Página inicial > Últimas Notícias > Importante: Uso do pacote Microsoft Office 365 - Campus Jacareí

Importante: Uso do pacote Microsoft Office 365 - Campus Jacareí

• Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h42
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h42

O IFSP possuía o contrato nº 17-154/2019 com a Brasoft, que versava sobre a utilização do pacote Microsoft Office Professional Plus 2016 em todo o âmbito institucional, mas em junho de 2021, por indisponibilidade de renovação, esse contrato foi encerrado.

Em janeiro de 2022 o IFSP celebrou o contrato nº 73-154/2021, agora com a Teltec, para a disponibilização e utilização do pacote Microsoft Office 365. Contudo, esse contrato terá o seu fim em janeiro de 2023 e, de acordo com ofício nº5/2022 da Diretoria de Logística e Aquisições (DLA - Pró-reitoria de administração), de 09/02/2022, a renovação ou uma nova contratações do pacote Microsoft Office não será realizada.

Assim, considerando que o IFSP se enquadra, enquanto Instituição de Ensino, no licenciamento gratuito da solução Office 365 A1 for Faculty e Office 365 A1 for Students, possuindo licença sem prazo para expiração, que permite o uso de todos alunos e servidores nas soluções Web do Office 365 (Outlook, Word, PowerPoint, Excel e OneNote), armazenamento em nuvem pessoal de 1TB/usuário e Microsoft Teams, todos os alunos e servidores que quiserem utilizar algum software do pacote Office deverão fazê-lo por meio da solução web da ferramenta.

O contrato nº 17-154/2019 permitia que a Coordenadoria de TI - CTI instalasse o Office 2016 (Project, Visio, Excel, Word, PowerPoint e outros) em todos os computadores do Campus, o que autorizava o uso irrestrito do pacote. Em contrapartida, o contrato nº 73-154/2021 permite que apenas o Office 365 (Excel, Word, PowerPoint e outros) possa ser instalado nos computadores, de forma que os usuários precisem realizar o login com sua conta institucional, devidamente ativada no Portal do Office 365, para utilizarem a ferramenta.

Desta forma, diante do exposto, informamos:
1- Para utilizar o Office 365 é necessário ativar o seu e-mail institucional no portal do Office 365;
2- Após realizar o uso do Office 365 nos computadores do IFSP - Campus Jacareí, façam o processo completo de logoff de sua conta na ferramenta e no Windows, evitando-se, assim, a possibilidade de que outros usuários venham a utilizá-lo com a sua conta ainda conectada e em uso. Aqui cabe lembrar que o mesmo processo deverá ser feito para outros sistemas, como Moodle, SUAP ou contas do Google no navegador Chrome;
3- A Coordenadoria de TI - CTI não se responsabiliza por dados ou informações pessoais deixados nos computadores do Campus;
4- Não há qualquer planejamento do IFSP para a renovação ou execução de nova contratação do pacote Microsoft Office em 2023; e
5- Como alternativa ao Microsoft Office, o pacote LibreOffice foi instalado em todos os computadores do Campus, mas os usuários poderão utilizar, também, o Google Docs.

Em caso de dúvidas envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse o link https://manuais.ifsp.edu.br/books/office-365

COMO EFETUAR O LOGOFF COMPLETO DA CONTA MICROSOFT