Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Participação de alunos de Computação na Maratona Inter-IF

Participação de alunos de Computação na Maratona Inter-IF

• Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 14h53
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h31
  • Acessos: 1533

Aconteceu no último sábado (08/06/2019), a primeira etapa da II Maratona de Programação Inter-IF.

A Maratona Inter-IF é um evento do IFSP, baseada na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.

Neste ano, a participação foi de 109 times de vários campi, com alunos majoritariamente da área de Informática e Computação.

Nosso campus participou com 7 times: 3 do Técnico em Informática (TI) e 4 do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Cada time é composto por 3 competidores titulares e 1 competidor reserva.

Para a preparação, os times contam com o suporte dos coaches, os professores: Alexandre Andreani, Ariadne Arrais, Luciana Brasil, Murilo Dantas e Sóstenes Pereira. Além disso, os times participam de um programa de treinamentos para as competições do ano.

No Inter-IF, os alunos tiveram 1 hora de aquecimento e 3 horas de prova. A prova continha 7 problemas a serem resolvidos com a programação de um aplicativo, submetidos a um sistema online de correção.

O aluno Nivaldo Júnior da equipe EquiPepino, comentou: "a disputa proporcionou uma experiência marcante, pois até entrar na faculdade eu não tinha programado. O ambiente da disputa e o trabalho em equipe nos leva a desenvolver novas habilidades, e isso foi muito divertido!", frisa.

Para o prof. Murilo Dantas, coach dos times de ADS, a competição permite que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos durante o curso de uma maneira divertida, valorizando a meritocracia. Para o professor, "os alunos acabam aprendendo muitas técnicas novas por terem que resolver problemas mais complexos e próximos da realidade, num tempo determinado. As habilidades denominadas 'soft skills' também são desenvolvidas no processo."

A profa. Ariadne Arrais, coach dos times de TI, destacou que o grupo Alligator é composto por alunos do 1º ano de integrado, que começaram a aprender programação, no início desde ano. "Eles têm se dedicado aos treinamentos para a OBI desde Março/2019 e estão orgulhosos e motivados com o resultado alcançado.", disse. "Estarem entre os times finalistas mostra todo o empenho deles!", comentou. A professora finalizou informando que eles pretendem continuar treinando para outras competições.

As 2 melhores equipes classificadas por campus, participarão ainda neste ano da Fase Final da competição, no campus de Birigui.

Nós, professores de Computação e coaches dos times, queremos parabenizar a todos os 7 times pela participação, em especial, os 2 times melhor classificados:

Time Chuchus (ADS): Miriéle Silvério, Luiz Otávio, Pedro Vinícius e Guilherme Gonzalez
- 1º colocado no campus, 10º no geral.

Time Alligator (TI): Jonas Santos, Mirian Schmitt e Vítor Alves.
- 2º colocado no campus, 27º no geral.

Confira algumas fotos do evento:

• Time Chuchus:

• Time Alligator: