Página inicial > Últimas Notícias > Implantação de quota máxima de 30MBs nas contas Google de alunos.

Implantação de quota máxima de 30MBs nas contas Google de alunos.

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 14h01
  • Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 14h01

Considerando a atual política de utilização da Google e o consumo utilizado pelo IFSP conforme abaixo:

Julho de 2022 - Implantação formal da nova política de armazenamento pela Google.
Agosto de 2022 - Publicação da IN 10/2022 que regulamenta a utilização da plataforma no âmbito do IFSP.
Outubro de 2022 - Início da remoção de arquivos de contas de alunos com grande volume de dados (dezenas de gigabytes) em preparação a implantação técnica da política pela Google.
Janeiro de 2023 - Implantação técnica da nova política de armazenamento pela Google.
Fevereiro à Agosto de 2023 - Continuidade da remoção de arquivos de contas com grande volume de dados (dezenas de gigabytes).
Setembro de 2023 - Implantação de quota máxima de 30MBs nas contas de alunos.

A partir de 01/09/2023 será aplicada uma quota máxima de 30 megabytes nas contas Google dos alunos. Conforme limites da própria plataforma, não é possível implantar uma cota de 0 MBs como previsto na IN 10/2022. Entretanto, conforme a política, mantém-se a situação onde não é possível garantir um espaço mínimo para os estudantes Assim, a quota máxima estipulada é o mínimo necessário para o envio de um anexo no tamanho limite permitido pelo Google Mail, mas não para o armazenamento interno das contas.
De acordo com as informações da Google, a quota não deve afetar o envio e recebimento de e-mails no e-mail institucional, mas impedirá o upload de novos arquivos para o Google Drive, incluindo anexos no e-mail, para todos os alunos que estejam acima da quota estabelecida. Será necessário fazer a gestão dos arquivos em cada situação e envio de e-mails para o completo aproveitamento da plataforma.
Ressaltamos que arquivos podem ser migrados manualmente do Google Drive para o Microsoft One Drive, também disponível na instituição e que possui limite individual de armazenamento de 1 Terabyte por usuário. Quaisquer outras ferramentas utilizadas pelo aluno para repositório de arquivos também podem receber os arquivos, conforme capacidades das próprias plataformas. Também existe a possibilidade de utilização do Google Take Out (https://takeout.google.com/?pli=1) para extração dos dados.
Após a aplicação dos limites, prosseguiremos com a retirada de conteúdo das contas que extrapolam os limites com data limite a definir, buscando preservar o espaço de armazenamento em pool previsto pela Google para as instituições, conforme documentação da empresa (https://support.google.com/a/answer/172541?hl=pt-BR&ref_topic=13135206&sjid=13988043316641507859-SA). Para referência da tabela de planos, o plano atual é o Google Workspace for Education Fundamentals.
Conforme o histórico no começo da mensagem, estas medidas de controle de armazenamento vêm sendo tomadas desde outubro de 2022, assim como a remoção de conteúdos do Google Drive em contas detentoras de grandes volumes de arquivos, e devem continuar ao longo de 2023. Dessa forma, os usuários interessados em manter os arquivos devem retirá-los do Google Drive o quanto antes, sob risco de terem a conta suspensa e os arquivos removidos.
Pedimos que divulguem as medidas à comunidade interna de cada campus, incluindo os detalhes a respeito da remoção de arquivos e migração para outras plataformas e atenção especial aos novos alunos, que podem chegar alheios às novas políticas de uso da Google e do IFSP.
Ressalto ainda, que a modificação será realizada apenas nas contas dos alunos. Servidores não serão impactados com a limitação neste momento. É importante ressaltar isso nas comunicações internas.