Página inicial > Últimas Notícias > Professores de Moçambique e Alunos do curso técnico em Design de interiores realizam visita técnica em fábrica de móveis planejados
Últimas notícias

• Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h37
  • Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h38

No dia 13 de novembro, os professores moçambicanos participantes do curso de formação de professores (parceria Brasil-Moçambique), e os alunos do 2º módulo do curso técnico em design de interiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí, participaram de uma visita técnica à fábrica e showroom da empresa Costa Flores Móveis, em São José dos Campos/SP. A visita técnica foi proposta pelo professor Samir Fagury e conduzida pelo gerente comercial da empresa, o arquiteto Fernando Costa Flores.

Equipe Costa Flores, professores de Moçambique e Alunos do curso de técnico em design de interiores IFSP Câmpus Jacareí.

A visita técnica teve o objetivo principal de complementar os conhecimentos apresentados em classe, tanto nos módulos sobre madeiras, para o curso de formação de professores parceria Brasil-Moçambique, quanto na disciplina “tecnologia dos materiais” do curso técnico em design de interiores; esta última com foco principal em materiais de acabamentos para interiores, técnicas de execução, e novas tecnologias em materiais.

Curso de formação de professores - Parceria Brasil-Moçambique

Durante o segundo semestre o Câmpus Jacareí recebe um grupo de dez docentes moçambicanos que estão no Brasil para aperfeiçoar os seus conhecimentos em diversas áreas ligadas ao design de interiores, neste módulo em específico, à área de madeiras. A intenção é que a experiência colabore para a implantação de cursos técnicos nessa área em Moçambique. Esta parceria Brasil-Moçambique ocorreu a partir de um acordo de cooperação firmado entre o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), a SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e o governo de Moçambique.

Apresentação e dinâmica de atividades

Inicialmente os professores e alunos foram recepcionados pelo gerente comercial da empresa, o arquiteto Fernando Costa Flores e pela assessora de marketing da empresa Mônica Mitiko, e conduzidos a participar de uma apresentação inicial, na qual foi realizada uma breve explicação sobre o histórico da empresa e os principais ramos de atuação.

Logo após, os participantes foram convidados a uma visita pela fábrica da empresa, e foram distribuídos protetores auriculares a todos. Através de um breve de um diálogo sobre segurança no trabalho o gerente Fernando ressaltou a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) durante a visita técnica, assim como as normas de segurança seguidas pelos funcionários da empresa para a proteção durante o manuseio de ferramentas e execução das atividades.

Durante a visita pela fábrica foi proposta uma dinâmica de montagem de mobiliário através das técnicas e materiais da empresa, com orientação técnica do gerente Fernando e sua equipe. Foram formadas equipes dos professores de Moçambique, e houve a determinação de tarefas, afim de se estabelecer a execução das atividades: montagem de gavetas através de cavilhas de madeira e peças metálicas de travamento.

No decorrer da dinâmica de montagem das gavetas o gerente Fernando e sua equipe realizavam breves explicações sobre os materiais envolvidos e sobre as técnicas de execução em questão.

O professor Samir explica que “a Costa Flores proporcionou aos colegas professores de Moçambique e aos nossos alunos uma experiência ímpar; o fato de podermos ter acesso à linha de produção, ver de perto os equipamentos funcionando, acompanhar a equipe de colaboradores em atividade, e sobretudo participar de uma dinâmica real de montagem de mobiliário, sem dúvida foi muito salutar para a formação profissional de todos”.

Agradecimentos

Agradecimentos à toda a equipe da empresa Móveis Costa. Agradecimentos à equipe de docentes do curso de formação de professores IFSP Câmpus Jacareí, às coordenações de ambos os cursos da área de Design de interiores, à direção do campus e demais servidores que colaboraram nesta etapa. Ao encerrar a atividade, o professor Samir fez um agradecimento também à aluna Roselaine Paiva pela colaboração no planejamento da visita.

Fonte: Prof. Samir Fagury