Campus Jacareí do IFSP oferece curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo
É o primeiro curso público e gratuito nessa área de conhecimento na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte
A partir do 1º semestre de 2025, o Campus Jacareí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) passa a oferecer seu mais novo curso superior gratuito: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino médio e participar do Sistema de Seleção Unificado, que é gratuito e utiliza a nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O novo curso foi aprovado na última terça-feira (5) pelo Conselho Superior do IFSP. Essa é uma grande conquista, tanto da Instituição como de toda a população de Jacareí que escolheu o curso durante consulta pública realizada na cidade em 2023. Na ocasião, 84,11% dos participantes da pesquisa escolheram, dentre as possibilidades, o curso de Arquitetura e Urbanismo.
O bacharelado substituirá o curso de Tecnologia em Design de Interiores, o qual será encerrado após a conclusão da última turma. O tecnólogo foi avaliado com a nota máxima (5) pelo Ministério da Educação, observando a excelência do corpo docente, da estrutura para os alunos, entre outros quesitos.
A experiência acumulada durante os dez anos de funcionamento dos Cursos Técnico e Tecnológico em Design de Interiores é justamente um dos maiores diferenciais do novo curso oferecido em Jacareí. Isso ocorre quando comparado aos cursos oferecidos por outras instituições de ensino, aponta a coordenadora do bacharelado, Débora Cristina Rosa Faria da Costa, que é doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
Débora acredita que o curso ampliará as possibilidades de atuação social dos seus docentes, estudantes e egressos em projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos não só no próprio IFSP mas também em parcerias promovidas pelo poder público da região. Além disso, abarcará ainda o desenvolvimento de ações em Planejamento Urbano, uma vez que esse é o primeiro curso público na área totalmente gratuito no Vale do Paraíba e do Litoral Norte Paulista.
Estrutura e mercado
O Campus Jacareí conta com 12 docentes dedicados à área do curso, sendo dez arquitetos e urbanistas e dois engenheiros civis, além de docentes de áreas correlatas, como Artes, Engenharias, Matemática e Física, e de infraestrutura física adequada para as atividades necessárias, como estúdio de projeto, laboratório de desenho e projeto (pranchetário), ateliê/maquetaria, laboratórios de informática, laboratório maker, entre outros. A estrutura pode acomodar turmas de 30 estudantes.
Com duração de 10 semestres (cinco anos), o bacharelado será oferecido no período matutino e tem como objetivo geral formar profissionais capazes de intervir na realidade social, contribuindo para o bem-estar coletivo, com a disposição de se colocar a serviço da sociedade, visando atuar em prol da justiça social e ambiental, consciente das questões sociais e políticas de seu tempo.
O mercado de trabalho para o profissional é amplo. Ele está apto a atuar nos campos da Arquitetura e Urbanismo, da Arquitetura de Interiores, da Arquitetura Paisagística, do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, do Planejamento Urbano e Regional, da Topografia, da Tecnologia dos Materiais, dos Sistemas Construtivos, do Conforto Ambiental e do Meio Ambiente nos termos da legislação vigente.
Curso inédito
O Instituto Federal de São Paulo é a primeira instituição de ensino a oferecer o curso de Arquitetura e Urbanismo de forma totalmente gratuita em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Os cursos gratuitos na área mais próximos são oferecidos na capital paulista pelo Campus São Paulo do IFSP e pela Universidade de São Paulo.
Para se ter uma dimensão da demanda para a graduação, a primeira oferta do curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Campus São Paulo do IFSP resultou na maior concorrência entre todos os cursos oferecidos na edição 2014 do Sisu. Naquele ano, 312,55 candidatos disputaram cada uma das 40 vagas oferecidas. A concorrência subiu para 344,43 candidatos por vaga em 2015 e 380 candidatos/vaga em 2016.
A graduação é oferecida na RMVPLN por outras instituições privadas. No IFSP, não há cobrança de mensalidade, de matrícula nem mesmo de taxa para participar do processo seletivo, que se dará pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Governo Federal, por meio do qual os candidatos se inscrevem com a nota obtida no Enem. Todo o processo seletivo, desde a inscrição até os resultados, é realizado de forma totalmente online.
Redes Sociais