Página inicial > Últimas Notícias > Nota à comunidade escolar

Nota à comunidade escolar

• Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 08h45
  • Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 08h46

O IFSP Jacareí vem ao público expressar que seus valores estão atrelados aos diretos humanos, à dignidade de todas as pessoas, ao respeito mútuo e à diversidade, pautados pelos princípios da igualdade nas relações de gênero, sociais, étnico-raciais e o reconhecimento e respeito às diferenças.

O Instituto Federal não pode se calar, nem compactuar com nenhum tipo de violência. Assim, faz-se necessário repudiar veementemente qualquer ato de violência, em especial violência contra mulheres.

O IFSP não poupará esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que buscam ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres. Nossa luta por uma sociedade harmônica e em defesa da diversidade de gênero também é refletiva nas mais diversas ações pedagógicas, como oficinas, palestras e mesas redondas.

Visando conscientizar e coibir atos de violência dentro de nossa comunidade acadêmica, em especial contra as mulheres, o campus Jacareí esclarece que existem ações punitivas previstas no regime disciplinar discente, como suspensão ou cancelamento de matrícula, entre outras ações que poderão ser tomadas, como o acionamento de instâncias de apoio, vinculadas com o Conselho Tutelar, a delegacia da mulher, a defensoria pública, a CREAS, entre outras.

Nossa instituição estará sempre ao lado de nossa comunidade e poderá acolher os estudantes fragilizados por meio da Direção, NUGS, NEABI, Coletivo Identidades, CAE e CSP.

Atenciosamente

IFSP – Campus Jacareí