Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Primeira Etapa da Olimpíada Brasileira de Informática 2019

Primeira Etapa da Olimpíada Brasileira de Informática 2019

• Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 20h06
  • Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 20h09
  • Acessos: 1623

"Aconteceu hoje (30/05/2019) em nosso câmpus, a primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Informática 2019, com alunos do Técnico Integrado em Informática e do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Coordenados pelos professores, Alexandre Andreani, Ariadne Arrais, Luciana Brasil, Murilo Dantas e Sóstenes Pereira, os alunos participaram na Modalidade Programação, em três níveis: Nível 1, para alunos de 1º ano do Ensino Médio; Nível 2, para os demais alunos do Ensino Médio; e Nível Sênior, para alunos do 4º ano de Ensino Técnico ou do 1º ano de cursos de graduação em Computação.

A professora Ariadne tem trabalhado nesta iniciativa desde 2018, e os três alunos que fizeram a prova naquele ano foram aprovados para a etapa estadual.

Para o professor Murilo, mentor do grupo de ADS, essa iniciativa é muito importante para estimular os alunos a programarem mais e melhor, já que os alunos concorrem com outros estudantes de mesmo nível do Brasil inteiro.

Além disso, "participar de competições assim, estimula a consolidação de conhecimentos dos estudantes, além de abrir oportunidades de visibilidade do trabalho deles como programadores", disse Murilo.

A professora Ariadne estimula, a cada ano, a participação de novos alunos do Téc. em Informática em Olimpíadas Científicas, pois, além de trazer uma enorme visibilidade ao trabalho deles como programadores, esta participação tem sido uma das formas de entrada no vestibular em universidades brasileiras, como a Unicamp, por exemplo.

A OBI será realizada em três fases: Local, Estadual e Nacional. Os melhores alunos poderão ser selecionados para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática, que ocorrerá, neste ano, no Azerbaijão."