Página inicial > Últimas Notícias > COMUNICADO: Aulas no dia 20 de Abril

COMUNICADO: Aulas no dia 20 de Abril

• Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 14h48
  • Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 14h53

Como é de conhecimento de todos, infelizmente vivenciamos episódios de violência em escolas.

Em particular, no dia 20 de Abril, há disseminação de boatos que amplificam o medo no ambiente escolar. Contudo, em nossa escola não tivemos nenhuma denúncia ou fato concreto que possa caracterizar alguma forma de ameaça, assim, o dia letivo será mantido.

Contudo, compreendendo a insegurança que alguns alunos e familiares estão vivenciando, fazemos esclarecer;

1. As aulas ocorrerão normalmente;

2. Os docentes foram orientados, na medida do possível, a suspender atividades avaliativas nessa data. Caso elas ocorram, será assegurada a realização de segunda chamada aos estudantes ausentes, além de disponibilizar o conteúdo das aulas ministradas no moodle;

Outras medidas de segurança estão sendo adotadas no campus, como exemplo:

1. O campus conta com serviço de vigilância 24h, os quais estão realizando a identificação documental na entrada do campus pelo serviço de vigilância.

2. Em caso de atitude suspeita, tais como falas e objetos inapropriados para o ambiente escolar, assim como ameaças ou atos de violência observados, podem ser registrados / denunciados na Plataforma Fala.BR, utilizando o formulário para denúncias identificadas. A denúncia deverá conter, necessariamente, a descrição do possível incidente de segurança que pode vir a ocorrer, quem está relacionado direta ou indiretamente aos fatos — como autor ou envolvidos — bem como elementos de materialidade, ou seja, evidências como textos, imagens, áudio ou vídeos, que possam colaborar para a análise adequada da denúncia.

3. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Qualquer informação é bem-vinda. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

4. Não hesite em contatar os servidores do campus, docentes e técnicos administrativos, a CSP, CAE ou a direção para acolhimento, dúvidas e situações de alertas.

Pedimos o apoio da família para conversar com os estudantes sobre a violência da sociedade, o acesso ao ambiente online, de modo a trabalharmos no sentido de prevenção, além de acompanhar os materiais e objetos que os alunos trazem ao campus em suas mochilas.

IFSP – Campus Jacareí