Página inicial > Últimas Notícias > Inauguração do LabIFMaker do Câmpus Jacareí do IFSP

Inauguração do LabIFMaker do Câmpus Jacareí do IFSP

• Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 10h28
  • Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 09h08

No último dia 26, foi inaugurado oficialmente o LabIFMaker no
Câmpus Jacareí do IFSP, com a   presença das professoras idealizadoras do projeto, professores convidados e alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores e Informática.
A professora Ana Paula Abrantes de Castro Shiguemori, iniciou sua apresentação destacando a importância do laboratório para a comunidade interna e externa do câmpus. Ela também contou um pouco da história do laboratório, que já tem sido utilizado para projetos com os alunos.
Na sequência, a professora Aline de Lucas falou sobre alguns projetos idealizados para o laboratório e convidou os alunos a utilizarem o espaço, se envolvendo em projetos.
Por fim, a professora Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta apresentou os equipamentos já disponíveis, sanando algumas dúvidas dos
alunos presentes no evento.

Da esquerda para direita: professoras Giórgia Becker, Aline de Lucas e Ana Paula; Lucas Henrique Alves (aluno do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio); Michele Caixeta e Débora Costa (coordenadoras dos cursos da Área de Design de Interiores)

Sobre o LabIFMaker

O LabIFMaker é um laboratório de inovação multi e transdisciplinar de inovação e fabricação digital, criado para explorar inovações, desenvolver ideias criativas e estimular o aprendizado através da estrutura colaborativa proposta pela cultura maker.
O espaço foi projetado para ser uma área de apoio ao desenvolvimento tecnológico e instigação da criatividade de seus usuários, estimulando o diálogo entre os saberes e potencializando ações
multidisciplinares que ampliem o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.
Com equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, máquinas de solda, ferramentas manuais e muito mais, os alunos podem transformar suas ideias em protótipos, modelos e projetos que possam testar e aprimorar.
O objetivo do laboratório é capacitar a próxima geração de inventores, inovadores e empreendedores, permitindo que os alunos experimentem e testem suas ideias de forma rápida e econômica. Através da
colaboração e experimentação, o LabIFmaker estimula o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, preparando os alunos para enfrentar os desafios complexos do mundo moderno.
Além disso, oferece workshops e palestras para ajudar os alunos a aprender novas habilidades e técnicas, aprimorando sua formação e ampliando suas perspectivas. É um espaço que
incentiva a aprendizagem prática e a colaboração, preparando os alunos para um futuro brilhante e inovador, onde possam se tornar líderes em suas comunidades e setores de trabalho, trazendo novas
soluções e ideias para desafios complexos.
O LabIFMaker fica na Casa Sede do câmpus, conhecida como Casa Rosa.