Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Produção de Materiais Didáticos em Impressora 3D para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Produção de Materiais Didáticos em Impressora 3D para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Confira os alunos aprovados para o projeto

  • Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 09h55
  • Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 08h27
  • Acessos: 1181
Classificação dos alunos aprovados para a Bolsa de Ensino NAPNE.
 
1º lugar: Felipe de Brito Pereira Campos
2º lugar: Eliseu Rocha Moreira
 
Em breve, a coordenação do núcleo entrará em contato para oferecer mais informações sobre o projeto.

Dia 04/07/2023 - Sala do NAPNE (piso superior)
Horários:
15h30 - Alex Pereira Bonifácio
16h - Camila Régis
16h30 - Eliseu Rocha Moreira
17h - Felipe de Brito Pereira Campos
17h30 - Gabriel Lima Cavalcante de Souza


>>Metodologia do Projeto

Para a produção do material, primeiramente, é necessário realizar um estudo dos recursos das impressoras 3D disponíveis no campus, seus softwares e modos de operação. Em seguida, visa-se ao estabelecimento de parceria e planejamento com professores e alunos do campus que precisam de materiais 3D para desenvolvimento do conteúdo programático. Por fim, esses modelos são produzidos, utilizados e avaliados pelo público envolvido no projeto. Espera-se ainda realizar publicação dos materiais produzidos por meio de informativos e eventos científicos da área de educação e inclusão.

>>Descrição das atividades

As atividades a serem realizadas podem ser divididas entre seis etapas:
1ª etapa: estudo sobre a impressão 3D para compreender, de forma minuciosa, os princípios de funcionamento dos equipamentos disponíveis;

2ª etapa: estabelecimento de parceria entre alunos e professores para determinação de materiais a serem produzidos;

3ª etapa: determinação de parâmetros de tamanho para a modelagem em 3D, através de um software;

4ª etapa: a impressão dos recursos;

5ª etapa: avaliação por meio do “Questionário de Adaptabilidade e Satisfação”, elaborado pelo projeto;

6ª etapa: compartilhamento do conhecimento sobre produção e uso de material didático em 3D para alunos com necessidades educacionais específicas.

>>Requisitos para participar

1) Ser estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação e/ou altas habilidades;
2) Ter disponibilidade de 15 horas semanais para execução do projeto, de agosto a dezembro;
3) Estar regularmente matriculado em curso técnico de nível médio ou de graduação do campus a que se destina o projeto;
4) Não acumular bolsa de outros editais do IFSP;
5) Desenvolver as atividades apresentadas no seu plano e atender as orientações do docente responsável e/ou colaborador(a);
6) Elaborar e entregar mensalmente ao docente responsável o relatório de frequência e das atividades desenvolvidas no projeto;
7) Apresentar os resultados alcançados por meio de relatório final, ao término do desenvolvimento projeto;
8) Ter (ou disposição para desenvolver) habilidade para estabelecer comunicação com professores e alunos público-alvo da educação especial;
9) Ter (ou disposição para desenvolver) habilidade para operar novas tecnologias;
10) Ter (ou disposição para desenvolver) habilidade para falar em público.

>>Etapas da seleção

1) Inscrição
Prazo: 02/07
Link: https://forms.gle/PLKDvDh3ZGqBqQd37
2) Entrevista pessoal: 04 de julho
Horários e sala a serem divulgados

>>Duração e carga horária dos projetos
● O projeto terá duração de 5 (cinco) meses, previsto para o período de agosto a dezembro de 2023.
● A carga horária para o desenvolvimento do projeto do estudante bolsista será de 15(quinze) horas semanais, sendo pago o valor de R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais) mensalmente.

Dúvidas: rubensfernando@ifsp.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página