Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bolsistas do projeto de extensão “Educação financeira: planejamento e gestão de finanças pessoais” são premiados na OLITEF 2025
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bolsistas do projeto de extensão “Educação financeira: planejamento e gestão de finanças pessoais” são premiados na OLITEF 2025

  • Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2025, 09h08
  • Última atualização em Terça, 09 de Dezembro de 2025, 09h13

A OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira) é uma iniciativa nacional que busca promover o conhecimento financeiro e incentivar a educação financeira entre alunos da educação básica. A olimpíada é realizada anualmente pelo Tesouro Nacional e a B3, com apoio do MEC.

Os estudantes Bruno Nascimento Leite e Cauã Stracke do Nascimento, bolsistas do projeto de extensão “Educação financeira: planejamento e gestão de finanças pessoais”, gabaritaram a prova da OLITEF 2025, conquistando a medalha de ouro e o prêmio de R$ 400 em títulos do Tesouro Direto.

         

Bruno é aluno do último ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio e participa do projeto desde sua primeira edição, em 2024. Já Cauã é aluno do último ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio e ingressou no projeto este ano.

Ao longo das atividades do projeto, ambos puderam aprofundar seus conhecimentos em educação financeira — e reconhecem que isso foi determinante para o excelente desempenho na olimpíada.

Segundo Bruno, “poder ver tudo o que aprendemos no projeto de extensão, desde planilha de gastos até economia básica, foi essencial para colher o fruto de atingir o pódio na OLITEF”.

Cauã destaca que a oportunidade de ensinar também foi decisiva: “Participar do projeto de extensão, dando oficinas de educação financeira para o público geral, foi uma experiência que transformou muito a minha forma de estudar e ensinar. Enquanto eu preparava as aulas, acabava aprendendo ainda mais, e isso foi essencial para o meu desempenho na OLITEF. Gabaritar a prova e receber prêmios em títulos do Tesouro Direto foi uma grande conquista, e vejo isso como resultado direto desse processo”.

Além deles, outros dois alunos do ensino médio também foram medalhistas: Cauã Moura, que conquistou a medalha de prata, e Thiago Marinho, medalha de bronze.

              

Cauã Stracke reforça a importância de iniciativas como o projeto de extensão e a OLITEF para a disseminação da educação financeira: “Educação financeira não é apenas um conteúdo escolar, mas algo que influencia as nossas escolhas, o nosso futuro e a forma como lidamos com dinheiro. Por isso, acredito muito na importância da educação financeira e incentivo todos os estudantes a participarem da prova”.

O IFSP Campus Jacareí parabeniza os estudantes pelo excelente desempenho e reforça o compromisso com ações que promovam formação cidadã, autonomia e responsabilidade financeira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página