parcerias internacionais.
A Arinter tem como missão fomentar a diversidade cultural e a ampliação de horizontes acadêmicos dos estudantes do IFSP, e tendo em vista que a internacionalização é um importante pilar na formação dos nossos alunos, preparando-os para os desafios globais e para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado, o CTADS do campus Jacareí atua no apoio ao discente no desenvolvimento de atividades e experiências interculturais.
Atualmente, o CTADS opera sob dois PPCs diferentes, que regem as regras de integralização curricular, de acordo com a data de ingresso no curso e isso impacta diretamente as ACs.
Abaixo, você pode acessar dados sobre a Arinter no contexto do IFSP e documentos relacionados a essas atividades no CTADS.
Página da Arinter e documentos relacionados às ações da Arinter no CTADS
Eventos
Eventos
Os alunos e os professores do CTADS são estimulados a participarem de eventos, sejam eles pontuais ou periódicos. No contexto do curso, acontecem alguns eventos, tanto de integração entre os estudantes, como cafés, churrascos, jogos esportivos, e-sports, etc.; quanto eventos acadêmicos, como maratonas, mostras de inovação, visitas técnicas, etc.
Abaixo, você pode acompanhar um pouco desses eventos em fotos e vídeos registrados por professores e alunos.
Registros em fotos e vídeos dos eventos
Redes Sociais