Estudante do campus inicia intercâmbio no México
Aluna do campus começa emocionante experiência no exterior, enquanto o IFSP firma acordos internacionais promissores
A estudante Livia Barbosa, do curso de Bacharelado em Administração, está vivenciando um verdadeiro sonho no exterior. Desde o início desta semana, a aluna embarcou em uma emocionante jornada de mobilidade internacional no México, graças a um novo convênio estabelecido pela Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP (Arinter).
Nos próximos meses, Lívia terá a oportunidade de cursar disciplinas, participar de atividades extracurriculares e mergulhar nas experiências enriquecedoras que somente um intercâmbio internacional pode oferecer.
Essa incrível oportunidade foi possibilitada pelo empenho contínuo da Arinter em estabelecer novas parcerias internacionais. A coordenadoria tem se dedicado a explorar as potencialidades da instituição e a promover o desenvolvimento de projetos interinstitucionais, identificando parceiros estratégicos no exterior que se alinhem com a visão e as vocações do IFSP.
O acordo com a Universidad Latina de América (UNLA) no México é o resultado de um projeto valioso iniciado pela professora Laura Rampazzo, do Campus Barretos, que desde 2021 tem liderado um projeto de intercâmbios virtuais. Esses intercâmbios envolvem diversos formatos, incluindo o inovador Teletandem, e têm como foco a utilização do inglês como língua franca para promover a interculturalidade. Essa parceria abriu portas para novas formas de colaboração entre as instituições.
Com o México, ambos modelos foram desenvolvidos, a partir dos quais a coordenadoria passou a identificar novas formas de colaboração com a Universidad Latina de América (UNLA), localizada na cidade de Morelia, no estado de Michoacán, a 300 km da Cidade do México.
Essa não é a única parceria significativa que a Arinter tem firmado nos últimos meses. O IFSP estabeleceu acordos com diversas instituições em países como Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, França, Canadá, Argentina, Bolívia e Itália. Além disso, estão em andamento negociações com instituições de ensino da Guiné-Bissau, Peru e Palestina.
Acredita-se que esses esforços resultarão em novas oportunidades em um futuro próximo. O responsável pela Arinter, Wagner Belo, destaca a importância deste momento para consolidar o setor de relações internacionais no IFSP e promover ações que enriqueçam a comunidade acadêmica.
Para Wagner, a estruturação e organização prévias do setor, conduzidas pelos professores Eduardo Modena e Cynthia Fisher, permitiu um foco mais aprofundado na identificação de pontos em que as relações internacionais contribuam efetivamente para o desenvolvimento, aprimoramento e prospecção de nossa instituição em uma escala internacional, além de consolidar práticas de ensino, pesquisa e extensão conectadas com as inúmeras vocações existentes no IFSP. Ele explica que ao assumir o setor o encontrou bem estruturado, “toda a documentação que permitia a consolidação de novos acordos, aproveitamento de atividades no exterior e incorporação de novas práticas já havia sido tramitada nas esferas administrativo-burocráticas pelos gestores anteriores”.
Redes Sociais